No grande universo do marketing, é comum o uso de expressões em inglês para especificar as mais diversas funções, incluindo a do social media. Este termo se refere ao profissional responsável pelo planejamento de diversas atividades ligadas à conteúdo, como a criação de postagens para as mídias sociais, elaborando temas e descrições ideais para cada formato e perfil de clientes.
As empresas que já entenderam a importância de apostar nas mídias sociais como canal de comunicação, vendas e conexão com seus consumidores, precisam de um bom especialista de social media, com capacitação, versatilidade e adaptabilidade, pois neste meio as regras para atingir bons resultados podem mudar a qualquer momento!
A maioria das plataformas digitais hoje atuam também como mídias sociais, permitindo o compartilhamento de conteúdo e a interação entre usuários e marcas. Entre as grandes vantagens destes canais estão o imenso alcance de público que proporcionam, a facilidade e rapidez na comunicação, a viabilidade de promoção de novos negócios e a potencialização da criação de relacionamentos.
Neste sentido, o social media é de total relevância, pois compreende os objetivos da marca, relaciona-os com os projetos planejados e desenvolve ações de comunicação nas mídias sociais alinhadas com os consumidores em potencial, entendendo qual é o público ideal, quais meios e quais formatos são os mais indicados para “chegar lá” com consistência.
Além de saber sobre como alcançar resultados, é preciso interpretá-los, acompanhando métricas e recalculando a rota, sempre que necessário! Continue lendo e saiba mais sobre como o social media influencia as estratégias de marketing da empresa.
Características de um bom social media
Mais do que compreender sobre todas essas variáveis, uma das funções do social media é ser a grande ponte entre o cliente e a marca, capturando a atenção dos usuários. Para isso, estudar o comportamento do consumidor, entender sobre personalização e monitorar as interações provocadas por seu conteúdo são de extrema importância para mensurar a evolução dos resultados e se existe alguma melhoria a ser implantada.
Como se pode reparar, o trabalho deste profissional não consiste apenas em desenvolver, agendar e acompanhar postagens. É preciso uma visão estratégica e muito conhecimento sobre as diferentes e inúmeras possibilidades de atingir os objetivos da marca de maneira inteligente e eficiente, sem deixar para trás a postura ética.
Portanto, podemos dizer que ser um bom social media passa por:
– Definir uma boa persona;
– Estabelecer os melhores canais e formatos;
– Escolher ferramentas eficientes;
– Compreender o ambiente digital e o consumidor on-line;
– Saber interpretar métricas;
– Reforçar ou adaptar processos.
Os impactos do trabalho do social media
Quando o social media usa as estratégias de marketing bem consolidadas ao seu favor, ele aproveita todo o potencial das mídias sociais para alcançar os objetivos propostos, sejam eles: alavancar suas vendas, alcançar um novo público ou ainda mais pessoas, aumentar a fidelização, manter a confiança no produto ou serviço oferecido pela marca, entre muitas outras possibilidades.
Alguns dos impactos positivos que os esforços de social media podem (e deveriam) causar são:
- Um posicionamento de marca estratégico na esfera digital, acompanhando tendências;
- Mais tempo de qualidade para focar em outras atividades cruciais ao negócio;
- Atualizações referentes ao mercado e ao próprio público-alvo, como novos desejos e assuntos;
- Auxílio para desenvolver novas ideias e direcionamentos para a comunicação como um todo;
- Mais visibilidade para o negócio digital, atrelando a marca a uma personalidade mais moderna e bem-informada;
- Gera tráfego para outros canais, tanto on-line quanto off-line.
Aqui na Ferver compreendemos a importância do trabalho crucial do social media e como ele deve estar atrelado de maneira próxima ao planejamento de marketing. Converse conosco! Queremos saber mais sobre seu negócio e indicar as estratégias ideais para atingir seus objetivos, utilizando todo o potencial de diálogo e conexão que as mídias sociais proporcionam.
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