O Marketing sempre se fez necessário no mundo empresarial. É ele que orienta os passos que a empresa irá seguir e que posição ela irá conquistar no mercado. Embora seja uma área tão fundamental, há algumas companhias e profissionais que ainda não tratam o assunto com a devida seriedade, muitas vezes entregando esta função nas mãos de pessoas de outras áreas.
Mas isso pode acarretar um alto custo para a empresa. Seja pela falta de objetividade, de profissionalismo ou, pior ainda, por seguir um caminho desastroso para os resultados da empresa, a ausência de uma boa estratégia de Marketing pode causar danos irreversíveis.
Confira abaixo por que é tão importante tratar o Marketing com a seriedade que ele merece:
1. Marketing é tão fundamental quanto outros departamentos
Você entregaria o departamento financeiro da empresa nas mãos de alguém que não entende o mínimo de finanças? Provavelmente não. Então por que você pediria a alguém que não entende de Marketing para definir as estratégias da sua empresa? Um erro muito comum é designar profissionais de outros departamentos para cuidar desta área ou ainda achar que o profissional de Marketing é apenas “a pessoa que faz a arte”. Isso acaba sobrecarregando profissionais de outras áreas e deixando a empresa sem rumo, o que no médio e longo prazo pode ser trágico.
2. A sua marca é tão boa quanto ela aparenta ser
Você conhece alguma marca realmente forte e reconhecida que tenha zero trabalho de Marketing? Certamente não. Alguns negócios locais podem até construir certa reputação na base das recomendações dos clientes, mas é um trabalho de formiguinha. Isso sem contar na imagem que a sua empresa quer passar e a que ela realmente passa. Para que o mercado e os clientes percebam a sua marca é preciso trabalhar para isso, e trabalhar em Marketing.
3. O mercado leva a sério empresas que se levam a sério
Imagine o seguinte: você sai para jantar e passa em uma rua que tem dois restaurantes – um com uma fachada vistosa, mesas bem organizadas e limpas e funcionários uniformizados; enquanto no outro lado da rua há um restaurante com uma fachada em que mal se lê o nome, ambiente escuro, móveis velhos e nem sinal de funcionários para lhe atender. Se você nunca tivesse ouvido falar destes lugares, em qual deles entraria? Provavelmente no primeiro, que conseguiu passar uma imagem mais profissional. Por mais que o segundo restaurante possa até ter a refeição mais saborosa do mundo, você não saberá, porque não foi isso o que a imagem do lugar transmitiu a você. A mesma lógica vale com o Marketing: as pessoas não vão levar o seu negócio a sério se você não fizer o dever de casa e mostrar ao mercado que é uma empresa séria.
4. Profissionalismo acima de tudo
Quando você contrata uma pessoa – dentro e fora da empresa – você quer ter a certeza de que ela estudou e se preparou para isso, não é mesmo? Com o Marketing as coisas também funcionam assim. O profissional precisa ter bagagem e se atualizar constantemente para acompanhar todas as mudanças do setor (ou há 10 anos você imaginava a sua empresa com uma página no Facebook?). Somente com este conhecimento é possível passar a orientação correta para a estratégia do seu negócio.
5. Distanciamento crítico
Você já parou pra pensar que talvez a imagem que você acha que a sua empresa tem não é a mesma que o mercado tem? Mas não se sinta culpado, é absolutamente normal estar tão imerso no dia a dia do negócio que você simplesmente não tem o distanciamento necessário para se colocar no lugar do seu cliente ou dos seus concorrentes. Por isso é importante contar com uma agência, que tem profissionais que enxergarão a sua marca com este distanciamento e comprometimento para querer fazê-la se destacar tanto quanto você.
6. Todos os caminhos estão errados quando você não sabe onde quer chegar
Foco é a palavra-chave aqui. Empresas que vivem apenas para produzir e vender, sem saber onde querem chegar, tendem a ser engolidas por concorrentes mais objetivos e ambiciosos. Afinal, onde você quer ver a sua empresa? Com o maior lucro? Com o melhor produto? Com uma marca que seja lembrada por todos? Seja qual for a sua ambição, somente com um bom planejamento de Marketing é que ela irá chegar lá. E isso também vale para empresas com projetos menos ambiciosos: apenas se manter competitivo já exige um baita esforço para se adequar às mudanças que o mercado impõe.
7. Respeito aos prazos
No mundo dos negócios timing é tudo e ninguém sabe disso melhor do que a galera do Marketing. Por isso, é essencial que você conte com uma agência e profissionais que estejam atentos aos prazos e faça-os cumprir. Claro que não adianta querer as coisas pra ontem, como já falamos em diversos momentos, é preciso planejamento e organização para que tudo seja executado da melhor forma possível.
8. A concorrência está se mexendo
O Marketing digital tem facilitado o acesso de anunciantes para atingir o seu público. Se antes era impensável desembolsar grande parte do orçamento para anúncios de TV, por exemplo, hoje os anúncios em plataformas como Google Display, Google Ads e Facebook estão permitindo uma pluralidade maior de empresas. Até quem está começando pode embarcar e tirar proveito destas ferramentas com investimentos que não comprometam a saúde financeira da empresa. Se você ainda não está aproveitando estes recursos, é grande a chance de que o seu concorrente esteja: segundo a pesquisa Social Media Trends 2017, 92% das empresas brasileiras já estão nas redes sociais e 63% estão investindo em mídia paga nestes meios.
9. Experiência não se conquista da noite pro dia
Iniciar uma estratégia digital pode parecer fácil, afinal, todo mundo tem uma conta no Facebook, não é mesmo? Aqui voltamos à questão do profissionalismo e dos profissionais certos: não é porque algo é acessível que é fácil. Até porque sair fazendo postagens aleatoriamente não contribui em nada com a sua empresa. É preciso saber que mensagem deve ser publicada, em qual teor e para qual público. Isso sem contar que é preciso definir verbas de anúncios, público-alvo, além de estar atualizado com as regras e algoritmos utilizados na Internet. Este tipo de conhecimento só é encontrado em quem se preparou, está atualizado e respira Marketing digital. Por isso, melhor não esperar que aquele funcionário de outro setor tente compreender todas as complexidades que este trabalho envolve. Chame quem realmente entende do assunto.
10. A sua empresa precisa de resultado
Se a sua empresa definiu a estratégia e seguiu o plano, nada mais justo do que esperar resultados disso. Profissionais e agências que trabalham com Marketing e comunicação são as pessoas que saberão mensurar estes índices, mostrar o que está funcionando e, se for o caso, apontar alternativas para o que não está saindo como planejado. No meio digital, por exemplo, há uma rica oferta de informações que podem ser levantadas e mensuradas. O profissional de Marketing vai saber filtrar o que realmente importa e aplicar os resultados na sua estratégia.
Depois de tudo isso fica evidente o quanto é fundamental contar com as empresas e profissionais certos na hora de cuidar do Marketing do seu negócio. Precisa profissionalizar este departamento? Então entra em contato com a gente. Na Ferver contamos com uma equipe multidisciplinar com conhecimento e responsabilidade para cuidar das estratégias da sua empresa.