Conforme já demos o spoiler no título, o copywriting é um processo que exige exercício. Isso mesmo: no pain, no gain. Todo o processo de escrever para vender e gerar engajamento do potencial cliente até que ele esteja pronto para consumir o que você tem a oferecer, exige dedicação, esforço e tempo de qualidade.

A boa notícia é que existem algumas técnicas de persuasão que facilitam essa aproximação entre a marca e o consumidor, deixando de lado a comunicação invasiva e estabelecendo um diálogo com o público, usando as suas “dores” certas como argumentos para estreitar o relacionamento e levá-lo a atender (e entender!) suas chamadas para ação.

Continue lendo para compreender um pouco mais sobre o que, afinal, é copywriting e como sua marca pode estimular os clientes a comprar seus produtos e serviços, e interagir com seus conteúdos.

Um copywriting definido e bem treinado

  Quando falamos em copywriting, nos referimos à tática de escrever para vender, usando técnicas de redação publicitária com o intuito de seduzir o consumidor através de gatilhos de persuasão, independentemente do objetivo: fazer um download, adicionar produtos ao carrinho de compras, fornecer dados de contato, curtir ou compartilhar conteúdos nas redes sociais, entre muitas outras possibilidades de ação.

O copywriter é aquele profissional capacitado na arte de escrever para vender, usando uma linguagem textual que convença e seja próxima do cliente. Isso é possível através da pesquisa por referências, de edições, revisões e até mesmo a adição de imagens que complementem todo o material, entregando um conteúdo impactante, principalmente quando tratamos de marketing digital.

Qualquer marca que deseja potencializar suas vendas e ser autoridade no ambiente digital precisa aprender a fazer copywriting e tê-lo como uma prioridade a longo prazo, não somente como um “projeto verão”, para resolver demandas sazonais ou emergenciais.

Dicas de como escrever para vender e manter seu copywriting em forma

 Com tudo isto em mente, a Ferver separou algumas dicas para sua marca se conectar e fortalecer a comunicação com seu público. Let’s go hard ou go home:

  • Concentre-se no seu objetivo

Sem um objetivo bem estabelecido, dificilmente os seus conteúdos vão engajar, portanto, antes de escrever para vender é fundamental saber onde sua marca deseja levar os usuários. Com um bom nível de persuasão e convencidos de que seu conteúdo é de qualidade, as chances de conversão são maiores.

  • Defina bem sua persona

 Outro ponto determinante para os rumos do copywriting é o nível de conhecimento sobre sua própria persona, que se relaciona com duas questões: quem eu quero atingir e o que meu público espera de mim? Levante características comportamentais sobre seu público, como necessidades, aflições e afinidades.

  • Foque sua voz na segunda pessoa

 Parece simples demais para ser verdade, mas utilizar um tom mais próximo, com uma voz focada na segunda pessoa, no “você” e em “seu”, faz com que o texto seja mais pessoal, dando a sensação ao consumidor de que você está falando diretamente com ele, retendo a atenção e gerando mais chances de conversão.

  • Localize o estágio de cada cliente

 Se você quer ser mais assertivo e realmente escrever para vender, é preciso compreender em qual estágio de compra encontra-se cada consumidor. Por exemplo, palavras-chaves mais genéricas atraem visitantes que ainda não estão conscientes do problema, exigindo uma preparação maior para a compra. Já quando falamos de um público em estágio mais avançado, que chegam a partir de anúncios ou outros conteúdos, mostrar como solucionar dores reforça as vantagens da sua oferta.

  • Não deixe margem para dúvidas

 Se o cliente mostra objeções e ainda não tem certeza se deve comprar da sua marca, é preciso trabalhar o seu texto de maneira que esclareça dúvidas, proporcione comparações que fortaleçam os benefícios do seu produto e, principalmente, seja honesto quanto a sua entrega. Isso ajudará o seu público ideal a se certificar de que a oferta foi feita especialmente para ele.

 

Encontrar a palavra certa no timing certo não é tarefa fácil! O copywriting exige suor e lágrimas de todos os envolvidos, mas pode ter certeza que um trabalho bem feito e planejado valerá a pena para sua marca.

Se você leu até aqui, nosso copywriter está de parabéns! E se você precisa daquela mãozinha forte e profissional para ajudar o seu negócio a evoluir, é só deixar o trabalho árduo com a Ferver.

Converse conosco e deixe sua comunicação forte e bem definida.

 

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