O comportamento do consumidor está mudando. Com novas formas de consumir, compartilhar experiências e até mesmo pesquisar antes de efetuar a compra, o consumidor exige que as empresas acompanhem este ritmo, sob pena de deixar para trás aquelas que não se adaptarem aos seus anseios.
Para estar preparado para este consumidor (que já existe), separamos os principais mandamentos para as empresas não ficarem para trás:
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Foca no atendimento!
Com o aumento do consumo on-line, o que mantém muitos clientes fiéis a lojas físicas é o diferencial do bom atendimento. O mesmo vale para prestadores de serviços, como restaurantes e academias, por exemplo. A experiência do cliente acaba falando mais alto do que os possíveis diferenciais tangíveis que o estabelecimento possa oferecer. Mas não pense que o on-line se livra de um bom atendimento. Buscar um tratamento mais pessoal e mimar os clientes no e-commerce tem se mostrado uma forte aliada das lojas on-line.
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Texto x ligações
Praticamente mais ninguém tem tempo ou paciência para telemarketing. Ou para ligações telefônicas de forma geral. Isso porque o consumidor está apresentando cada vez mais resistência a ser interrompido. Por isso, prefira mensagens de texto que ele possa ler quando tiver tempo e disposição. Além de ser mais simpático, respeita a rotina de cada um.
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Seja digital
Quase tudo pode ou poderá ser comprado de forma on-line. Mesmo que você não tenha um e-commerce, o processo de compra já é iniciado na Internet, quando o consumidor pesquisa sobre determinado assunto. Por isso, não fique de fora desta etapa. Além disso, o processo de compra on-line está cada vez mais completo, com possibilidade de pagamentos por aplicativos até mesmo de estabelecimentos físicos.
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Tudo é mobile
Além de on-line, ser mobile é essencial hoje em dia. Segundo a pesquisa Content Trends 2017, mais de 85% das pessoas consomem conteúdo por meio de smartphone, o que reforça a importância de se adaptar a este meio: seja com sites responsivos e de rápido carregamento. Se você possui um estabelecimento físico, atente para promoções on-line, wi-fi para clientes e até pontos para carregar os dispositivos.
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Seja útil
Mais do que um fornecedor, as pessoas estão procurando um verdadeiro aliado. Além disso, as redes sociais deixaram grandes marcas mais próximas dos clientes, que não hesitam em entrar em contato em busca de informações, para prestar reclamações ou até mesmo dar sugestões e elogios em relação aos produtos. Por isso, seja prestativo e mostre que com a sua marca ele pode contar.
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Imagem é tudo!
Sabendo que 90% das informações que nós consumimos é visual e que o tempo médio de atenção é de cinco segundos (menos que um peixe dourado), é preciso apelar para o visual para se destacar da concorrência. Por isso, a comunicação visual é a sua maior aliada!
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Invista em segurança e privacidade
O consumidor está cada vez mais preocupado com as informações passadas a empresas. Por isso, invista na segurança dos cadastros e nas formas de pagamento. Possuir um site seguro, principalmente quando se está coletando informações de clientes, é obrigatório.
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Saiba ouvir sempre
Já comentamos aqui que as redes sociais têm aproximado clientes e empresas, por isso, utilize esta proximidade a seu favor. Esteja atento aos sinais que os seus clientes mandam e utilize-os para melhorar o seu produto e serviço. Receba bem as críticas e sugestões e aproveite-as de forma construtiva. Os clientes são espertos e sabem quando suas opiniões são valorizadas.
Quer mais dicas de como melhorar o relacionamento com seus clientes? Então veja os 5 mandamentos do bom atendimento em redes sociais.