Melhorar o alcance no Instagram é o desfio diário da maioria dos profissionais que trabalham com a redes social. Com as frequentes mudanças de comportamento das pessoas, novas ferramentas e alterações no algoritmo, alcançar o público-alvo tem se tornado uma tarefa cada vez mais desafiadora.

Por mais que o seu feed esteja sempre repleto de novidades, é muito provável que você esteja vendo uma parcela muito pequena de conteúdo das páginas que segue. Isso não é novidade, antigamente os usuários já visualizavam apenas 30% dos conteúdos dos perfis que seguiam. Com o fim do feed cronológico em 2016, esse percentual se tornou ainda mais baixo graças ao algoritmo da rede social.

Entendendo o algoritmo do Instagram

Assim como já acontecia no Facebook, rede social da mesma empresa, o Instagram passou a adotar um algoritmo que se baseia nos conteúdos que são mais importantes para o usuário (aparentemente ele não entende que se você segue um perfil é porque ele deve ser importante). Alguns dados que o Instagram considera como indicadores de interesse são:

– Número de curtidas;
– Interações (comentar, reagir, salvar, compartilhar);
– Horário da publicação;
– Frequência de interação entre os perfis;
– Assuntos de interesse;
– Constância;
– Atividades recentes;
– Frequência de uso;
– Tempo on-line na plataforma;
– Localização.

Estes indicadores são utilizados pelo Instagram na hora de mostrar conteúdo ao público. Mas isso não vale apenas para aqueles perfis que o usuário já segue. Cada vez mais a rede social quer que as pessoas descubram coisas ali dentro, dando mais espaço para aqueles perfis que você não segue, mas que possam lhe interessar – e preferencialmente que tenham pagado para aparecer.

Com base nisso, aumentar o alcance no Instagram pode até parecer uma tarefa simples. É só fazer com que as pessoas interajam mais com o meu perfil, certo? Sim, mas isso não é tão fácil. Para gerar interação, em primeiro lugar você deve aparecer para o seu público em meio ao bombardeio de publicações que ele já recebe no feed.

Sem contar que o Instagram vive mudando seu algoritmo para privilegiar os formatos que ele quer que “peguem”. Por exemplo, quando o Facebook não conseguiu comprar o Snapchat, lançou os Stories, uma ferramenta semelhante ao concorrente. Querendo que as pessoas usassem os Stories em vez do Snapchat, melhorou o alcance das publicações feitas naquele formato, deixando o feed em segundo plano. O resultado? Todo mundo correu para fazer Stories.

Um exemplo mais recente envolve o Reels, uma resposta ao sucesso do Tik Tok. Os vídeos curtos editados dentro do próprio Instagram deixaram feed e Stories para trás e hoje conseguem os melhores resultados de alcance. Em busca do alcance a qualquer custo, a pressa falou mais alto que a estratégia e muita gente fez vídeos de conteúdo questionável apenas para aparecer.

Saber usar as ferramentas que proporcionam os melhores resultados é fundamental, mas ter estratégia é ainda mais. Por exemplo, o Reels pode até ter o melhor alcance, mas em termos de conversão e alimentação de leads, ainda precisa mostrar resultado.

Dicas para melhorar o alcance do Instagram

Não existe fórmula mágica, horário perfeito ou formato certeiro. A única certeza que temos ao trabalhar com redes sociais é que o interesse do público muda, a ferramenta muda e se adaptar a todas estas turbulências é fundamental. Para ter uma estratégia duradoura de bons resultados no Instagram, fique de olho nestas dicas:

1. Estratégia acima de tudo

O que sustenta qualquer trabalho de Marketing, seja ele on ou off-line, é a estratégia. O algoritmo pode mudar e até mesmo a rede social, mas sempre tenha em mente quem é o seu público, a sua marca, a sua voz e aonde você quer chegar. As ferramentas disponibilizadas pelo Instagram devem refletir isso, e não o contrário. Estude quais conteúdos são mais adequados a cada formato e os utilize ao seu favor.

2. Humanize sua marca

Pessoas não gostam de se relacionar com marcas, elas gostam de se relacionar com pessoas. Por isso, humanize a forma com que você fala com o seu público. Algumas empresas tiveram experiências bem positivas com personagens, por exemplo. Mas isso, claro, tem que ser adequado ao tom de voz da marca e ao público com quem ela conversa. Não adianta pagar de jovem com um público mais conservador pois pode parecer forçado.

3. Incentive a interação

Chame o seu público para a conversa e permaneça nela. Comentários são um indicador bem importante na hora do algoritmo determinar a relevância de uma publicação. Aproveite também outras ferramentas de engajamento, como enquetes e quiz nos Stories. Ah! E claro: sempre responda as mensagens do seu público para fazer com que ele se sinta ouvido.

4. Atenção aos formatos de post

Reels são a bola da vez em termos de alcance, mas não é qualquer dancinha que vai dar resultado. Como falamos, pense na sua estratégia, no seu público e no que faz sentido para aquele formato. Apesar do post de feed ter sido deixado um pouco de lado desde o surgimento dos Stories, ele tem feito um retorno significativo com posts de carrossel, que podem ser salvos e lidos depois. A possibilidade de compartilhar posts de feed nos Stories também tem ajudado no retorno deste formato.

5. Crie conteúdos relevantes

Seja útil para o seu público. A tentação de apenas divulgar produtos é grande, mas isso deve ser apenas uma parte da sua estratégia. Pense: nem todos os seus seguidores estão prontos para a compra, diminuindo a eficiência destes posts, que só são úteis para aqueles leads devidamente nutridos. Para todos os outros no funil de vendas, lembre-se de fazer o trabalho de casa: despertar interesse, fornecer conteúdos úteis e construir a sua autoridade sobre o assunto. Pense menos no que a sua marca quer dizer e mais no que o seu público quer ouvir.

6. Seja constante e consistente com suas publicações

As recomendações do Facebook quanto à frequência de publicações são um tanto megalomaníacas, com direito a posts de feed, stories e reels em um volume muito mais alto do que a maioria das empresas de menor porte conseguiria suportar. Lembre-se: é preferível publicar com constância e consistência, mantendo a qualidade do conteúdo, do que só postar por postar. Trabalhe com um calendário editorial, sabendo quando será postado e qual conteúdo, e tente não furar. O Instagram entende perfis constantemente atualizados como mais importantes para seus usuários. Mas lembre-se: a rede social deve trabalhar por você e não o contrário.

7. Utilize hashtags com sabedoria

Hashtags podem aumentar a chance de um post ser encontrado quando um usuário efetua uma busca sobre aquele tema. Mas isso não significa que o seu post deva estar repleto delas, porque senão o Instagram considera aquele conteúdo spam. Utilize apenas aquelas que fazem sentido para o seu negócio e que conversem com a sua publicação. Lembre-se de nunca utilizar mais do que dez hashtags.

8. Utilize Instagram Business e patrocine conteúdos

Seria lindo um mundo em que todo post orgânico encontrasse o seu público, mas infelizmente isso não é a realidade. Utilizar o Instagram Business e patrocinar conteúdos estratégicos são uma forma de chegar ao seu público, mesmo que ele ainda não siga a sua marca. Com o uso correto do Gerenciador de Anúncios no Facebook, é possível personalizar quem é este público e visualizar seus resultados.

Dica bônus

Jamais compre seguidores no Instagram! Além de ser uma prática proibida pela rede social, que pode causar o cancelamento do perfil, também não é muito eficaz. Como já deu para entender, ter mais seguidores não significa alcançar mais pessoas. No caso de seguidores pagos, menos ainda, já que a maioria dos usuários são perfis falsos, às vezes de outros países, e que irão apenas inflar os números, não representando os seus clientes em potencial.

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