Qualquer decisão ou ação da sua empresa deve levar em consideração todos os aspectos que a envolvem. Não adianta fazer um investimento sem levar em consideração a realidade financeira do negócio. Da mesma forma, não é saudável movimentar uma nova estratégia de divulgação sem que a equipe de vendas esteja preparada para abrigar a demanda, não é mesmo? Por isso o alinhamento estratégico é tão importante.
Na comunicação isto não é diferente: a empresa deve contar com uma mensagem alinhada em todas as suas esferas. Seja com funcionários, clientes, acionistas, comunidade e imprensa, a empresa não pode ter contradições no seu posicionamento. Confira abaixo quatro aspectos em que a comunicação deve estar estreitamente alinhada:
Identidade institucional
Quando se fala em identidade institucional não estamos falando apenas de logomarca. A sua empresa conta, por exemplo, com um manual de marca? Existe um direcionamento sobre cores e fontes que estão associados à empresa? Que tipos de imagens podem ser utilizadas em materiais institucionais? Esta padronização é fundamental para transmitir identidade e credibilidade a sua empresa. Qualquer material fora do padrão pode levantar suspeitas de que aquilo não se trata de algo oficial. Mas calma! Isso não significa que a sua marca deva ficar dentro de uma caixa e sem possibilidades de materiais mais criativos. O manual pode ser revisado para campanhas específicas e variar conforme o público a qual ele é destinado, por exemplo. Ter esta orientação garante que as pessoas identifiquem facilmente o que é relacionado a sua marca e o que não é.
Comunicação interna e externa
A filosofia da empresa deve estar presente tanto com as pessoas que trabalham nela como nos serviços prestados de forma externa. Sabe aquela definição de missão, visão e valores? Ela deve ser exercitada entre a sua equipe para que eles reproduzam os valores com clientes externos. Afinal, não adianta dizer que a empresa se importa com o cliente se o atendimento não reflete isso. Tudo deve ser alinhado para que as pessoas saibam o que esperar de determinada marca. Ah! E em situações de comunicados importantes ou gerenciamento de crises, busque sempre manter os seus colaboradores bem informados para evitar a disseminação de boatos dentro e fora da empresa. A sua equipe tem o direito de saber o que está acontecendo.
Marketing e vendas
A colaboração entre estes departamentos se dá de diferentes formas dependendo do porte e também da filosofia da empresa, mas é importante que estes profissionais trabalhem em conjunto. As estratégias de Marketing servem justamente para impulsionar as vendas, por isso é tão importante que os setores estejam alinhados. Com a evolução do funil de vendas, é como se o Marketing cruzasse a bola para que o vendedor faça o gol, por isso é tão importante que eles trabalhem em sintonia.
On-line e off-line
Engana-se quem pensa que o on-line substitui o off-line em tudo. Apesar de todas as possibilidades que o mundo digital tem a oferecer, as marcas ainda se relacionam com pessoas, que vivem no mundo de carne e osso. Para garantir que on e off trabalhem em sintonia, busque aliar a praticidade do mundo digital à pessoalidade do mundo analógico.
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