tendências marketing 2017

Como estão as estratégias de Marketing digital da sua empresa para 2017? Apostar nas mesmas práticas dos últimos anos não é uma boa ideia em um universo em constante mudança, como acontece com o digital. Por isso, reunimos aqui algumas tendências que devem ditar como se faz comunicação on-line em 2017.

 

1. Experiência do usuário falará cada vez mais alto

As ferramentas das redes sociais estão evoluindo no sentido em que as pessoas não apenas relatem experiências na Internet, elas fazem com que o espectador se sinta parte daquele momento. Uma prova disso é a expansão das transmissões ao vivo e imagens em 360º no Facebook. Mas atenção: antes de embarcar em uma transmissão ao vivo, tenha certeza da relevância do seu conteúdo e da sua estrutura, para evitar falhas de comunicação.

 

2. Interpretação de relatórios ficará ainda mais relevante

Uma das principais vantagens do Marketing digital é a possibilidade de mensurar praticamente tudo: quantos acessos o site teve, quantos e-mails receberam cliques, quantas pessoas tiveram envolvimento com a sua publicação no Facebook, entre outros. Os relatórios das ferramentas também têm evoluído nos últimos anos. Mas, com tanta informação disponível, fica cada vez mais importante saber interpretar os dados fornecidos. Ao entender melhor o comportamento do público, fica muito mais fácil se comunicar com ele.

 

3. Conteúdo patrocinado ficará mais relevante

Não é de hoje que as marcas apostam em conteúdos que não sejam o formato tradicional de publicidade. Com ferramentas de bloqueio de propaganda on-line e o público fugindo cada vez mais de algo que soe comercial, as marcas apostam em ferramentas de conteúdo patrocinado para continuarem relevantes entre o seu público. Com a expansão desta forma de propaganda, poderemos ver estratégias cada vez mais sofisticadas de atrair atenção para marcas sem que as pessoas torçam o nariz para isso.

planejamento 2017

4. Marketing de conteúdo ficará cada vez mais denso

O número de empresas apostando em Marketing de conteúdo explodiu nos últimos anos, o que tornou a prática uma espécie de commodity, principalmente no ambiente digital. Isso resultou em conteúdos de baixa qualidade, repetidos à exaustão. Para se destacar, as empresas precisarão oferecer conteúdos cada vez mais densos, relevantes e exclusivos.

 

5. Novos canais de comunicação se consolidam

Quando as redes sociais surgiram elas serviam quase que exclusivamente para que pessoas se relacionassem com outras pessoas. Conforme as marcas entraram neste território para divulgar produtos e conteúdo as plataformas têm evoluído para facilitar a comunicação entre consumidor e empresa. Por isso, esqueça de vez a ideia de que a sua marca está no Facebook apenas para publicar conteúdo. Comentários em posts e mensagens privadas já viraram uma nova forma de SAC e devem ser tratadas com a devida atenção.

 

6. Investir em propaganda on-line é a regra

Com alcance orgânico cada vez mais tímido e concorrentes utilizando os mesmos canais de comunicação, investir em posts patrocinados e anúncios on-line é praticamente uma obrigação. Calma, conteúdo de qualidade ainda é importante, mas com o excesso de informação e os algoritmos limitando o alcance orgânico está cada vez mais difícil fazer com que a mensagem chegue até o público – até mesmo para quem já curte a sua página. Ter um bom número de seguidores não é mais sinônimo de ter um grande público. É preciso investir para que o conteúdo chegue aonde você quer.

 

7. Limitar investimento apenas para a rede social mais adequada

Em quantas redes sociais a sua marca está presente? Nos últimos anos passamos por Orkut, MySpace, Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Google Wave, YouTube, Google Plus, Foursquare, Snapchat, Vine, Pinterest e muitas outras. Muitas delas continuam entre nós, mas com públicos e propostas diferentes. Quais delas são relevantes para o seu público e para a sua marca? Não adianta ter uma página abandonada em uma rede social que não dá resultado para a sua empresa. Por isso, aproveite a faxina de Natal para fazer uma limpeza de perfis e páginas abandonadas e concentre os esforços de 2017 apenas onde você vê resultado. E lembre-se: antes de investir na maior rede social de todos os tempos da última semana, avalie a pertinência dela para o seu negócio e avalie se ela terá futuro. As redes vão, mas a sua marca fica.

 

8. Profissionalização ficará cada vez mais relevante

Marketing digital não é para os fracos e nem para os amadores. Ficar no Facebook não torna ninguém um gerente de mídias sociais, assim como assistir a muitos filmes não torna ninguém um cineasta. Por isso, quem leva o Marketing digital a sério, como peça fundamental na estratégia do negócio, sai na frente e transforma posts em negócio e curtidas em oportunidades.

 

Saia na frente! Entre em contato e conte com o conhecimento e a estrutura da Ferver para aproveitar o melhor que o Marketing digital tem a oferecer em 2017.

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