O universo do marketing está sempre evoluindo. Afinal, novos formatos de conteúdo ganham espaço, ferramentas e redes sociais são criadas, além do comportamento das pessoas passar por mudanças constantes.
Por isso, ficar por dentro do que está acontecendo nem sempre é uma tarefa simples. Mas acompanhar as tendências de mercado é essencial para sua marca estar sempre no topo e atingindo cada vez mais clientes. Pensando nisso, trouxemos quais serão as três principais tendências de marketing para 2023. Continue lendo e descubra!
Data-driven marketing: Ações baseadas em dados
Conforme a tecnologia evolui e o comportamento dos consumidores muda, as ações de marketing digital passam a necessitar de dados para apoio. Este tipo de ação é chamada de data-driven marketing, na tradução direta do inglês significa marketing dirigido por dados.
Este tipo de ferramenta auxilia nas tomadas de decisões mais estratégicas e na obtenção de insights com base nos dados gerados pelos bilhões de dispositivos inteligentes que são usados por pessoas do mundo inteiro.
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Marketing inclusivo: Diversidade, acessibilidade e responsabilidade ambiental
Uma das maiores tendências de marketing digital para 2023 é trabalhar cada vez mais com a diversidade, a inclusão e a responsabilidade social. Estes tipos de compromisso fazem com que a marca se mantenha em alta e com destaque no mercado, além de conquistar novos seguidores e clientes que se identifiquem com estes valores. Veja algumas formas de como colocar em prática o marketing inclusivo:
– Legendar os vídeos da marca, garantindo que eles possam ser vistos e entendidos por um maior número de pessoas;
– Criar campanhas que ilustrem pessoas reais, de diferentes etnias, gêneros, orientações sexuais, capacidades, entre outros. Entretanto, mais do que criar estes tipos de campanhas, também é importante que a diversidade faça parte do dia a dia da empresa. Ou seja, que esteja presente na gestão, no quadro de funcionários e no desenvolvimento de produtos da marca;
– Criar campanhas de posicionamento e defesa de causas relacionadas à responsabilidade ambiental. Mostrar ao público que a empresa possui um compromisso de produção sustentável em todos os processos.
Vale ressaltar que uma empresa diversa e inclusiva conquista não apenas consumidores, mas também admiradores e defensores da marca.
Marketing omnichannel: Experiências híbridas
As experiências híbridas omnichannel, ou seja, que mesclam o on e off-line, é uma das mudanças que veio para ficar. Desde 2020 as empresas vêm adotando o modelo de trabalho híbrido, além disso, um estudo feito pela Deloitte, revelou que 75% dos executivos globais pretendem investir mais em experiências híbridas nos próximos anos. Isso se dá porque o modelo híbrido possui a facilidade de personalização, além da inovação, conexão com o cliente e inclusão.
Ainda que os últimos anos tenham deixado claro que o comportamento do consumidor é mais imprevisível do que nunca, existe um caminho para que as campanhas de marketing continuem sempre relevantes e ágeis diante das mudanças: manterem vivas as conversas contínuas com as suas audiências.
Por isso, se ficar à frente do jogo é essencial em meio à instabilidade vivida, mesmo que uma empresa não possa investir em todas essas tendências sugeridas, deve-se selecionar pelo menos uma combinação que seja adequada a sua realidade.
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