Enquanto todos estão falando de crise, quem está falando da sua empresa?
No mercado e até nas rodas de bar não se fala em outra coisa: crise. Embora tratada como algo absolutamente negativo, ela pode (e deve) ser vista de acordo com a sua essência: um momento decisivo. Por “momento”, podemos ter certeza de que é algo que vai passar, e por “decisivo”, sabemos que haverá uma repercussão. Na medicina, a definição de “crise”, de acordo com o dicionário Michaelis é “Momento decisivo em uma doença, quando toma o rumo da melhora ou do desenlace fatal”. Ou seja, o desfecho pode ser benéfico.
Em boa parte das situações de crise é possível sim tomar uma atitude para reverter o quadro e transformá-lo em algo positivo. Em vez de sucumbir ao pessimismo, muitos empresários podem aproveitar o atual momento econômico para se reinventarem e se destacarem dentre a concorrência.
A lógica é simples: no futebol, se o seu time precisa desesperadamente marcar gols, você deixaria apenas os zagueiros em campo?
Isso não significa que o seu negócio precise ser completamente reformulado, às vezes basta adequar a linguagem para falar com o seu público. Um dos erros mais comuns em tempos de vacas magras é deixar de investir em comunicação. Embora compreensível, esse instinto de retração pode agravar ainda mais os resultados de sua empresa.
A lógica é simples: no futebol, se o seu time precisa desesperadamente marcar gols, você deixaria apenas os zagueiros em campo? Pode até te ajudar a não levar gols, mas não te leva ao resultado desejado. Isso porque o meio-campo e o ataque são parte da estratégia, e não apenas um apoio ao resto do time. Da mesma forma deve ser encarada a comunicação: como parte da estratégia do seu negócio e não apenas um apoio nas vendas.
O que pode ser feito diante da crise é conhecer ainda melhor o seu público e otimizar o seu investimento em comunicação. Para saber qual a melhor estratégia a adotar, nada melhor do que contar com profissionais e agências que saibam elaborar uma estratégia e plano de ação sob medida para as necessidades do seu negócio. Para conhecer melhor como a Ferver pode te ajudar em estratégias de comunicação, clique aqui.