Não basta apenas ter o melhor produto e verba suficiente para divulgar a sua marca em qualquer veículo de comunicação. Se a sua mensagem não atingir o seu público e não gerar retorno, todo o esforço terá sido em vão. Por isso, fica aqui a pergunta: você realmente sabe com quem está falando?
O que define o Marketing não é só um layout bacana, uma frase “matadora” e um orçamento astronômico. Para que a estratégia dê certo é preciso conhecer o seu público. E isso vale tanto para a comunicação on-line como para a off-line.
Com a Internet e a expansão do Inbound Marketing, nunca foi tão essencial saber exatamente com quem você está lidando. Mas não se preocupe, nós temos aqui algumas dicas bem úteis na hora de se comunicar com o seu público.
1. Trace perfis
A não ser que você esteja lançando uma marca totalmente nova no mercado, você já tem um ótimo ponto de partida para entender quem é o seu público: os seus clientes. Se você ainda não possui clientes, vale aquela análise marota de quem são os seus concorrentes e quem faz parte da clientela deles. Uma técnica recomendada para conhecer e entender o seu público é a entrevista de buyer personas, que permite a identificação dos diferentes perfis de público.
2. Defina um público majoritário
Depois de conhecer quem faz parte do seu público, identifique qual o perfil predominante. Isso ajuda a definir as suas estratégias de comunicação, que irão atingir um volume maior de pessoas que possuem perfil semelhante ao do seu público.
3. Mas não se esqueça dos nichos
Para cada regra há uma exceção. E dependendo da solução que você oferece, podem existir várias. Por isso, mesmo que você possua um público majoritário, não deixe de se comunicar com os clientes que não se encaixam naquele perfil. Dependendo das movimentações de mercado, um dia esses nichos podem vir a ser o seu público majoritário, por isso, lembre-se de sempre dar a atenção a eles.
4. Entenda as dores do seu público
Agora que já sabemos quem compra o seu produto, precisamos descobrir o porquê. Mais do que produtos e serviços, a sua empresa trabalha com soluções. Estas soluções existem para suprir alguma necessidade, resolver algum problema. Ao entender exatamente que problemas são esses, você pode melhorar a sua comunicação para que mais pessoas, que passam pelos mesmos problemas, também conheçam a sua solução.
5. Saiba qual é a relação deles com a sua solução
Por que o seu público continua comprando o seu produto? Por que alguns mudam para a concorrência? Responder estas perguntas é fundamental para a continuidade do seu negócio. Desta forma, você conhece quais são os seus diferenciais e pontos de melhoria. Além de melhorar o seu produto, você pode trabalhar os seus pontos fortes e se destacar dos concorrentes.
6. Comunique-se onde o seu público está
Investir em conteúdo patrocinado no Facebook ou em um anúncio de meia página no jornal local? Tudo depende do seu público. Antes de escolher em qual mídia aparecer, é crucial saber que o seu público irá ver. Esta informação também pode ser obtida na entrevista de buyer personas, para entender melhor como o seu cliente chegou até você. De nada adianta fazer um outdoor numa rua em que ninguém passa, não é mesmo? Por isso, para escolher em que mídias você vai se comunicar tenha a certeza de que o seu público receberá a mensagem.
7. Fale o que ele quer ouvir, não o que você quer falar
Antes de comunicar qualquer coisa ao seu público coloque-se no lugar dele e se questione se a informação é útil e relevante para ele. Alguns acontecimentos são muito mais relevantes para o público interno do que para o seu público final, como uma confraternização de funcionários ou mudanças nas regras com fornecedores, por exemplo. Isso não significa que a empresa esteja proibida de divulgar ações de bastidores, que são muito úteis na hora de dar uma “cara” para a organização. Apenas não se esqueça de falar do que o seu público realmente quer saber.
Por que o seu público continua comprando o seu produto? Por que alguns mudam para a concorrência? Responder estas perguntas é fundamental para a continuidade do seu negócio.
8. Saiba ouvir
Para evitar que a sua marca fale sozinha por aí, ela precisa saber ouvir. Isso começa na entrevista de buyer personas e deve ser mantido de forma permanente, seja por formulário no site, comentários no Facebook ou até mesmo em caixinhas de sugestões. Se o seu público quer se comunicar com você, o mínimo que você pode fazer é ouvir. Muitas vezes surgem sugestões e problemas que ajudam a melhorar o seu produto e deixar muito mais clientes felizes.
9. Esteja disponível para responder
Abrir um canal de comunicação com o seu público não significa apenas empurrar conteúdo para ele. Como comentamos no item anterior, é preciso estar disposto a ouvir e, na maioria dos casos, a responder também. As redes sociais permitem maior proximidade entre clientes e marcas e a sua deve estar preparada para isso. Cada empresa adota a sua política de resposta, até porque existem demandas e naturezas de comentários bem diferentes. Mas algo que é inaceitável em todos os casos é deixar um cliente (ou cliente potencial) com dúvidas. Muitas vezes, este descaso é crucial para que a pessoa procure um concorrente que considere mais disponível.
10. Nunca deixe de encantar o seu público
Não basta apenas ter um bom produto no mercado e muitos clientes. Sempre pode aparecer um novo concorrente ou uma nova solução para o problema do seu público. Por isso, nunca deixe de encantá-lo. Seja com preços especiais, melhoria do produto ou atendimento realmente diferenciado. Conquistar clientes é um trabalho constante, que exige aperfeiçoamento e boa vontade. Não se contente em corresponder às expectativas do seu público. Esforce-se em superá-las!
Para melhorar a sua estratégia de comunicação com o público, conte com a Ferver.