12 Mitos e verdades do Marketing digital
Cada vez mais as empresas estão explorando todas as possibilidades que a Internet tem a oferecer. Isso é ótimo, pois permite que pequenos negócios tenham visibilidade e oportunidades que no mercado tradicional seria muito difícil alcançar. No entanto, por ser um campo muito recente, há muito desencontro de informações sobre Marketing digital. Por isso, listamos aqui alguns dos principais mitos e verdades que rondam as possibilidades do universo digital:
1. Marketing digital é barato
Parcialmente verdade
Colocamos este item em primeiro lugar justamente porque é o mais polêmico quando o assunto é Marketing digital. É necessário esclarecer que um investimento sólido em comunicação on-line exige tempo, conhecimento e profissionais que realmente saibam o que estão fazendo. Para contar com esse tipo de serviço, investimentos serão necessários. No entanto, o Marketing digital ainda pode ser considerado mais barato se comparado às mídias tradicionais, como anúncios em revistas e comerciais de TV. Quantas marcas você conhece que foram construídas com uma boa presença digital? E quantas delas talvez não teriam a possibilidade de crescer e aparecer há 20 anos? Claro que para chegar aonde estão estas marcas não deixaram o “sobrinho” fazer o site e postar no Facebook. Houve uma estratégia clara e muito esforço para alcançar este sucesso. E é claro, investimento.
2. A marca deve estar presente em todas as redes sociais
Mito
A verdade é simples: a sua empresa deve estar aonde o público dela está. Seus clientes e influenciadores de compra estão no Facebook? Crie uma página. Você vende produtos de forte apelo visual? Então talvez Instagram e Pinterest devam fazer parte da sua estratégia. Não se deixe levar pelos aplicativos “do momento”, pois nem sempre eles serão fortes aliados da sua empresa e da sua estratégia. Isso sem contar que muitos deles podem acabar não vingando e acabando no esquecimento. Se for para ter apenas um perfil em rede social que não recebe atualização, é melhor nem ter.
3. Ter um site responsivo é importante
Verdade
A regra do Google é clara: sites que não se adaptarem a diferentes dispositivos, como tablets e smartphones, terão a sua nota rebaixada nos mecanismos de busca. E não é preciso ser um gênio em SEO para saber que sites que não aparecem entre os primeiros resultados de busca do Google têm possibilidades mínimas de serem acessados. Se você não sabe se o seu site é responsivo, faça o teste: acesse-o por um smartphone, uma tela menor ou simplesmente diminua o tamanho da janela do seu navegador. Se ele não se adaptou ao novo tamanho, está na hora de fazer um novo site que seja responsivo.
4. E-mail marketing é uma forma eficiente de comunicação
Parcialmente verdade
Há muita discussão em torno da eficácia do uso de e-mail marketing nas estratégias digitais. Boa parte das pessoas tende a torcer o nariz para esta modalidade de comunicação quando se lembra dos spams recebidos com materiais que não são do interesse delas. No entanto, com a qualificação e segmentação de público, hoje em dia as pessoas se inscrevem para receber novidades e promoções via e-mail. Não é uma verdade absoluta para todas as marcas, mas quem oferece vantagens aos seus “assinantes” certamente colhe frutos deste tipo de comunicação. Há também estudos que apontam que 72% das pessoas preferem receber conteúdos promocionais por e-mail do que via redes sociais. Além disso, empresas que utilizam e-mail marketing para nutrir leads geram 50% mais contatos qualificados a um custo 35% menor. A sua empresa está entre elas?
5. Quanto mais curtidores no Facebook melhor
Mito
É o sonho de toda empresa ver o número de curtidores da sua página ultrapassar os milhares, senão, milhões de curtidores. Mas apenas ter muitas curtidas não significa que todas estas pessoas estejam vendo o seu material e, muito menos, consumindo o seu produto. Com o passar do tempo, as redes sociais mudam seus algoritmos para que as pessoas recebam apenas material que seja importante para elas. E como as redes sociais sabem qual material é importante? Pelo número de interações de determinado usuário com uma página. Por isso, mais importante do que ter muitos curtidores, é fazer com que eles se envolvam com o seu material. Isso pode ser feito por meio de curtidas em publicações, comentários e compartilhamentos. De nada adianta ir atrás de meios duvidosos para obter curtidores se eles não representam o seu público. Envolvimento é a palavra de ordem.
6. Inbound Marketing é só criar e-books
Mito
Para quem não está acostumado com o termo, o Inbound Marketing também é chamado de “Marketing de atração” porque tem a lógica contrária das estratégias convencionais, em que a empresa busca o cliente. No Inbound, é o público que vai atrás da sua marca porque ela traz informações relevantes para o consumidor. Essa “atração” é feita por meio da produção de conteúdo. Os e-books são apenas uma possibilidade dentre várias para produzir material relevante ao seu público. Este conteúdo pode ser apresentado na forma de posts em blogs, redes sociais, manuais, tutoriais, webinars e, é claro, os livros virtuais ou e-books.
7. Ter uma seção de blog é importante para o site
Verdade
Como acabamos de citar, blogs fazem parte da estratégia de produção de conteúdo, que é essencial para o Inbound Marketing. Já se foi o tempo em que os blogs eram diários virtuais. Hoje eles são uma forma simples e dinâmica de organizar material atualizável dentro de um site. Além da vantagem de oferecer conteúdo de qualidade para o público, a atualização constante de informações no seu site por meio do blog também faz com que ele chame mais a atenção do Google, que retribuirá o esforço com uma mãozinha no ranqueamento do seu site. O blog também é estratégico para o SEO porque pode utilizar as palavras-chave do seu negócio, o que também ajuda a aparecer entre os primeiros resultados do Google.
8. Eu devo usar as redes sociais principalmente para falar do meu produto
Mito
De forma geral, as pessoas não possuem aversão a marcas. No entanto, elas têm certa resistência à propaganda não solicitada. Por isso que o Marketing de conteúdo tem se fortalecido na Internet: as pessoas buscam informações relevantes e não apenas ofertas. Isso não quer dizer que você deve deixar de promover o seu produto, há espaço para isso sim. O segredo é conhecer bem com quem você está falando e equilibrar o que ele quer consumir com o que você quer promover. A partir do momento que você se torna uma fonte de informações relevantes, a sua marca se torna relevante para o seu público e ele ficará mais receptivo as suas ofertas. Não se esqueça que as redes sociais também são importantíssimas para construir relacionamento com os seus clientes.
9. O Facebook está morrendo
Mito
Sempre que uma nova rede social começa a mostrar força espalham-se os boatos de que o Facebook está com os dias contados. As apostas se baseiam no que aconteceu com o Orkut, que foi gradativamente substituído pela rede de Mark Zuckerberg. No entanto, o Facebook está em reformulação constante, baseado justamente no comportamento do seu usuário. Não, ele não deixará que as pessoas simplesmente se cansem dele e migrem pra rede da moda (não é à toa que o Instagram já é deles). Atualmente, há 1,7 bilhão de pessoas conectadas no Facebook no mundo inteiro. No Brasil são mais de 90 milhões de acessos de usuários por mês. Sim, 45% da população brasileira acessa o “Face” pelo menos uma vez por mês. Certamente ainda vale a pena ficar de olho no que a rede tem a oferecer, não é mesmo?
10. E-commerce só vale a pena para quem tem empresa grande
Mito
Quando falamos que o Marketing digital tornou os negócios mais acessíveis para novos empreendimentos também estamos falando de e-commerce. Por mais que grandes empresas detenham a maioria dos sites de compra atualmente, é cada vez maior o número de lojas virtuais menores. É claro que se você está pensando em abrir uma loja on-line será muito difícil concorrer diretamente com as grandes redes. Mas isso não é motivo para se desencorajar. Crie diferenciais para o seu negócio, como frete grátis e descontos especiais para primeira ou segunda compra. Certamente você alcançará um público bem mais amplo do que o de um comércio local.
11. É mais fácil mensurar resultados de campanha pela Internet do que pelas mídias convencionais
Verdade
Você sabe dizer com toda a certeza quantas pessoas viram um outdoor? Ou determinado comercial de TV? Por mais que existam pesquisas que apontem uma ideia geral de público, nenhuma é tão precisa quanto os relatórios de tráfego do site ou envolvimento em redes sociais, por exemplo. Eles são tão detalhados que mostram de onde vieram os acessos, qual o perfil do seu público e como ele se comporta em relação ao seu site ou página. Com este tipo de informação fica muito mais fácil direcionar o conteúdo para que o seu cliente se interesse ainda mais pela sua empresa e pelo seu produto e serviço.
12. Qualquer empresa pode obter resultados na Internet
Verdade
Depois de conhecer os principais mitos e verdades do universo do Marketing digital, dá pra ver que é sim possível que empresas de todos os tamanhos obtenham resultado com ferramentas on-line. Conforme falamos no início, há muito trabalho e estratégia por trás do sucesso na Internet, por isso, planeje-se e conte com agências e profissionais que conheçam bem este ramo. Não importa o tamanho da sua empresa: um bom trabalho on-line amplia as suas possibilidades de divulgar a sua marca, criar um relacionamento com os clientes e, é claro, obter resultados.
Quer saber melhor como o Marketing digital pode ajudar a sua marca? Então fale conosco.