Se você trabalha com saúde ou no fornecimento de produtos desta área e promove o seu conteúdo nas redes sociais, já deve ter percebido que o Facebook está barrando anúncios de alguns posts. Isso acontece porque a empresa tem banido todos os conteúdos patrocinados que tenham relação com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Um dos critérios do Facebook na sua Política de Publicidade envolve o que eles chamam de “conteúdo controverso” e é nesta categoria que os anúncios relacionados à Covid-19 se enquadram. O que o Facebook quer dizer com conteúdo controverso envolve temas e figuras políticas ou a exploração de situações de crise, contexto em que a pandemia se encaixa.

Que tipos de conteúdo o Facebook está barrando

Além de qualquer tipo de conteúdo falso ou alarmante, que já é vetado permanentemente pela Política de Publicidade, o Facebook está proibindo três tipos principais de anúncios de conteúdo:

– Que demonstrem urgência por suprimentos e produtos relacionados à Covid-19;

– Que incitem o medo para promover suprimentos ou produtos relacionados à Covid-19;

– Que prometam prevenções contra a Covid-19.

Além deste tipo de conteúdo, o anúncio de qualquer um destes produtos está temporariamente banido, mesmo que não seja mencionada qualquer relação com a Covid-19:

– Máscaras de uso médico (máscaras cirúrgicas e N95);

– Máscaras que imitem máscaras de uso médico, como as de tecido, reutilizáveis;

– Outras máscaras relacionadas à Covid-19, como protetores de rosto, faixas e outras máscaras de uso prático que são colocadas sobre o rosto ou sobre a boca;

– Desinfetantes para as mãos e lenços para limpeza de superfícies;

– Kits de teste da Covid-19;

– Outros produtos que incluam qualquer dos produtos mencionados acima como brinde.

O Facebook, no entanto, diz que não está vetando anúncios relacionados a doações, mudança de horário de funcionamento, produtos relacionados a seguros (desde que não incitem medo), campanhas de reconhecimento de marca e os conteúdos com intenção de informar ou educar os consumidores, sem propósitos comerciais.

Ainda assim, mesmo com os conteúdos permitidos é preciso tomar certo cuidado. Por exemplo, se o seu conteúdo informativo envolve imagens com uso de máscara, seja por um modelo ou com orientações de como utilizá-la, é bem possível que na primeira análise os robôs do Facebook não entendam que se trata de um conteúdo informativo. Ao localizar a máscara ele pode interpretar que se trata do anúncio de um produto e vetar tal conteúdo.

Ter anúncios barrados não é bom para a sua página

Até aqui tudo bem, é só contestar a proibição do anúncio que em alguns dias o Facebook deve emitir um novo parecer. O problema disso é que a estratégia de Marketing acaba perdendo alguns dias em um conteúdo que em pouco tempo pode se mostrar desatualizado. Mas há uma consequência ainda mais grave: o Facebook está cada vez menos tolerante com a reincidência de anúncios barrados e mesmo com poucas campanhas vetadas consecutivamente ele pode bloquear o Gerenciador de Anúncios da página, impedindo qualquer tipo de conteúdo patrocinado tanto no Facebook como no Instagram. Em casos extremos, a própria página pode ser desativada.

Entender e estar atualizado quanto às políticas de uso do Facebook é um trabalho contínuo. Por isso, é tão importante contar com uma assessoria que possa orientá-lo quanto à melhor estratégia em cada momento. Nós da Ferver estamos à disposição para dar ainda mais força as suas campanhas on-line. Entre em contato.

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