grupos de Facebook

Se você está por dentro das mudanças anunciadas por Mark Zuckerberg sabe que os grupos de Facebook serão beneficiados nas próximas atualizações de algoritmos na rede social. A boa notícia é que a sua empresa pode se beneficiar deste recurso para manter e até mesmo melhorar o relacionamento com o seu público.

Desde 2018 o Facebook tem dado mais espaço aos grupos da rede social, principalmente após o escândalo envolvendo a Cambridge Analytica e a disseminação de fake news na web. A atualização do algoritmo privilegiou a disseminação mais contida de informação (na forma de grupos) e diminuiu o alcance orgânico das páginas convencionais, obrigando empresas a patrocinarem ainda mais seus conteúdos.

A tendência é de que os grupos sejam novamente privilegiados não apenas com algoritmos, mas com o próprio layout da nova versão do Facebook. Será mais fácil acessar as publicações dos grupos do que no modelo atual de feed principal da rede social, tornando os grupos uma ferramenta interessante para se relacionar com o público.

 

4 passos para marcas utilizarem grupos de Facebook

 

1. Crie um grupo para sua empresa ou área

Dentro da própria página é possível criar um grupo para ela. Ainda assim, é possível personalizá-lo, como em um grupo criado por um usuário. Você pode, inclusive, personalizar o nome do grupo, caso não queira deixar tão claro que ele pertence a sua marca. Se você tiver uma loja de equipamentos para bicicletas, por exemplo, pode criar um grupo de ciclistas e até mesmo associá-lo a uma cidade/região específica caso a sua atuação seja local.

 

2. Convide os seus seguidores e determine a abrangência do grupo

Ao criar o grupo você poderá determinar quão privado ele será. Você pode classificá-lo como público ou fechado. Em grupos públicos qualquer pessoa pode se adicionar e as publicações ficam visíveis a não-membros. Nos grupos fechados as informações de publicações ficam restritas aos membros. Os demais usuários só poderão ver o nome e quem o administra e apenas poderá entrar no grupo com convite ou por meio de uma solicitação, que será aprovada pelo administrador ou por algum membro que seja amigo daquele usuário na rede social.

Para início recomendamos que você convide os usuários que já curtem a página da sua empresa, pois já apresentam algum envolvimento com a marca. Quanto a fazer um grupo público ou privado vai depender da abrangência da sua marca e da sua estratégia de negócios, mas lembramos que grupos privados reforçam a ideia de nicho e exclusividade que muitos públicos procuram.

 

3. Mais relacionamento e menos alcance

O que é preciso deixar muito claro desde o início é que grupos não são a mesma coisa que páginas. A dinâmica é diferente e a expectativa do público em relação aos conteúdos também é outra. Enquanto as páginas buscam alcançar novos usuários e reforçar os já existentes por meio das publicações, a ideia do grupo é justamente ter um alcance mais restrito, mas com maior intensidade. Em vez de trabalhar alcance ele trabalha relacionamento. Portanto, entenda que o nível de comprometimento da marca tem que ser maior aqui para nutrir este público e atingir o nosso objetivo, que é o de melhorar o relacionamento.

 

4. Fale sobre a sua área, não sobre a sua marca

Este item é uma consequência do item anterior, mas que nem sempre é enxergado desta maneira. Quando falamos em trabalhar relacionamento estamos falando de criar ainda mais valor para o seu público, com debates e conteúdos relevantes. Ou seja, não fale apenas da sua marca! Publique conteúdos referentes ao seu setor e instigue a participação do seu público, converse com ele. Eventualmente publique os seus conteúdos de blog também. Conquiste o seu público por meio da autoridade e da confiança e não com propaganda. A ideia do grupo é justamente fugir dos anúncios e fazer conteúdo muito comercial pode afastar o seu público.

Saiba mais sobre as mudanças anunciadas para o Facebook e Instagram clicando neste link.

O que você quer procurar?

representatividade na publicidadeonde buscar conteúdo