A sua empresa está pronta para 2020? Com mudanças de tecnologia e de comportamentos do consumidor, é preciso estar sempre atualizado para garantir o sucesso da sua estratégia. Algumas modalidades se mantêm fortes para o próximo ano, como o Marketing de Conteúdo e os vídeos, mas separamos mais algumas tendências de Marketing em 2020 que vale a pena ficar de olho:

1.Posts de compra

As redes sociais viraram parte fundamental do Marketing Digital. Com milhões de pessoas passando cada vez mais tempo nestes ambientes, a forma de fechar negócios mostrou uma necessidade de se tornar mais assertiva para a conversão.

Por causa disso, plataformas como o Facebook e o Instagram já permitem que os clientes finalizem as compras a partir de posts de produtos. Segundo uma matéria da revista Forbes, 72% dos usuários de Instagram já finalizaram alguma compra utilizando o aplicativo. Além disso, 70% dos usuários do Pinterest utilizam a rede para encontrar produtos que pretendem comprar. Para 2020 esta deve ser a norma.

2.Realidade virtual e aumentada

Nos últimos anos tanto a realidade aumentada como a virtual se tornaram bem populares e estão emergindo para se consolidarem como as principais tendências no Marketing. Em 2020 a realidade aumentada deve superar a virtual em popularidade, apesar de ter surgido depois.

Não apenas os jogos on-line como Pokémon Go ou Harry Potter: Wizards Unite se aproveitam da tecnologia, empresas já estão começando a utilizá-las para vender. Um exemplo é a empresa de móveis Ikea, que permite que os usuários visualizem como determinado móvel ficaria na casa deles antes mesmo de fazer a compra.

3.Conteúdo interativo

Como já citamos ali no começo do texto, o Marketing de Conteúdo segue firme e forte em 2020. Só que agora ele vem com um bônus cada vez mais forte: interatividade. Isso porque os consumidores de hoje buscam novas experiências on-line relacionadas à maior interação com as marcas.

Dentre os principais motivos para pensar em interatividade destacamos:

– Estes conteúdos são vistos como novidade e se destacam dos demais.

– Conteúdo interativo ajuda a manter os visitantes na página por mais tempo.

– Eles possuem maior potencial de compartilhamento, o que ajuda a aumentar o alcance da sua marca.

– Por seu potencial de engajamento, os usuários costumam gostar mais deles também, melhorando a relação com a marca.

4.Marketing personalizado

Os consumidores não aguentam mais conteúdos genéricos que não mostrem uma verdadeira conexão com eles. Na prática, as formas tradicionais de anunciar em massa já estão se tornando cada vez menos eficientes, o que chama ainda mais a atenção para a necessidade de personalização.

Cerca de 90% das pessoas consideram anúncios e conteúdos personalizados mais atraentes e 80% delas afirmam que eles mais provavelmente fechariam negócio com uma empresa que oferecesse uma experiência personalizada. Lembre-se disso, por exemplo, nas suas campanhas de e-mail marketing, segmentando ainda mais a sua audiência e oferecendo conteúdos que os seus clientes sentem que foram feitos especialmente para eles.

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5.Leilão inteligente no Google Ads

Recentemente a Google anunciou que as atualizações do Google Ads provavelmente caminharão para a automação e os leilões inteligentes irã se tornar regra. O serviço de anúncios on-line da empresa se utiliza de machine learning para otimizar os lances dos leilões, o que dá às empresas novas possibilidades para melhorar as taxas de conversão, como: escolher ações de conversão em níveis de campanha, alterar automaticamente os lances quando as vendas começam ou param e otimizar os lances de múltiplas campanhas com uma seleção de ações de conversão.

6.Resultado zero do Google

Quem trabalha ou conhece um pouco de otimização de resultados em mecanismos de busca, ou SEO, sabe da busca incansável por aparecer em primeiro lugar na pesquisa do Google. Mas agora ser o primeiro não é o suficiente.

Nos últimos anos o Google melhorou bastante a indexação de resultados que aparecem como snippets, aqueles resumos posicionados antes do primeiro resultado ou ao lado direito da busca. Este é o novo objeto de desejo de quem quer ranquear bem no site de buscas.

O resultado zero é o primeiro e às vezes o único resultado que os usuários irão visualizar. Para chegar lá, é preciso cumprir uma série de requisitos de SEO do Google e caprichar na semântica do conteúdo.

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