O público 50+ torna-se cada vez mais relevante, não apenas pelo seu número expressivo, representando 25% da população brasileira, mas também pelo seu poder de compra, a denominada “economia prateada” que chega a movimentar anualmente R$ 2 trilhões no Brasil.

Mas diante desses fatos, por que as marcas tendem a falhar ao se comunicar com esse público tão cheio de potencial?

Foi isso que a pesquisa de marketing “Tsunami Prateado” apontou: 55% do público 50+ entrevistado acredita que existe uma desconexão entre as marcas e os seniores, que falta um olhar específico para seus desejos, necessidades e comportamentos.

Este ponto de vista recai sobre um problema frequente, não apenas do marketing em si, mas da sociedade em geral: o etarismo, o preconceito contra pessoas por conta de sua idade, frequentemente manifestado contra indivíduos mais velhos. Nestes casos, é comum que exista o descrédito sobre as ações de uma pessoa mais velha e que suas vontades sejam muitas vezes desconsideradas.

É preciso combater com urgência o etarismo também na forma com a qual as marcas se comunicam com seus públicos, tendo em vista que a inclusão etária é até mesmo uma questão de sobrevivência para as empresas diante do cenário demográfico brasileiro, com uma população cada vez mais idosa.

Como melhorar a comunicação com o público 50+?

Para aperfeiçoar essa relação, é preciso revisar as estratégias de marketing, incluindo mais empatia nas comunicações e mais estudos que interpretem melhor seus comportamentos, desejos, onde se encontram e como querem interagir com as marcas que interessam a eles.

Adaptar-se ao público 50+ deve ser estabelecido como um movimento contínuo, podendo, inclusive, ser facilitada por organizações que valorizem a experiência de profissionais que também sejam 50+, afinal, além de colaboradores, são consumidores e compreendem a jornada trilhada e as dificuldades encontradas na interação com marcas.

Um estudo realizado pela MV Marketing mostrou cinco setores com alto interesse na temática “longevidade e estratégias de diálogo” com o público 50+. São eles:

1. Saúde e bem-estar

2. Consultoria

3. Comunicação e marketing

4. Financeiro

5. Educação

Dentro dessa esfera, os dados da pesquisa apontam que 25% dos profissionais que buscam esse tipo de conhecimento são CEOs, presidentes e fundadores, enquanto 12% são diretores e 11% são gerentes. A maioria destes números é composto por mulheres, cerca de 66%, mostrando uma preocupação maior partindo deste gênero em relação ao etarismo.

Se sua comunicação precisa ter um olhar especial para o público 50+, conte com a ajuda experiente de quem já está há mais de 15 anos no mercado. Chame a Ferver!

Leia mais: Como descobrir qual é o público-alvo do seu negócio?

O que você quer procurar?