A exemplo de outros termos estrangeiros muito usados no marketing, o social selling se autoexplica na sua tradução: significa venda social, ou seja, através das redes sociais. Essa estratégia busca fomentar a conexão com os consumidores, fortalecendo o relacionamento entre eles e a marca, consequentemente, gerando mais vendas, lucros e melhores resultados financeiros e de comunicação.

Continue lendo que a gente explica para você, desde o princípio, o que é o social selling, como aplicá-lo e quais são as suas vantagens.

Por dentro do social selling

Podemos dizer que toda venda é algo social, tendo em vista que pressupõe uma troca entre alguém que busca resolver algo e outro lado que vende uma solução. Atualmente, os consumidores utilizam as redes sociais como fonte de pesquisa de informações, investigando as possíveis opções, tentando conhecer melhor as marcas disponíveis e filtrando os benefícios que mais interessam a eles, sejam as características únicas de um produto, o preço oferecido, a percepção de valor agregado ou imagem da marca perante o mercado.

Neste sentido, o social selling é uma prática moderna de vender, pois coloca negócios em contato com os clientes enquanto realizam essa sua busca. Tal estratégia de marketing se baseia nas redes sociais para encontrar, engajar e fidelizar seus clientes, gerando oportunidades de negócios reais. As redes tornam tudo mais rápido, flexível e eficiente, possibilitando uma dinâmica muito mais personalizada junto ao público. A interação do social selling pode se dar através de mensagens, curtidas, comentários, compartilhamento de conteúdo e outros tipos de engajamento. Não basta gerar muito conteúdo com pouca relevância, é fundamental planejar passo a passo, entregando conhecimento e, muitas vezes, sendo necessário educar o consumidor, fortalecendo sua autoridade no mercado e oportunizando vendas, lucros e reconhecimento.

Utilizando o social selling a favor da marca

Podemos dizer que o social selling tem dois grandes fins: gerar leads, ou seja, clientes em potencial que possuam interesse no seu produto em algum nível, e vender mais, alcançando maiores e mais consistentes resultados.

Como dissemos anteriormente, o planejamento é essencial, pois possui várias etapas importantes e pode ser complexo. O ideal é contar com a expertise de quem conhece o mercado e os melhores processos para implantar o social selling, como nós, aqui na Ferver Comunicação, com um olhar criativo e analítico para aquilo que sua marca precisa.

Sabemos que uma boa venda social passa por:

1. Conhecer quem seu público e saber defini-lo

Estudar seu cliente profundamente, a ponto de saber com qual tipo de conteúdo ele mais interage, qual formato prefere, de quais grupos faz parte e quais as dúvidas que precisam ser esclarecidas de cara para continuar atingindo-o.

2. Ter objetivos claros e específicos

Perguntar-se qual é a sua maior meta com o social selling e, se necessário, desmembrá-la em objetivos mais específicos. Seja o lançamento de um produto, mais leads, melhores resultados financeiros, aumentar o reconhecimento da marca. É primordial saber por onde começar e não se perder no meio do caminho.

3. Utilizar as redes sociais adequadas

Facebook, Instagram, TikTok, WhatsApp, LinkedIn, entre outras. Concentrar energia e recursos apenas em canais onde seu cliente efetivamente está, evita a dispersão, o desperdício e o trabalho em vão. Apostar nos formatos, horários e timings certos fazem a diferença!

4. Ajustar consistência e frequência ideais

Para fortalecer uma reputação é preciso bastante trabalho ao criar conteúdo, pois não basta escrever, é preciso que as pessoas se interessem, vejam e interajam com ele. Criar o hábito de ser acompanhado pode levar tempo, por isso, crie materiais suficientes, lembrando que qualidade vale muito mais do que quantidade.

5. Construir relacionamentos

Ao prospectar e trabalhar na fidelização de clientes, é preciso que sua marca também se torne mais próxima, iniciando conversas, seja em mensagens privadas ou em comentários, atendendo o máximo de pessoas que puder, conectando-se a elas e demonstrando interesse por suas demandas.

6. Acompanhar o retorno das ações

Monitorar, adaptar e testar são verbos obrigatórios no planejamento de social selling. Utilizam-se diversas métricas, como: CAC (custo de aquisição de clientes), a taxa de retenção de clientes, o LTV (lifetime value ou valor do tempo de vida) e o número de conversões.

Dentre muitas vantagens do social selling, é possível diminuir o tempo do ciclo de vendas, estar mais próximo dos clientes, entendendo as necessidades reais exigidas do seu produto/serviço e transformar visitas em vendas com mais facilidade.

Achou difícil demais para dar conta do recado? Você não precisa fazer tudo sozinho, a Ferver ajuda você nesse caminho… Fale com a gente aqui!

Leia mais: Por que é tão importante ter engajamento nas redes sociais?

O que você quer procurar?