Negócios

Se você acha que dominava completamente a forma de fazer negócios e se relacionar com o seu cliente há 10 anos, hoje você deve saber que as regras daquela época não se aplicam mais. A tecnologia permitiu que os seus clientes mudassem o comportamento e a sua empresa precisou se adequar a isso. Não são raros os casos de negócios que fecharam as portas porque não conseguiram se adaptar aos novos tempos. Listamos apenas 10 das principais mudanças pelas quais as empresas precisaram se adaptar na última década:

  1. Comunicação com clientes

Lembra da época em que as únicas formas de contato com uma empresa eram o número do SAC e o formulário do site? Hoje estas ferramentas até permanecem, mas a maioria das pessoas já prefere uma forma mais ágil de comunicação: mensagens e comentários nas redes sociais e até mesmo chatbots dos sites, que iniciam o atendimento automatizado para dúvidas comuns.

  1. O site deixou de ser um cartão de visitas

Há 10 anos ter um site atraente ajudava a imagem da sua empresa. Hoje ele é muito mais do que um mero cartão de visitas: é ele quem centraliza as informações sobre o seu negócio e, em muitos casos, é a forma com que o seu público chega até você. Isso porque um site bem estruturado e com bom posicionamento em mecanismos de busca se torna referência e abre possibilidades para muitos negócios. Se o seu site ainda não está servindo para atrair clientes e informá-los, é preciso reestruturá-lo urgentemente.

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  1. Digital não é só uma extensão da estratégia, ele é parte fundamental

Como já mencionamos no item anterior, o digital ganhou um peso muito maior nos últimos anos. E não estamos falando apenas do site, tudo o que envolve redes sociais, e-mail marketing, e-commerce e até aplicativos de mensagens como o WhatsApp passaram a fazer parte importante da estratégia de Marketing das empresas. Não é à toa que as redes sociais têm esse nome: elas são ambientes que estendem a realidade off-line, onde pessoas se comunicam, fazem compras e passam boa parte do seu dia. Estar neste ambiente é essencial para a sobrevivência do seu negócio.

  1. Redes sociais não são passatempo de adolescente

Lembra de quando o Orkut servia apenas para ver fotos, mandar mensagens e depoimentos pros amigos? O Facebook tornou o ambiente de uma rede muito mais polivalente, inclusive com a possibilidade de fazer negócios. Ao liberar funções para empresas e anunciantes, estar conectado não significa apenas tempo ocioso e atividades de lazer. Rede social virou local de trabalho e de oportunidades de negócios.

  1. Propaganda mais acessível

Há mais ou menos uma década muitas empresas consideravam impensável investir em propaganda. Isso porque logo elas pensavam nos custos da compra de espaço em veículos impressos, além de rádio e TV (além de todo o custo de produção destes materiais, é claro). Mas com as possibilidades do digital, os orçamentos ficaram mais maleáveis e democráticos. É claro que ainda é necessário investir, mas as possibilidades para estabelecer orçamento, período de veiculação e público-alvo são acessíveis até para as menores das empresas.

  1. Relatórios mais precisos

Além de investir o quanto você quiser em anúncios, a mensuração dos resultados no meio digital é muito mais precisa. Qualquer campanha de Google Ads ou Facebook, por exemplo, irá te mostrar exatamente quantas pessoas viram, quantas interagiram, quantas clicaram no link e por aí vai. As empresas não ficam mais apenas naquela estimativa de “número x de assinantes” ou “estimamos que o público deste horário é o seu”. Os resultados estão muito mais palpáveis e saber interpretá-los é crucial para definir estratégias futuras.

  1. O conteúdo tomou conta

Não basta apenas ter uma logo bonita e um produto bom, para ser relevante é preciso ter conteúdo. É desta forma que as marcas têm se tornado referência no ambiente digital (e fora dele, é claro) e têm oferecido ao seu público mais do que produtos, elas oferecem conhecimento. Isso se tornou cada vez mais importante com o advento das redes sociais, já que é necessário sempre possuir conteúdo fresco, e também pelos sites de busca como o Google, que privilegiam sites que possuam conteúdo rastreável e com as palavras-chave utilizadas pelo público.

  1. Tudo ficou mais rápido

Se antes um contato entre o cliente e uma empresa podia levar dias, senão meses, hoje a Internet permitiu que esta interação pudesse ser realizada em questão de segundos. O cliente sabe disso e qualquer demora em enviar uma resposta pode gerar reclamações. Por isso, garanta que todos os canais de comunicação com os seus clientes sejam monitorados e respondidos de forma ágil. Isso vale para redes sociais, formulário do site, e-mail e contato e principalmente para o telefone do SAC, que deve realmente resolver o problema em ver de colocar o cliente em um labirinto de protocolos. Um bom e rápido atendimento contam muitos pontos a favor da sua marca.

  1. O cliente ficou mais poderoso

Com a facilidade de acesso a conhecimento, hoje o seu cliente já chega muito mais bem informado ao momento da compra. Cabe a equipe comercial saber fechar o negócio. Não há mais espaço para “papo de vendedor”. Além disso, os clientes também ganharam voz para reclamar se algo referente ao produto ou ao atendimento não está certo. Em vez de apenas registrar uma reclamação no Procon, qualquer post em rede social ou em sites como o Reclame Aqui pode virar uma verdadeira dor de cabeça para a marca. Por isso, garanta que o seu produto, serviço e atendimento seja sempre o mais impecável possível.

  1. Tudo isso pode mudar de novo

A principal característica que uma empresa precisa ter neste novo cenário é a versatilidade de se adaptar a cada mudança. Há 10 anos poucas empresas viam oportunidades de negócios no Facebook e a ideia de promover produtos por meio de influenciadores digitais parecia absurda. Da mesma forma, foram criados novos modelos de negócios, como o Airbnb e o Uber, que desafiam os modelos tradicionais de hospedagem e transporte individual, por exemplo. Para sobreviver em um cenário tão volátil, é preciso acompanhar as tendências e estar bem assessorado por quem entende do assunto.

Para estar preparado para as próximas mudanças vem pra Ferver! Mande uma mensagem aqui que nós entramos em contato com você.

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