Gerenciamento de marca

Quanto vale a sua marca? Se você não sabe esta resposta, não é o consumidor que irá saber. Um dos erros mais comuns ao direcionar investimentos em uma empresa é prezar somente pelo comercial e não cuidar do institucional. Um bom planejamento, investimento e manutenção da sua marca fortalece a sua empresa e garante vendas mais duradouras. Nós vamos explicar como isso é possível.

O primeiro passo para o gerenciamento de marca, também conhecido como branding, é criar uma identidade. Não apenas uma logomarca e slogan, mas também o propósito da marca: quem ela é no mercado, como ela se posiciona em relação a produto, atendimento ao consumidor e em relação à concorrência. Esta é uma etapa muito importante pois é o que vai definir o comportamento da sua marca por um bom tempo e influencia diretamente em como os consumidores irão enxergá-la.

Definida a “cara” da sua marca, é hora de trazer isto para o mercado. Mas não apenas na parte de comunicação, o seu produto deve refletir estes valores para que o consumidor concorde com você. Não basta apenas dizer que o seu produto é o melhor, mais bonito e inovador se o seu cliente não conseguir enxergar isso.

Além de garantir vendas mais duradouras, você contará com clientes que conseguem enxergar custo/benefício e evitará que o seu produto seja vendido apenas pelo leilão de ter um preço mais baixo.

A partir do momento em que você disser a que veio e os consumidores concordarem com você, eles passarão a enxergar o valor da marca sobre o valor do produto. Isto é ótimo para as vendas porque você cria um vínculo com o cliente, uma fidelidade a sua marca sem depender tanto de preço. Além de garantir vendas mais duradouras, você contará com clientes que conseguem enxergar custo/benefício e evitará que o seu produto seja vendido apenas pelo leilão de ter um preço mais baixo.

Vamos falar de um exemplo prático: uma pessoa que lava roupas em casa opta por comprar determinada marca de sabão em pó, que está no mercado há muitos anos e não é nem de longe a mais barata da prateleira. A escolha se dá pela confiança na marca: ela tem experiência de que aquela marca irá resolver o seu problema (lavar roupas) e não se importa em pagar mais caro por isso. Ela não está pagando somente pelo sabão em pó, mas sim, pela certeza de que o seu problema será resolvido. Uma observação: nós não citamos a marca do sabão em pó, mas você provavelmente já pensou em uma específica. Isso é ter uma marca forte.

Esta confiança é fundamental na fidelização dos seus clientes, garantindo vendas por mais tempo. As marcas que já estão bem consolidadas no mercado dificilmente veem o seu negócio ameaçado quando há uma crise econômica, por exemplo.

A crise mais ameaçadora acontece quando ela envolve a própria marca, por isso, a manutenção da identidade da sua marca deve ser feita constantemente. Garantir que a sua mensagem esteja sendo transmitida da forma correta envolve todos os aspectos de comunicação da empresa, desde anúncios impressos, comerciais, redes sociais, atendimento ao cliente, assessoria de imprensa, entre outros. Ter uma imagem sólida ajuda, inclusive, em gerenciamento de crise da marca.

Crie uma identidade sólida com a qual o seu público possa se relacionar. Conte com uma assessoria especializada para contar com um planejamento sólido e realista. 

Contar com uma identidade sólida e gerenciamento de marca não é exclusividade de empresas grandes. O ideal é já pensar nisso quando a sua empresa está dando os primeiros passos ou quer dar uma guinada nos negócios, para garantir que ela está indo no caminho certo e que o seu público crie esta identidade o quanto antes. Dependendo do engajamento dos seus clientes, eles próprios podem indicar os seus produtos para outras pessoas e ajudar o seu negócio a crescer.

Por isso, invista no institucional da sua empresa. Crie uma identidade sólida com a qual o seu público possa se relacionar. Conte com uma assessoria especializada para contar com um planejamento sólido e realista. Aqui na Ferver, não apenas gerenciamos as marcas dos nossos clientes, nós as vivemos no dia a dia. Por isso, conte conosco para garantir uma marca forte e vendas duradouras.

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