O data-driven marketing é o marketing guiado por métricas inteligentes baseadas em dados. Ou seja, é tomar decisões estratégicas e obter insights baseados nos dados que foram gerados pelos mais de 75 bilhões de dispositivos inteligentes que são usados por pessoas ao redor do mundo.
Parece fácil, mas a prática não é tão simples assim. Qualquer campanha, por mais simples que seja, pode gerar milhões de combinações de indicadores e, é claro, pouco disso se consegue realmente analisar e utilizar para ações reais. O data-driven marketing vem para corrigir esta distorção entre teoria e prática.
Data-driven marketing é uma cultura
Este tipo de marketing vai além da adoção de novas ferramentas, já que envolve mudanças culturais, revisões de processos e aquisição de novos conhecimentos. Mesmo com o banco de dados com números reais e precisos, sem a cultura do data-driven, é comum que as informações sejam ignoradas e que a tomada de decisão seja baseada em preferências pessoais.
Um exemplo prático: um profissional que domina o LinkedIn, mas não tem habilidade com o Instagram, tem a tendência de incentivar o uso da sua mídia preferida, o LinkedIn no caso. Ou simplesmente porque pessoalmente tem simpatia com alguma mídia, acredita que o público-alvo tem o mesmo comportamento e torna este canal o centro da estratégia digital. O data-driven marketing evita este tipo de risco.
Por que aplicar o data-driven marketing?
Os benefícios do data-driven marketing vão muito além do aumento de vendas da empresa, sendo também percebidos pelo cliente. Quando você conhece e domina o seu público-alvo, consegue alcançar apenas quem está verdadeiramente interessado no que seu negócio oferece.
A partir da coleta e análise dos dados, é possível focar em comportamentos específicos dos consumidores e usar estas informações para ter certeza de que seu produto ou serviço tem chance de alcançá-los. Esta visão 360º do público-alvo permite a criação de campanhas personalizadas de acordo com a jornada do cliente, levando a resultados melhores.
Como usar os dados na estratégia?
A estratégia é o primeiro passo, já que sem ela, pode ser difícil pensar em como utilizar adequadamente os dados coletados dos clientes. Decidir por preferências, tendências ou método experimental é muito mais fácil. Então o primeiro passo é arregaçar as mangas e entender que vai dar mais trabalho no início. Depois de organizar os processos e praticar, a lógica é invertida e as decisões passam a ser aceleradas.
1. Construa relacionamentos reais
Um dos principais benefícios do data-driven marketing é a capacidade de criar e cultivar relacionamentos, que agregam valor tanto para a empresa quanto para o cliente.
Este tipo de marketing permite que os clientes se sintam mais conectados com a marca, pois eles podem interagir com os dispositivos escolhidos em qualquer plataforma e receber apenas as ofertas e as comunicações que são relevantes para eles. Para a empresa, a comunicação é mais eficaz e a passagem dos leads do topo do funil de vendas para a etapa de conversão se torna mais eficiente.
2. Encontre os clientes onde eles estão
O data-driven marketing permite que você descubra quais canais são mais eficazes ou os preferidos dos clientes da sua marca para, assim, entrar em contato com eles. Entretanto, é importante entender que o data-driven marketing vai além de uma simples análise de dados para indicar qual o melhor canal para abordar os seus clientes. Esta estratégia também fornece as informações sobre quando é melhor alcançar cada público-alvo, as ofertas mais eficazes para abordá-lo e a pessoa certa para fazê-lo.
3. Aprenda com os resultados e evolua
Uma coisa é certa: o marketing está sempre em evolução e as mudanças são constantes. Por isso, não se deve adotar uma única abordagem e chamá-la de correta.
Para fazer com que a estratégia seja data-driven, é necessário certificar-se de que os dados do público sejam incorporados e analisados para mensurar os resultados e, caso necessário, ajustar seus esforços. Se a campanha está funcionando, estude como você pode desenvolvê-la melhor para ter ainda mais êxito. Já quando não está funcionando, procure verificar como você pode alterá-la até que você comece a identificar uma melhoria.
4. Tenha a simplicidade como palavra-chave
Os dados disponíveis, tecnologias em constante desenvolvimento, novas ferramentas, métodos e processos podem dar a impressão de que estamos nos afogando com tanta informação. Por isso, é importante se manter focado no objetivo principal: aumentar o reconhecimento de sua marca e a sua base de clientes.
Aplicar o data-driven marketing significa trocar preferências e achismo pela realidade, por matemática. É um processo cultural e exige esforço, principalmente no início. A tecnologia é parte fundamental nesta transformação, já que o marketing digital está cada vez mais importante no sucesso das empresas.
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