O blog mudou a forma de fazer comunicação. Foi graças a ele que as pessoas deixaram de ser meras consumidoras de conteúdo para também passar a produzir material disponível em toda a Internet. Agora, os blogs estão revolucionando a forma de fazer negócios. Mas não pense nos diários virtuais do início dos anos 2000, hoje os blogs são ferramentas essenciais no Marketing digital. Veja como ele pode ajudar a sua empresa:
1. Oferecer conteúdo relevante para o seu público
Todos nós sabemos que hoje o processo de compra mudou bastante. O consumidor está cada vez mais exigente e informado antes de fechar negócio. Pense na última vez que você comprou algum produto ou serviço: você pesquisou em várias lojas e se deixou levar pela indicação do vendedor ou já buscou informações sobre o produto, diferentes marcas, cruzou avaliações de clientes e, só então, decidiu pela compra? É mais provável que tenha seguido o segundo caminho. E é justamente nesta parte de pesquisa que o seu blog é essencial. Lembrando que ele deve levar em consideração o que o seu cliente busca, por isso, fale sobre o mercado e não especificamente sobre a sua marca.
2. Fazer com que a sua empresa seja referência
A partir do momento em que a sua empresa oferece informações sobre determinado assunto ela também oferece conhecimento. Com isso, o consumidor passa a vê-la como uma referência no assunto e não apenas como mais um fornecedor. Quando você se torna útil para o seu cliente, ele certamente se lembrará disso na hora de fechar negócio. Em vez de apenas oferecer um produto ou serviço, você estará construindo uma relação de confiança com um consumidor que terá chances muito maiores de voltar a procurar pela sua marca no futuro.
3. Melhorar a visibilidade da sua empresa
Hoje em dia não basta apenas ter um site e jogá-lo na Internet para que o seu público eventualmente o encontre. O seu domínio on-line precisa disputar espaço com milhões de outros sites, inclusive com os dos seus concorrentes. Por isso, você tem que garantir que ele seja um dos primeiros a aparecer nos resultados de pesquisas no Google ou outros buscadores. Como conseguir? Há várias formas, mas os blogs são muito úteis em duas delas: manter o seu site atualizado e utilizar as palavras que o seu público procura. Sites atualizados com frequência e com conteúdo próprio são bem vistos pelo Google, que os coloca entre os primeiros resultados de busca. Sem contar que, ao escrever conteúdo utilizando as palavras e termos que os seus clientes buscam, eles também serão vistos como relevantes pelos mecanismos de busca on-line.
4. Deixar a sua empresa mais próxima do cliente
Além de utilizar o conteúdo a seu favor, dizendo o que o seu público realmente procura, e não só tentando “empurrar” produtos, os blogs também são uma ótima ferramenta de interação. Ao deixar os posts abertos a comentários, fica muito mais fácil saber que impressões você está causando e começar uma conversa com seus clientes. Por meio dessa interação é muito mais fácil entender quem é o seu público, do que ele precisa e quais dúvidas ele tem. Com essas informações na mão você pode melhorar não só os conteúdos futuros, mas o seu produto, que estará ainda mais apto a atender as reais necessidades do seu cliente. Assim, a credibilidade da sua empresa dará um salto importantíssimo
5. Aumentar as chances de indicação entre clientes
Às vezes as empresas estão tão preocupadas com o cliente em si que se esquecem de trabalhar outra figura essencial no momento de compra: o influenciador. Hoje em dia as pessoas buscam muito mais a opinião de outros consumidores antes de adquirirem determinado produto ou serviço. A partir do momento em que a sua empresa oferece conteúdo relevante, aumenta a chance de que o seu público compartilhe o seu material. E não é segredo pra ninguém que ter pessoas falando bem da sua marca vale muito mais do que a sua empresa falando dela mesma, não é?
Agora que você já sabe como o blog pode ajudar a sua empresa, conte com a Ferver para impulsionar as suas estratégias de marketing e atrair ainda mais clientes.