Fim da regra não libera anúncios com textos longos

Circula na Internet a notícia que poderia mudar a vida de todos os designers chateados e de todo social media perseguido pela regra dos 20%. Pra quem não tem esses pesadelos, trata-se da regra imposta pelo Facebook de apenas aprovar anúncios desde que as imagens contenham no máximo 20% do espaço dedicado a texto. A tal notícia, portanto, trata do fim desta regra.

Antes de sair comemorando pela agência com a máscara do Mark Zuckerberg, é preciso esclarecer alguns pontos:

  1. A notícia do Social Media Today é do dia 8 de abril de 2016 e apenas menciona testes do novo formato em alguns perfis. Uma atualização no dia 9 de junho do mesmo ano confirma que a nova regra será estendida globalmente, mas como todo social media sabe, isso pode levar algum tempo.
  1. A mudança mais importante, talvez mais do que o próprio fim dos 20%, é do fim da grade que calculava o tamanho do texto. Nesta grade, a imagem é dividida em 25 partes iguais, sendo que cada uma corresponde a 4% da área da imagem. Qualquer texto encontrado em uma destas áreas conta, inclusive a logo da marca. Mesmo que uma letra ocupe apenas uma pontinha daquela área, ainda contaria como 4%, forçando os designers a espremerem todo o texto (incluindo logo) em, no máximo, cinco destas áreas.
  1. Com a nova regra, esse formato de grade acaba e o que vale é a localização do texto em si. Ou seja, só será levada em consideração a área que realmente contiver texto.
  1. Mesmo com a aprovação de todos os anúncios, o Facebook continuará valorizando a imagem sobre o texto. Isso será refletido no alcance de cada imagem. Quanto menos texto na imagem, maior o alcance daquele anúncio.

Para quem trabalha com a rede social acabará com o pesadelo de ver o seu anúncio rejeitado e trará uma forma mais justa de calcular texto, mas ainda não libera textão em imagem.

  1. No novo mapeamento, as imagens serão separadas em quatro categorias: texto ok, pouco texto, médio texto e muito texto:

Texto ok: imagem apenas com a logo, por exemplo, contarão com cerca de 4% de texto e serão as mais fortes na hora de impulsionar, atingindo o maior número de pessoas.

Pouco texto: aqui quase voltamos pra regra dos 20%. Imagens com a logo e um texto pequeno terão o alcance um pouco menor, mas ainda razoável.

Médio texto: imagens com texto ocupando entre 20% e 50% da imagem terão alcance ainda menor do que as de pouco texto e podem comprometer a campanha.

Muito texto: mesmo ainda impulsionado, o alcance de imagens com mais de 50% será considerado fraco pelo Facebook, que irá alertá-lo disso. Vale repensar se compensa investir para um alcance tão baixo.

 

Resumindo:

Para quem trabalha com a rede social acabará com o pesadelo de ver o seu anúncio rejeitado e trará uma forma mais justa de calcular texto, mas ainda não libera textão em imagem. As empresas que quiserem mais texto nas imagens poderão fazê-lo, mas atingirão um público muito menor.

No fim das contas, irá diferenciar os profissionais e agências que aprenderam a se adaptar à rede social daqueles que ainda fazem publicidade no grito, ou nesse caso, no textão.

 

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