Com 4 bilhões de pessoas conectadas à internet em todo o mundo, não são poucos os motivos para ter um blog corporativo alinhado à sua estratégia de marketing. Se no início dos anos 2000 eles eram rudimentares, porém acessíveis, diários on-line, hoje eles são uma ferramenta fundamental para conquistar clientes.

Porém, em pleno 2022 ainda há quem levante questionamentos quanto à necessidade de um blog. A maioria das desculpas envolve falta de tempo, acreditar que a empresa não tenha conteúdo que valha a pena ser divulgado ou ainda acreditar que as redes sociais são suficientes.

Mas todos esses supostos argumentos são rapidamente derrubados a partir do momento em que se conhece melhor todas as possibilidades de um blog corporativo. Se tempo é o problema, contratar uma agência é uma boa solução (falando nisso, vem pra Ferver!). Falta de conteúdo também não é um argumento, pois a sua empresa provavelmente tem muita experiência para compartilhar com o público. E redes sociais são ótimas iniciativas de marketing digital, porém elas não são suficientes para alcançar clientes em diferentes momentos do funil de vendas (aliás, elas funcionam muito bem apoiadas por um blog).

Os motivos para ter um blog corporativo são vários. Mas para poupar o seu tempo, listamos a seguir os cinco principais:

1. Ajuda a trazer pessoas para o seu site

É bem provável que a sua empresa tenha um website. Mas você saberia dizer quantas pessoas acessam? Ou melhor, por que elas acessam? Como encontram o seu site? Se você ainda não adotou uma estratégia de otimização para páginas de pesquisa na internet, é muito provável que apenas as pessoas que já conheçam a sua empresa acessem o seu site. Mas você sabia que um blog pode ajudar a fazer com que a página seja acessada por quem ainda não conhece a sua marca?

Blogs ajudam a trazer mais gente para o seu site de três maneiras principais: indexando mais páginas ao seu domínio, atualizando constantemente o seu site e utilizando palavras-chave estratégicas para o seu negócio. Todas essas três formas ajudam a melhorar o ranqueamento do seu site no Google, jogando-o para os primeiros resultados da pesquisa.

Isso funciona da seguinte maneira: cada vez que você publica um post, cria uma nova página no site. O Google entende que sites com muitas páginas são relevantes, e sites relevantes têm prioridade. Ao mesmo tempo, essa atualização mandou uma mensagem para o Google de que o seu site está em dia, obrigando os robôs da empresa a o verificarem com mais frequência. A palavra-chave é a cereja do bolo aqui, pois você pode utilizar termos iguais aos que os seus clientes estão jogando no Google e trazer essas pessoas para o seu blog.

2. Você pode reaproveitar os conteúdos para as redes sociais

Lembra que falamos que blogs e redes sociais funcionam muito bem juntos? Isso porque os dois abrangem estratégias de marketing de conteúdo no ambiente digital. Por isso, cada vez que você produzir um conteúdo para o blog, poderá aproveitá-lo nas redes sociais, dando mais visibilidade ao seu site.

Em contrapartida, o blog ajuda a manter as suas redes sociais movimentadas, auxiliando na estratégia de conteúdo. Dessa forma, você não precisa pedir ao social media para sempre criar conteúdos do zero, alguns podem ser compartilhamentos e até adaptações daquilo que está no blog.

3. Ajuda a transformar tráfego em vendas

Agora que você tem mais pessoas acessando o seu site por causa do blog, que tal transformá-las em clientes? Cada nova página indexada é uma nova oportunidade de fazer negócio. Para simplificar esse caminho, aproveite os seus posts de blog para utilizar chamadas persuasivas, as famosas calls to action, e transformar o seu leitor em cliente.

O blog é uma estratégia de atração no marketing digital e também dá suporte na conversão ao construir autoridade. A partir do momento em que um possível cliente conhece melhor a sua marca e percebe que você entende do assunto, ele passa a ter mais confiança na sua empresa e estará mais disposto a fechar negócio.

4. Proporciona resultados de longo prazo

Qual é o prazo de validade de um post nas redes sociais? Alguns dias? Horas, talvez? Um post de blog pode ter conteúdo válido por anos, principalmente se for atualizado sempre que necessário. Os melhores blogs corporativos respondem a perguntas frequentes que os seus clientes possam ter, e se você criar conteúdo útil de maneira consistente para a sua audiência, isso irá posicionar a sua empresa como autoridade no assunto.

Sabemos que “construção de autoridade” é uma métrica um pouco menos concreta do que o tráfego do site, porém, com o tempo ela se torna poderosa. Ela funciona da seguinte maneira:

– Um cliente em potencial encontra as respostas que ele precisa no blog da sua empresa. Com isso, é mais provável que ele entre no seu funil de vendas confiando na sua marca, que já o ajudou no passado.

– Os prospects que costumam ler o seu blog também entrarão no funil com mais conhecimento dos seus produtos e serviços, levando a negociações mais produtivas e certeiras com a equipe de vendas.

– Vendedores que precisam de materiais mais específicos e embasados para fechar negócio encontrarão esse apoio no blog. Os artigos não apenas ajudam a acelerar o processo de venda, mas posicionam o vendedor como uma fonte de informações confiáveis para o seu prospect, ajudando a construir essa autoridade.

Enquanto o seu post de ontem nas redes sociais já se perdeu no feed, o conteúdo do seu blog permanece lá, aparecendo nos resultados do Google, melhorando o desempenho de acordo com a sua relevância e impactando pessoas a cada nova busca.

5. Ajuda a divulgar as novidades da empresa

Outro benefício de ter um blog, é que ele permite que empresas de todo os portes compartilhem suas notícias e histórias. Além do conteúdo informativo dos artigos, ele pode destacar ações praticadas dentro da empresa, ajudando a posicionar a marca de acordo com suas ações. Tem um caso de sucesso de um cliente? Publique no blog. Reforçou a equipe com um novo diretor? Vai pro blog. Apareceu em algum veículo de comunicação? Blog! Vai realizar algum evento? Tudo isso precisa ir pro blog!

Agora que você já sabe por que o blog é tão importante para a sua empresa (afinal, você leu tudo isso em um blog!), que tal melhorar a sua estratégia de marketing digital com quem entende do assunto? Aqui na Ferver desenvolvemos conteúdos de valor para nossos clientes construírem a sua autoridade on-line. Construa a sua autoridade com a gente também.

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