Novembro é um dos meses mais esperados pelo consumidor e pelo empresário. Mas com o aumento da demanda, também ocorre o aumento da concorrência. Desta forma, se faz cada vez mais necessário saber como destacar seu negócio com marketing digital para a Black Friday.
Para conseguir bons resultados no e-commerce, é preciso desenvolver estratégias que despertem o interesse do consumidor e que diferencie seu comércio dos concorrentes. Afinal, a sua loja virtual não deve ser apenas mais uma no mercado.
Marketing digital e Black Friday são melhores amigos!
É importante lembrar que durante a Black Friday, o cliente quer ter acesso a itens de interesse e exclusivos com um ótimo custo-benefício. Ou seja, o consumidor quer comprar aquele item que tanto deseja, mas por um preço bem em conta. Entretanto, não basta o seu comércio oferecer os melhores produtos com os melhores descontos se o cliente não conhece a sua loja on-line.
Por isso, apostar em estratégias de marketing digital para a Black Friday e preparar o e-commerce para a data é essencial. Continue lendo para descobrir algumas dicas incríveis que preparamos para você aplicar em seu negócio e vender muito mais na sexta-feira mais aguardada do ano.
1. Dados antigos são o caminho!
Caso você já tenha feito promoções para a Black Friday nos anos anteriores, reúna todos os dados que você tem guardado referentes às vendas concretizadas, taxa de rejeição, número total de acessos e número de acessos simultâneos, conversões, comportamento do consumidor, total vendido e lucro. Estes dados irão te ajudar a analisar e entender o que funcionou bem para o seu negócio e o que pode melhorar. Além disso, esta análise também irá apontar o caminho a seguir e prever as ações do e-commerce, permitindo antecipar-se às necessidades do consumidor.
2. Revise o SEO do seu site
Analise a estrutura do site, principalmente no que diz respeito a títulos, descrições de produtos, URLs e conteúdos relacionados. Garanta que em cada página esteja sendo utilizada a palavra-chave principal no título, nas descrições, nos subtítulos e na URL. Uma dica é pesquisar palavras-chave genéricas mais buscadas para o período e utilizá-las em conjunto com palavras-chave específicas, que estejam diretamente relacionadas ao segmento do seu e-commerce.
As estratégias de marketing digital para e-commerce são compostas pelo combo “marketing de conteúdo + técnicas de SEO”. Por isso, a criação do conteúdo deve estar alinhada aos princípios de SEO, capazes de contribuir com a visibilidade do site no Google. As palavras-chaves estratégicas também contribuem para atuar em áreas onde usuários estão mais direcionados e propensos a converter.
3. Redes sociais são essenciais
As redes sociais são suas fortes aliadas na Black Friday. Não é suficiente ter produtos de qualidade com preços atrativos, mas pecar na divulgação. A população está cada vez mais conectada, por isso, invista na divulgação das suas promoções no Facebook, Instagram e onde mais faz sentido para o público do seu negócio on-line.
4. Invista na sua loja virtual
Com o tráfego aumentado durante a Black Friday, pode acontecer de seu site ficar lento, travar ou pior, sair do ar, resultando em perda de negócios promissores. Portanto, é essencial garantir a estabilidade da plataforma do e-commerce. Certifique-se com o profissional da área se o site está adequado e conseguirá atuar com uma boa performance no período da promoção. Não deixe que problemas técnicos sejam um empecilho.
5. Anúncios Patrocinados podem te dar um boost!
O Google Adwords e o Facebook Ads podem te ajudar bastante na Black Friday. Promova suas ofertas e descontos para as pessoas que curtiram sua página no Facebook e Instagram e alcance novas para atrair mais público. Use a criatividade na hora de criar suas campanhas de anúncios e otimize-as, descartando os anúncios que não geram resultado.
6. Acompanhe a jornada de compra do cliente
Conhecer e entender a jornada que os usuários percorrem no seu e-commerce é essencial para compreender o que funciona, o que não funciona e o que ainda pode ser potencializado no seu negócio. Fique atento aos dados de abandono de carrinho e taxa de rejeição. Tenha em mente que a experiência do cliente é um dos aspectos mais importantes para garantir bons resultados não só na Black Friday, mas como em qualquer outra data.
Crie conteúdos que sejam verdadeiros e úteis, pensando em responder as possíveis dúvidas do consumidor e que deixem claras as informações sobre seu e-commerce e sobre os produtos. Estes conteúdos contribuem para que o cliente fique seguro ao fazer a compra, já que ele terá que escolher o produto à distância. Além disso, é importante também para evitar inseguranças relacionadas à chamada “black fraude”.
Uma dica é garantir que os seus canais de comunicação estejam integrados. Desta forma, você pode utilizar as redes sociais como “vitrines” para os produtos. Ainda, lembre-se de criar uma comunicação de Black Friday com antecedência para preparar seu público para a data.
Na era da tecnologia, o marketing digital deve andar de mãos dadas com o comércio. Mas a principal dica aqui é: planejamento é a chave. Comece a planejar suas estratégias de marketing digital para a Black Friday o quanto antes e garanta que seu e-commerce seja um sucesso nesta data!
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