As estratégias de marketing digital para quem está começando não são muito diferentes das utilizadas pelos veteranos da área. Por ser uma área em constante evolução, aprendizagem é a palavra de ordem. A todo momento precisamos reaprender, recalibrar os objetivos e usar toda a nossa capacidade de adaptação para continuar saindo na frente.
Porém, é claro que a bagagem profissional é bem útil nessa jornada, até mesmo de autodescoberta em relação à marca. Com algum tempo de estrada já é possível identificar os canais, públicos e mensagens com mais chances de sucesso e aqueles que podem ficar de lado pela sua ineficácia.
Assim como ocorre em outras áreas, muito aprendizado se obtém por tentativas, erros e acertos. E é justamente por isso que não existe uma fórmula mágica para o sucesso no marketing digital, cada marca possui suas peculiaridades em relação a público, posicionamento, mensagem e orçamento disponível.
Sem entrar muito nesses detalhes, separamos cinco estratégias que dão uma boa base para quem está começando a investir nesse segmento e quer estar no caminho certo:
1. Faça testes
Como acabamos de falar, o melhor termômetro para saber o que funciona para a sua marca é testando. Conheça as possibilidades de ferramentas, a sua realidade orçamentária e tenha muito claro qual é o seu objetivo nesse momento: alcançar mais pessoas? Levar pessoas para o site? Construir autoridade? Os testes sempre devem ter isso em mente para que você consiga obter dados confiáveis.
A partir dessa fase de testagem, é possível entender o que funciona e o que não funciona nas campanhas para, então, ir lapidando a estratégia para caminhos mais certeiros. Só não esqueça de sempre levar em consideração os objetivos de cada campanha para que os resultados estejam alinhados às expectativas.
2. Invista em mensagens e formatos variados
Aqui na Ferver, sempre que desenvolvemos o conceito de uma campanha, levamos em consideração os diferentes formatos que ela deve adotar, para que o cliente já saiba como ela irá se comportar nos mais diferentes meios. Em uma campanha mais abrangente isso vai muito além do ambiente on-line, mas mesmo quando limitada ao digital, ela já deve prever essa pluralidade.
Isso é importante porque cada formato poderá atingir um público diferente, em um momento diferente, mas ainda assim a mensagem precisa se manter coesa e coerente. Uma publicação de redes sociais tem um impacto diferente de um anúncio na rede de display, ou de um e-mail marketing, por exemplo. E é importante pensar nessa diversificação logo no início para não ter surpresas desagradáveis ou incompatibilidades na hora de adaptar.
3. Esteja aberto a diferentes possibilidades
Às vezes temos uma ideia pré-concebida de que o nosso público tem determinado perfil e que basta veicular o anúncio para ele que tudo funcionará automaticamente. Mas na prática o caminho pode ser bem diferente. Às vezes a sua audiência não tem exatamente o perfil que você utilizava, ou não responde bem na plataforma em que você está anunciando.
Em vez de ficar frustrado com os resultados aquém do esperado, que tal observar o que está acontecendo e se abrir a outras possibilidades? Talvez o seu nicho não estivesse adequadamente delineado ou talvez não seja mais o público da rede social que você escolheu. Quanto mais amplo for o seu teste, melhor o algoritmo conseguirá trabalhar e mais rapidamente você aprenderá com ele, colocando a sua estratégia no caminho do sucesso.
4. Permita-se aprender com a jornada
Assim como o consumidor tem a sua jornada para efetuar a compra, o anunciante terá a sua jornada de amadurecimento no marketing digital. Permita-se aprender com as duas. Muitos profissionais que estão iniciando focam somente no fundo do funil, esquecendo-se de preparar o cliente para a compra.
Por isso, é importante pensar em todas as etapas: o topo, o meio e o fundo do funil. Aproveite a sua fase de testes para entender melhor o impacto dos seus anúncios em cada uma delas e em quais canais elas são mais eficientes. Isso fornece um volume muito maior de informações que ajudará até mesmo o algoritmo a identificar quem são os clientes importantes e quando eles estão mais prontos para fechar a compra.
5. Tenha paciência e resiliência
A ideia de que tempo é dinheiro faz com que muitos profissionais queiram seus resultados para ontem, esquecendo-se que o tempo de aprendizagem e maturação é necessário. Não será apenas no primeiro dia e nem na primeira semana que você terá insights ricos para a sua estratégia.
A maioria das marcas que começam do zero suas estratégias digitais provavelmente levarão meses para ver resultados sólidos em suas campanhas on-line. Por isso, na hora de montar o seu plano, leve isso em consideração no seu cronograma, não queime etapas e, principalmente, não desista na primeira adversidade ou resultado abaixo do esperado. As próprias ferramentas e algoritmos precisam de um tempo de maturação para entrar nos eixos. As palavras de ordem aqui são paciência, resiliência e autocrítica para que a sua estratégia digital se torne um sucesso.
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