Você sabe como anunciar na Internet sem irritar os usuários? O meio digital pode ser um ótimo espaço para direcionar anúncios ao seu público, porém, a utilização de meios invasivos está prejudicando a experiência on-line das pessoas, levando-as a utilizar bloqueadores de anúncios nos navegadores como Google Chrome.
Um levantamento divulgado recentemente pela GlobalWebIndex aponta que 47% dos usuários de Internet no mundo inteiro já utilizam algum tipo de bloqueador de anúncios. Este dado é assustador para quem anuncia na Internet, tanto em websites como em redes sociais como o Facebook e o Instagram.
Por que os usuários usam bloqueadores de anúncios?
Para entender por que as pessoas utilizam estes bloqueadores é preciso saber o que as pessoas consideram irritante em relação aos anúncios. Pense nos anúncios num meio off-line, com um grande outdoor bloqueando uma paisagem ou um carro de som que não deixa as pessoas conversarem em paz. Ninguém gosta de ter o seu espaço invadido e o mesmo acontece na Internet.
Dentre os principais motivos que levam as pessoas a utilizarem bloqueadores de anúncios podemos destacar cinco principais:
– Excesso de anúncios (48%);
– Anúncios são irritantes ou irrelevantes (47%);
– Anúncios são muito intrusivos (44%);
– Anúncios contêm vírus ou erros (38%);
– Anúncios ocupam muito espaço da tela (38%).
A boa notícia é que uma extensa pesquisa feita em 2018 pela Coalition for Better Ads mostrou que não são todos os tipos de anúncios que irritam os usuários. O estudo resultou em um relatório de boas práticas de anúncios on-line. Estas diretrizes estão norteando o Google a lançar o seu próprio bloqueador de anúncios, que funcionará somente naqueles considerados mais invasivos. A solução é um meio-termo que permite que anunciantes continuem divulgando on-line sem prejudicar a experiência dos usuários.
Como anunciar sem prejudicar a experiência dos usuários
Podemos dizer que utilizar o bom senso é o primeiro passo para conseguir anunciar sem invadir o espaço do usuário, mas como isso não é uma ciência exata, listamos algumas práticas que ajudam a melhorar os anúncios e deixar a sua marca mais simpática aos olhos dos internautas:
Formatos de anúncios: há alguns anúncios que são os mais detestados pelos usuários da Internet, tanto no desktop como no celular. Anúncios em vídeo com reprodução automática e áudio, anúncios prestitial (aquele que se sobrepõem ao site) com contagem regressiva, anúncios em pop-up e anúncios fixos grandes são os que mais irritam os usuários. A alternativa é adotar formatos menos invasivos, como um anúncio longo à direita, anúncio estático com imagem grande no topo e anúncio estático entre linhas.
Volume de anúncios na página: além dos formatos, algo que irrita os usuários neste assunto é o excesso de propaganda em uma página. E nem estamos falando apenas dos anúncios que ocupam a página inteira. Os usuários rejeitam páginas que tenham mais do que 30% da área coberta por publicidade, principalmente quando estamos falando de acesso via mobile.
Segmentação: se quase metade das pessoas considera que os anúncios sejam irrelevantes é melhor prestar atenção à segmentação do seu público. Entenda bem a sua audiência e o comportamento dela on-line para direcionar seus anúncios somente a quem interessa. Às vezes é melhor abrir mão do volume e garantir que a sua marca apareça somente para quem já está propenso a comprar dela. Se você possui um negócio local, por exemplo, cuide muito bem da segmentação geográfica para não queimar verba publicitária com quem mora longe.
Sabemos que pode parecer tentador anunciar nos formatos maiores e mais chamativos da Internet, porém, há uma forte tendência de que pessoas rejeitem cada vez mais marcas que anunciem desta forma. Não tem jeito: para reverter o crescimento dos bloqueadores de anúncios e ter mais chances de fazer o seu público ver o seu produto é melhor fazer anúncios que ele não queira bloquear.
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