Quando falamos em estratégias de marketing, um objetivo muito comum é o aumento do engajamento nas redes sociais. Mas o que significa “engajar” e por que é tão relevante assim para a marca? É isso que responderemos ao longo deste artigo, portanto, continue lendo.

Engajar no sentido literal da palavra significa cativar, envolver, apoiar. Podemos utilizar esses três sinônimos para explicar melhor a aplicação do engajamento nas redes sociais, que nada mais representa do que gerar envolvimento do público através de conteúdos e ações que deem abertura para a interação genuína, estabelecendo uma conexão muito mais forte com o negócio.

 

Engajamento nas redes sociais é ouro!

Mas por que isso é tão poderoso assim? As redes sociais são excelentes canais de comunicação com o público, pois não somente possibilitam alcançar uma quantidade impressionante de pessoas, também oferecem ferramentas para personalizar esse alcance, além de flexibilizarem diferentes formatos, permitindo que a marca interaja e socialize (como o próprio nome já diz), reforçando a sua imagem.

O engajamento nas redes sociais, ou seja, o envolvimento e a conexão com o público nestes espaços, oferecem diversas possibilidades para o negócio, como:

– Monetizar publicações enquanto aumentam o número de seguidores, gerando lucro;

– Proporcionar maior reconhecimento de marca, tornando-se ainda mais conhecido por seus produtos e serviços;

– Promover a sua causa, o seu propósito institucional, criando um relacionamento baseado na identificação e na admiração, por exemplo.

 

Aumentar a exposição de maneira positiva acaba reforçando o engajamento com o público, possibilitando a popularização da marca, aumentando taxas de cliques e, consequentemente, de resultados em vendas.

Se a intenção do negócio realmente for criar um conteúdo que gere engajamento nas redes sociais, é necessário trabalhar em estratégias específicas que recompensem todos os esforços.

 

Conseguir engajamento nas redes sociais é difícil?

A resposta para essa pergunta pode ser melhor enquadrada em: não é tão difícil, é trabalhoso e desafiador, como a maioria das estratégias que, eventualmente, valem a pena. Isso porque o engajamento das redes sociais depende de mais variáveis do que apenas a boa vontade do consumidor.

Atualmente, as plataformas de redes sociais estabelecem seus próprios critérios de distribuição de conteúdo no feed de um usuário. O que antes era exibido cronologicamente, hoje depende de um ou mais algoritmos, dependendo de seus interesses e interações dentro das plataformas.

Se uma pessoa clica ou passa mais tempo dentro de um perfil de cosméticos, por exemplo, é provável que as redes exibam a essa pessoa ainda mais conteúdos relacionados a esse nicho de mercado. Outra questão é a interação com perfis específicos: quanto mais um usuário interage frequentemente com as mesmas contas, mais elas aparecerão naquele feed. Isto porque as redes sociais tendem a mensurar a relevância de uma publicação de acordo com tendências, metadados e através da alta ou baixa interação do público.

O que torna o engajamento nas redes sociais complexo é o fato destes algoritmos serem atualizados com frequência, ou seja, o que você sabe hoje, amanhã pode ser diferente! Por isso, é essencial ficar atento e acompanhar todas as mudanças nas plataformas, adaptando o conteúdo para que seja entregue a mais pessoas.

Além de compreender como o algoritmo funciona e gerar conteúdo atrativo, é preciso incluir nas estratégias de engajamento nas redes sociais alguns itens auxiliares, como:

– “Calls-to-action” (CTA ou chamadas à ação), para que os clientes entendam o que deve ser feito com seu material;

– Responder e interagir com seus usuários, aproximando ainda mais a marca do público;

– Mostrar a cara da marca através de porta-vozes, influencers ou dos próprios sócios e funcionários em lives ou sorteios, por exemplo, ações que humanizam e vão além de apenas uma logomarca;

– Variar os formatos dos conteúdos, entre vídeos editados ou ao vivo, imagens, galerias, usando tons diferentes dentro daquilo que faz sentido para a voz da marca.

 

Nessas horas, contar com uma agência experiente e criativa como a Ferver Comunicação faz toda a diferença, afinal de estratégia e de propósito a gente entende! Converse conosco, temos sempre à disposição um cafezinho e boas ideias para levar mais disposição e resultados para você e seu negócio! Vem engajar com a Ferver!

 

Leia mais: A importância do social media paras as estratégias de marketing.

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