No papel de consumidores, cada vez mais somos confrontados com a oferta de diversos benefícios através da instalação e uso de apps das marcas. Mas será que estar dentro dos smartphones dos clientes de fato traz resultados duradouros ao negócio?
Bem, diante da constatação que as pessoas têm passado cada vez mais tempo navegando por aplicativos, parece sensato surfar esta onda e aproveitar esse canal direto para estabelecer conexão com os clientes. Por isso, profissionais de marketing têm desenvolvido estudos e estratégias para abraçar novas oportunidades no uso de apps, construindo jornadas e experiências que encantem os usuários e vão além do engajamento, gerando também retornos financeiros positivos para a marca.
Continue lendo e saiba o que levar em consideração na hora de elaborar um planejamento para o uso de apps da sua marca!
Estratégias para potencializar resultados com o uso de apps
Grandes empresas investem em ações avançadas de comunicação, agregando tecnologia e pesquisa em comportamento de consumo, mirando em melhores resultados para seus negócios. O uso de apps é uma destas ações que podem tornar a marca ainda mais próxima do cliente, fidelizando e vendendo mais. Para isso, é preciso que a experiência do cliente dentro do aplicativo seja fluída, rápida, disponível e sem atritos.
Veja a seguir três estratégias para ter como prioridade na hora de elaborar uma jornada do consumidor lucrativa durante o uso de apps.
1. A importância dos dados primários e privacidade
Informações consentidas são essenciais para qualquer tipo de ação dentro do escopo de marketing! Os aplicativos são ferramentas ideais para uma troca de valores atraente tanto para a marca quanto para os clientes.
Os usuários esperam de suas jornadas de compra, experiências perfeitas, eficientes e que exijam que se informe menos dados possíveis. Pesquisas globais recentes confirmam que, para a geração Z e millenials, uma das coisas relevantes para a tomada de decisão de compra é ter seus dados de conta e pagamento arquivados junto à marca, agilizando o checkout. O marketing precisa estar atento a essas preferências de compra e novos hábitos de consumo a fim de acompanhar o mercado e sua evolução. Para isso, é importante ter em mente que a coleta destes dados sensíveis ao longo do uso de apps precisa ser transparente e segura, informando aos clientes como a experiência pode ser melhorada graças às suas informações e ao cadastramento de login e senha diretamente no aplicativo em seus dispositivos móveis.
2. Navegabilidade e fluidez entre on e off
Os usuários de aplicativos esperam resolver problemas e suprir necessidades ou desejos com praticidade. O que antes era feito presencialmente e depois através de um laptop, agora pode ser consumado pela telinha do celular de maneira muito mais rápida, sem gastar tempo em filas de espera ou dinheiro em deslocamento, por exemplo.
Por isso, hoje, muitas instituições, como bancos, por exemplo, apostam no uso de apps para captar mais clientes, gerar um relacionamento melhor com eles, desenvolvendo soluções completamente on-line, seguras e práticas, tornando essa experiência central para o usuário.
Os varejistas também têm recorrido ao uso de apps como um verdadeiro braço de vendas, conforme aponta pesquisa, onde 78% dos clientes com aplicativos instalados em seus smartphones optaram pela compra on-line do que na loja física. Muito deste comportamento é estimulado por preços ou condições melhores oferecidas neste canal de vendas por app. Além disso, a interação dentro dos aplicativos permite consultas rápidas, uma escolha mais facilitada de itens e uma experiência de compra muito mais espontânea.
Para que isso de fato dê certo, é preciso que as marcas cuidem da navegabilidade e fluidez, para que a transição entre canais seja tênue e não ofereça entraves. Um QR code impresso ou digital precisa levar o cliente exatamente onde ele deseja ir no app, com menos cliques e estresses possível.
3. Estreitar relacionamentos gerando fidelização
O gesto de permitir que uma marca seja fixada em algum lugar da tela inicial do smartphone de um cliente é um privilégio. Por isto, essa oportunidade deve ser aproveitada com sabedoria, construindo um relacionamento próximo, porém direto e personalizado.
Dados de pesquisa sugerem que 87% dos usuários de aplicativos são mais leais à marca e possuem relacionamentos mais longos com elas. Não suficiente, cerca de 83% dos varejistas norte-americanos afirmam que consumidores que fazem uso de apps tendem a comprar mais do que aqueles que não usam aplicativos.
No entanto, conseguir que o usuário instale o app no seu celular não é garantia de compra e de sucesso! Muitos clientes optam por não receber notificações em seus smartphones, o que pode dificultar a comunicação e a divulgação de descontos, cupons ou atualizações, por exemplo. Por isso, é importante ter estratégias extras no bolso, como enviar mensagens através de outros canais, chamando para o uso de apps, notificar usuários que tenham desistido de compras ou ainda exibindo anúncios com ofertas disponíveis apenas no aplicativo.
Entre tantas variáveis a se levar em consideração, se sua marca pretende fazer uso de apps, é bom contar com estratégias de marketing que levem aos melhores resultados possíveis. A Ferver Comunicação pode ajudar você a se conectar com seus clientes, independentemente do canal. Fale com a gente! Estamos a um clique de distância: aqui!
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