7 Erros que as empresas cometem em redes sociais

As redes sociais são um ambiente bem democrático:  aceitam diversos tipos de conteúdo e empresas dos mais variados segmentos. Enquanto todos podem ter o seu “lugar ao sol” no mundo do Facebook, LinkedIn, Instagram, entre outros, não são todos os que aproveitam o espaço para alavancar os negócios. Há empresas que se promoveram exclusivamente com a Internet, enquanto outras acabam ficando para trás. Isso acontece por uma série de fatores, já que não existe uma fórmula específica para o sucesso nas redes sociais. Para que a sua marca obtenha sucesso on-line, evite as atitudes abaixo:

  1. Falar só o que quer

As empresas precisam divulgar os seus produtos e serviços para que o seu público saiba da existência deles. Mas o erro nas redes sociais é limitar o seu conteúdo a isso. Lembre-se: as pessoas não ligam a TV apenas para ver comerciais. Da mesma forma, elas não seguem uma página apenas para ver conteúdo comercial. Fique atento à regra 80/20 do Marketing digital: 80% do seu conteúdo precisa ser útil para o seu público e apenas 20% deve ser voltado à promoção de produtos e serviços.

  1. Não ouvir o público

Aqui não estamos falando apenas de responder os comentários, mas em realmente prestar atenção a todos os sinais que o seu público envia. Houve uma crítica? Veja como a empresa pode evitar que ela se repita. Determinado conteúdo não causou o engajamento esperado? Verifique como a mensagem pode melhorar. Além disso, seja ágil e transparente ao responder as mensagens.

  1. Ignorar os relatórios de desempenho

Cada curtida, interação ou comentário é registrado e transformado em um relatório do desempenho da sua página. Algumas redes sociais já oferecem esta possibilidade, enquanto outras precisam de ferramentas auxiliares. Utilize estes dados para elaborar a sua estratégia: quem é o seu público? Como está o crescimento da página? Quais tipos de conteúdo resultaram em maior engajamento? Sabendo isso você pode elaborar uma estratégia de comunicação muito mais assertiva do que aqueles que agem às cegas.

  1. Não investir em anúncios

Já se foi o tempo em que todos os seguidores de uma página recebiam todo o conteúdo publicado por ela. Hoje os algoritmos de distribuição de conteúdo, principalmente do Facebook, priorizam conteúdos postados por pessoas, e não por páginas, induzindo as empresas a investirem em anúncios. A vantagem disso é que você consegue direcionar o seu conteúdo para o seu público-alvo, aumentando as possibilidades de a sua página crescer. Não adianta a sua empresa ter o melhor conteúdo, com os posts mais lindos, se ninguém receber aquele conteúdo, não é mesmo? E é justamente por isso que não se investe em redes sociais sem considerar uma parte do orçamento para impulsionar os seus conteúdos.

  1. Não direcionar o público para outros canais

Para fazer parte de uma estratégia de Marketing, a página da rede social nunca pode ser um fim nela mesma. Por isso, sempre que for pertinente, inclua um link para o seu site, número de telefone ou contato no WhatsApp, por exemplo. Desta forma, a rede social funciona como um pulverizador do seu público, direcionando-o para outros locais onde você possa fechar a venda.

  1. Não falar a língua do público

Um erro comum é presumir que o seu público conheça ou esteja interessado em termos e conteúdos técnicos que para você e para a sua equipe são comuns. O espaço na Internet é curto, por isso, caso você precise publicar um conteúdo mais extenso, redirecione para o seu site, um e-book ou um manual. Deixe o conteúdo das redes sociais o mais leve e de fácil compreensão possível, assim, você evita confundir e afastar o seu público de futuros conteúdos.

  1. Descuidar da qualidade das imagens

Imagens e vídeos estão entre os conteúdos que mais geram engajamento nas redes sociais, por isso, capriche no visual deles. Lembre-se de que, para impulsionar posts, quanto menos texto as imagens tiverem, melhor. Em muitos casos, a sua página é o cartão de visita da sua empesa, por isso, ela tem a obrigação de causar uma boa primeira impressão, com imagens atraentes, de boa qualidade e que tenham relação com o seu conteúdo.

Quer acertar na sua estratégia de redes sociais? Então vem pra Ferver que nós temos a solução!

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