Presença digital pode ser uma expressão até um pouco contraditória para muitos, mas faz todo sentido, especialmente para aqueles que estão começando e precisam construir estratégias de marketing digital do zero.

 Não basta estar presente, é preciso saber ser encontrado e se comunicar propriamente com o seu público no mundo digital, gerando reconhecimento de marca e engajamento junto aos seus atuais e futuros clientes.

Por isso, se seu negócio está apenas engatinhando, a Ferver ajuda você com a base para dar seus primeiros passos no mundo do marketing digital! Basta continuar lendo e descobrir o que você precisa para potencializar sua marca e ocupar seu devido espaço no mercado!

 

1º Passo: Definindo sua identidade visual

Uma identidade visual vai muito além de um simples e impactante logotipo, envolve também diversos outros elementos que precisam estar alinhados uns com os outros e, acima de tudo, com os valores estabelecidos pela empresa como seus guias.

Quando se elabora o marketing digital do zero, a imagem da marca é crucial e precisa refletir exatamente a persona do negócio, com padrões visuais claros e convergentes, para criar conexão, gerar uma rápida identificação por parte do público, sem confundi-lo. Veja abaixo como planejar sua identidade visual:

– Analise e estabeleça seu público-alvo;

– Baseado em seus valores, construa uma personalidade para a marca;

– Crie um logotipo exclusivo (“menos é mais” é sempre um bom conselho aqui!);

– Defina uma tipografia adequada e fácil de reproduzir;

– Encontre a melhor combinação de cores (ajuda estudar a psicologia das cores nesta etapa!);

– Estabeleça um estilo fotográfico e de ilustrações que representem bem o estilo da marca.

 

2º Passo: Construa seus canais

 É chegada a hora de criar seu perfil nos canais digitais mais relevantes para o seu negócio! Uma das primeiras etapas – e talvez a mais trabalhosa! – é a construção do seu site. Hoje, um site bem-organizado e responsivo funciona como um ponto físico comercial privilegiado: é ponto de referência para muitos e não apernas informa, como também atrai oportunidades de vendas.

Por isso, não pule estágios, apenas respire fundo e dedique-se a este planejamento essencial da sua página:

– Estabeleça claramente seus objetivos com o site: deseja expor e informar ou também vender e atender?

– Escolha uma equipe profissional para fazê-lo: uma agência como a Ferver entende de design, SEO, navegação do usuário, responsividade, entre outros processos cruciais para um bom site!

– Defina suas expectativas e prazos: manter o projeto evoluindo dentro do cronograma ajuda a garantir que próximos passos possam ser dados e outros objetivos definidos.

– Realize testes e revisões: experimentar todas as funcionalidades, campos, seções e páginas do site é importantíssimo antes mesmo de aprovar o projeto final. Revisar o conteúdo é obrigatório, evitando problemas de comunicação com o usuário.

Simultaneamente à construção do site, crie seus perfis nas redes sociais que mais possuem impacto em seu negócio, como Instagram, Facebook, TikTok, Linkedin, YouTube, entre outras. Não esqueça de alinhar a identidade visual e o conteúdo de todos estes canais, além de assegurar ao usuário que possa, de maneira fluida, transitar entre um e outro com facilidade e sem estranhezas.

 

3º Passo: Gere bons conteúdos

Este aqui é um grande diferencial: seu conteúdo. O grande objetivo de qualquer marca é conseguir gerar materiais relevantes e que engajem organicamente, ou seja, sem precisar investir dinheiro. É importante atentar-se não somente ao teor do que você publica, mas também seu formato e linguagem.

Para resultados consistentes começando um marketing digital do zero, é preciso elaborar conteúdo com dedicação e qualidade. Fique de olho em oportunidades do seu segmento específico, saiba o que o seu perfil de clientes está procurando no momento e adapte-se. A partir do momento que exista uma certa constância e resultados positivos surjam, é hora de investir em publicidade paga.

 

4º Passo: Faça anúncios no Google

Os anúncios pagos são aquela faísca, muitas vezes necessária para acender o fogo do seu público! Sabemos disso, pois somos especialistas em FERVER! Antes de colocar dinheiro em qualquer tipo de divulgação, reflita sobre o mercado, sobre seu posicionamento, sobre o trabalho e retorno que tem tido com as redes sociais e demais canais.

Não use campanhas mecanicamente, trace estratégias e pesquise bem suas palavras-chaves, aquelas que seu público mais utiliza para encontrá-lo nas buscas do Google. Nesta hora, ser o mais específico possível, pode ajudar! Além disso, capriche na segmentação da região, incluindo apenas aquelas que efetivamente consegue atender. Outros itens como público-alvo, idade e faixa de renda também são extremamente relevantes!

Antes de criar sua campanha no Google Ads, pense sobre:

– Seus objetivos de marketing: aumentar as vendas, gerar leads ou crescer em termos de visibilidade da marca?

– O tipo de campanha mais adequado: pesquisa, display, shopping ou vídeo?

– Como criar anúncios relevantes: utilize palavras-chave nos títulos e descrições, deixando clara a ação que o usuário precisa fazer e o que ele conseguirá com isso;

– Orçamento e lances: tenha um orçamento diário para suas campanhas e comece devagar, com lances baixos, aumentando gradualmente conforme os resultados;

– Como monitorar e analisar os dados de feedback: monitore seus dados regularmente e faça ajustes, caso necessário. As métricas de desempenho demonstram o sucesso da campanha e quais os pontos podem ser aperfeiçoados.

 

5º Passo: Anúncio nas redes sociais

Se você começou o marketing digital do zero, a boa notícia é: chegou a hora de dar seus passos no mundo do tráfego pago nas mídias sociais, como Instagram, Facebook e Linkedin. Não pegue atalhos, mantenha a seriedade e o profissionalismo, mesmo que seja o caminho mais longo e árduo.

– Não compre seguidores por aí, além de falsos (pois são apenas bots se passando por usuários), não engajam com seu conteúdo real. O Instagram determina quais posts mostrar para os usuários, levando em conta o engajamento e a relevância, fazendo com que o algoritmo da rede pare de mostrar suas postagens para pessoas reais, prejudicando o envolvimento orgânico também;

– Segmente seu público baseado em interesses, idade, localização e outros critérios relevantes para sua marca, exibindo seu anúncio para as pessoas certas.

– Atenção ao formato é tudo, defina o ideal para seu negócio e objetivo: imagens, vídeos, carrosséis e stories;

– Monitorar o engajamento, as impressões e as conversões para compreender sua situação é necessário, analise o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado.

– Se sua verba é limitada parte com um orçamento baixo e vá aumentando progressivamente, investindo de maneira mais segura e inteligente.

 

Passo Bônus: Monitorar para melhorar

Não espere completar uma maratona se você acabou de aprender a andar! Quando se inicia o marketing digital do zero, é preciso amadurecer esforços, seu planejamento, conhecer melhor o público e entender realmente o valor e o impacto que você pode ter na vida do cliente.

Sabendo disso, analisar seus resultados vai ser mais fácil e lógico. Usar as ferramentas corretas, como o Google Analytics, que oferece diversos insights e métricas, auxiliam a mensurar seu desempenho baseado em dados e realçando os pontos que precisam ser constantemente melhorados.

Uma boa receita pode não funcionar sempre, por isso, é preciso adaptabilidade e compromisso na entrega de uma boa experiência ao cliente, consequentemente, rendendo melhores resultados para sua marca!

 

Fale conosco e entenda como podemos te ajudar a traçar boas estratégias e fazer um marketing digital do zero DE MILHÕES! Venha Ferver com a gente!

 

Leia mais: 5 Estratégias de marketing digital para quem está começando.

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