erros de SEO

Um site bem estruturado e com conteúdo de qualidade tem tudo pra se posicionar entre os primeiros resultados do Google. Mas ao mesmo tempo há alguns erros de SEO (Search Engine Omptimization) que jogam o seu site para longe da primeira página de resultado. Confira abaixo que erros são esses e como evitá-los.

1. Não utilizar palavras-chave corretamente

O primeiro passo para construir uma página ou post é definir qual a palavra-chave que o representa. Mas não adianta jogar qualquer palavra-chave, precisa ser aquela que tem relação com o seu negócio e por meio da qual o seu público encontrará o seu site. Ao não definir uma palavra-chave, o seu site dificulta o trabalho do Google ao relacioná-lo com um termo de pesquisa, por exemplo. E se o Google não conseguir ler direito, ele não considerará o seu site uma boa referência para se posicionar entre as primeiras respostas. Por isso é tão importante fazer um estudo de palavras-chave e aplicá-la nos lugares corretos quando for construir o seu site.

2. Copiar conteúdo de outros sites também é um erro de SEO

Muitas empresas buscam reforçar o conteúdo de seus sites com uma prática que é muito malvista pelo Google: copiar notícias de outros sites. Quando você dá aquele Ctrl+C Ctrl+V em um texto que já foi publicado em outro lugar, o Google não apenas percebe, mas ele encara como conteúdo duplicado e rebaixa a nota de ranqueamento do seu site. A solução? Investir em conteúdos originais, mesmo quando baseados em alguma outra notícia.

3. Link sem relação com o conteúdo

Sabe aquelas URLs confusas, cheias de números e códigos? Elas também confundem os robôs do Google e justamente por isso podem complicar o ranqueamento do seu site. Isso porque o Google dá preferência para as URLs amigáveis, preferencialmente que contenham a palavra-chave. Desta forma ele percebe a relevância da palavra para aquela página e dá preferência para o seu site ao listar os resultados. O mesmo vale para as imagens que estiverem no site: se o nome do arquivo for cheio de números que não fizerem sentido para o site, o Google também não irá considerá-la relevante. Por isso, o cuidado já começa na hora de salvar esses arquivos de imagem no computador.

4. Aplicar todo o texto em uma imagem

A princípio não é o texto na imagem que vai prejudicar a nota da página, mas se você deixar de utilizar o texto no seu formato próprio para apenas utilizá-lo na imagem, o seu site pode ter problemas. Isso porque o Google não vai conseguir distinguir o texto que existe dentro daquele arquivo de imagem, ele vai apenas ler as informações do próprio arquivo. Em termos de palavra-chave e indexação, todo o texto que estiver aplicado a uma imagem não vale nada para o Google e não ajuda no ranqueamento do seu site.

5. Não configurar imagens adequadamente

Já que estamos falando em imagens, há um outro detalhe muito importante: a forma que você irá inseri-las no seu site. Já comentamos no item 3 a importância de salvar os arquivos com um nome que faça sentido para a palavra-chave em questão. Mas além disso é importante atribuir um texto alternativo a elas. O texto alternativo nada mais é do que uma descrição que o site oferece para garantir mais acessibilidade a deficientes visuais (que podem ouvir a descrição da imagem) e também são bem úteis quando um site não carrega completamente. Sites com essa ferramenta de acessibilidade melhoram a sua nota no Google.

6. Site muito pesado e/ou sem design responsivo

Quanto tempo demora pra carregar uma página do seu site? Muita gente não sabe, mas a resposta influencia diretamente em como o Google enxerga o seu site. Páginas muito pesadas, que levam muito tempo para carregar são automaticamente rebaixadas e jogadas pra trás nos resultados. Da mesma forma, se o seu site não for adaptável a tablets e smartphones o resultado dele não será muito bom. Para deixar o site mais leve e fácil de carregar, é importante estar atento ao tamanho dos arquivos, como imagens e vídeos, além de plugins que podem deixar o carregamento mais demorado. Limpe tudo o que não for essencial ao seu site. Já se o seu site não possui design responsivo, será necessário reformulá-lo completamente.

7. Posts que não prendam o seu público

O Google privilegia conteúdos de qualidade (por isso comentamos no item 2 a importância de ter material original). Por “qualidade”, ele entende páginas ricas, com conteúdo bem estruturado, que utilize a palavra-chave em questão e faça com que o usuário permaneça ali. Cada vez que alguém abre uma página do seu site e após poucos segundos já sai dali aumenta a taxa de rejeição do seu site. Como você já deve ter percebido pelo nome, isso é algo ruim. O Google entende que sites com taxa de rejeição elevada possuem baixa qualidade ou são click baits (aqueles posts que te forçam a clicar na notícia para saber uma informação bem específica, por exemplo). Para que a taxa de rejeição do site seja baixa ofereça conteúdo de qualidade, que o seu leitor queira ver até o fim, e ofereça sugestões de outros conteúdos que possam interessá-lo. Isso vai garantir mais tempo de permanência no seu site e fará o Google percebê-lo como uma fonte de conteúdo de qualidade.

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