Quer relaxar depois do trabalho e ainda assim aprender algo para aplicar ao seu dia a dia? Separamos seis filmes obrigatórios para quem trabalha com Marketing que trazem lições valiosas para os profissionais da área. Confira:
1. À procura da felicidade
Baseado em uma história real, o filme narra a trajetória de Chris Gardner (Will Smith), um vendedor que perde a casa e a esposa e tenta uma nova carreira em um estágio não remunerado. Tudo isso com um filho pequeno para criar. Mesmo com tudo conspirando contra, a ambição, determinação e perseverança de Gardner servem de inspiração para qualquer profissional que se encontra em um momento difícil na carreira.
2. Mera coincidência
Mesmo tendo sido lançado há mais de 20 anos, o tema deste filme se mantém assustadoramente atual. Quando o presidente dos Estados Unidos vê sua reeleição ameaçada por um escândalo, a sua equipe de Marketing contrata um produtor de cinema para criar uma falsa guerra no leste europeu e desviar o foco da opinião pública. A farsa é estruturada meticulosamente como uma campanha de Marketing, criando as cenas a serem noticiadas, um herói nacional e até mesmo um jingle. Tudo isso para um objetivo bem definido: a reeleição do presidente.
3. Obrigado por fumar
Não se deixe levar pelo nome, este filme não é uma propaganda tabagista. Ainda assim, ele mostra um dos lados mais perigosos do Marketing: como direcionar um produto de tal forma que as pessoas acreditem no benefício dele, até mesmo no caso de produtos amplamente conhecidos como nocivos, como é o caso do cigarro. O filme ainda entra em questões como a força do lobby de certas indústrias e os dilemas éticos dos profissionais que nem sempre concordam com aquilo que estão promovendo.
4. A Rede Social
O Facebook é uma das maiores empresas da atualidade e é bem interessante saber um pouco sobre a origem desta rede social astronômica. Embora seja uma das empresas mais valiosas no mercado atualmente, desde o início o Facebook enfrenta altos e baixos, como as divergências entre seus fundadores e o crescimento à base de influências externas, que nem sempre são muito amigáveis. Ainda assim, é fascinante saber um pouco como pessoas tão jovens criaram uma das maiores potências da tecnologia atual.
5. Amor sem escalas
A relação deste filme com o Marketing pode não parecer muito clara no início, já que estamos falando de um profissional que ganha a vida viajando o país para demitir pessoas. Mas a coisa fica interessante quando Ryan Bingham (George Clooney) vê o seu emprego ameaçado por um novo modelo de demissões on-line, obrigando-o a se fixar em apenas um lugar. A dinâmica entre ele e a jovem colega Natalie (Anna Kendrick) representa bem o conflito de gerações que um mercado tão dinâmico como o de Marketing proporciona. E aqui estamos falando tanto da resistência dos veteranos a se adaptarem a novos modelos como da necessidade dos novos profissionais também aprenderem com quem está nesta há mais tempo.
6. Fome de poder
Nem sempre o McDonald’s foi esta potência mundial de fast food. No início era apenas uma lanchonete que tinha conseguido otimizar o atendimento como em uma linha de produção, entregando os lanches mais rapidamente. Quem transformou o estabelecimento no que ele é hoje foi um vendedor de máquinas de milk-shake que se envolveu no negócio e decidiu trabalhar com franquias. Embora seja uma história de sucesso, o filme levanta alguns questionamentos éticos sobre quando determinado limite deve ser excedido ou não.
Quer aprender mais sobre Marketing? Então confira o nosso post Como se manter atualizado em Marketing Digital.