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Que a Internet tem proporcionado oportunidades de marketing a empresas de todos os segmentos e tamanhos ninguém nega. As estratégias digitais possuem inúmeras vantagens, como a segmentação precisa do público, investimento menor em mídia e relatórios mais precisos dos resultados. Com tanta coisa boa, já dá para deixar de lado o marketing convencional? É claro que não.

Estamos lidando com pessoas

Em primeiro lugar é importante destacar que, independentemente das ferramentas, ainda estamos lidando com pessoas. O público, na maioria dos casos, ainda prefere falar com outra pessoa do que com um robô. Não é à toa que chatbots e e-mails automatizados possuem um conteúdo cada vez mais pessoal e informal, como se fosse uma pessoa falando.

Para cada negócio uma estratégia

O ideal aqui é aliar a praticidade da tecnologia e a pessoalidade do off-line em uma estratégia que faça sentido para o seu tipo de negócio. Por exemplo, um estabelecimento com um público localizado pode se beneficiar de outdoors, enquanto empresas de segmentos específicos conseguem fazer bons negócios em feiras e eventos do ramo.

Marketing institucional

Vale lembrar que qualquer material institucional já é uma forma de marketing off-line. Cartões de visita, cartilhas e brindes, como canetas e materiais de escritório são bons assessórios para fixação de marca e divulgação de meios de contato. Estes materiais podem ainda se relacionar com o seu marketing on-line, divulgando sites e páginas nas redes sociais.

Aliando on e off

Contar com as duas estratégias pode fortalecer o seu marketing. Por exemplo, você pode convidar o seu público através das redes sociais para algum evento, liquidação ou ação pontual. No dia do evento, você pode incentivar as pessoas a fazer check-in ou a utilizar uma hashtag específica, que faça com que o acontecimento chegue a outras pessoas. Para quem tem estabelecimentos é bem comum a prática de trocar um check-in por algum brinde ou acesso à rede de wi-fi, por exemplo.

Observe que em todos os exemplos citados acima o marketing on-line está presente. A grande sacada não está em adotar um ou o outro, mas fazer com que eles se ajudem e potencializem as vendas da sua empresa.

Mas diante de tantas possibilidades, como saber qual a melhor estratégia para o seu negócio? É para isso que nós estamos aqui! Com experiência em marketing on e off-line, identificamos qual o melhor caminho para cada um de nossos clientes, sempre visando ao fortalecimento da marca e ao crescimento das vendas. Clique aqui e conheça alguns exemplos.

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