O que é relevante para você? Com a enxurrada de informações que consumimos todos os dias está cada vez mais difícil chamar a atenção dos clientes. As marcas sentem isso: elas não só estão disputando o interesse do público com a concorrência, mas com todo tipo de conteúdo disponível nos meios de comunicação. É isso o que o Marketing de Conteúdo trabalha: a produção de material relevante e focado no que o seu público busca.
Não basta gritar aos quatro ventos que o seu produto é bom, é preciso provar. Não basta mais apenas vender, é preciso encantar. Se a sua marca ainda não trabalha com conteúdo como peça da sua estratégia, ela corre risco de se perder no turbilhão de informações que as pessoas recebem por dia.
Confira abaixo os principais motivos para começar a apostar em Marketing de Conteúdo o quanto antes:
1. Os clientes se baseiam em conteúdo para fechar a compra
Conforme comentamos, não basta apenas vender, é preciso encantar o seu cliente. Isso acontece porque as pessoas estão cada vez mais exigentes e chegam cada vez mais preparadas no momento de fechar uma compra. Cerca de 57% da jornada de compra é completada antes do comprador conversar com um vendedor. Se você não oferece subsídios para esta etapa do processo de compra, é grande a chance de ficar de fora da decisão.
Quanto melhor o conteúdo, maior a chance de ver a sua marca ser escolhida: segundo o DemandGen Report, 95% dos consumidores escolhem soluções de empresas que fornecem conteúdo que auxilia nas diferentes etapas do processo de compra. Isso também acaba ajudando a consolidar a sua marca no mercado, já que 60% dos consumidores veem de forma mais positiva uma marca da qual eles consumiram conteúdo.
Fontes: Corporate Executive Board, DemandGen Report, iMedia Connection
2. Os seus concorrentes provavelmente já estão fazendo
Caso o conteúdo ainda não faça parte da sua estratégia de marketing, é possível que você já esteja em desvantagem em relação à concorrência. Cerca de 70% das empresas no Brasil já utilizam Marketing de Conteúdo. E não pense que isso é privilégio de grandes corporações, nas empresas médias esse percentual sobe para 75%. Nas empresas da área de marketing o volume é de 80% (e se o próprio pessoal que trabalha com marketing aposta em conteúdo é porque realmente funciona).
Faça um exercício e pesquise as estratégias dos seus concorrentes. Se eles ainda não trabalham com Marketing de Conteúdo, esta é a oportunidade para se destacar. Se eles já estiverem explorando esta estratégia, não copie. Veja o que eles deixaram escapar e faça melhor.
Fonte: Content Trends | Rock Content
3. Ele pode se adequar a qualquer estratégia
Um dos principais erros das empresas é achar que não possuem conteúdo para oferecer ao consumidor. Pense nos diferentes perfis de clientes que você possui e quais problemas eles enfrentam para chegar na sua solução. Isso vale tanto para empresas que lidam com consumidor final como para aquelas que só vendem para outras empresas. Seja B2B ou B2C, estamos lidando com pessoas. Por mais que elas estejam falando em nome de uma empresa, estão lidando com problemas e consumindo conteúdo para resolvê-los.
Segundo a pesquisa State of Inbound 2015 da HubSpot, 75% das empresas B2B, B2C e organizações sem fins lucrativos de todo o mundo já adotam o Inbound Marketing (ou Marketing de Atração) como abordagem de marketing. Quando falamos em Inbound, estamos falando em atrair o cliente por meio do conteúdo. Ou seja: não importa o seu segmento e o seu público, sempre há conteúdo relevante a ser oferecido.
4. Gera melhor retorno sobre investimento
Mesmo com custos menores, se comparados a anúncios de TV, por exemplo, ainda é preciso investir em Marketing de Conteúdo para que ele seja feito de forma correta e gere resultado. A principal vantagem aqui, principalmente quando falamos em Internet, é ter mais controle sobre as métricas do retorno do investimento.
As empresas que nutrem os seus leads vendem, em média, 50% mais, a um custo 33% menor.
Por exemplo: você sabe quantas pessoas viram determinado outdoor na rua? E quantas destas realmente prestaram atenção ao que estava escrito? Por mais que existam estimativas, o número de pessoas impactadas por aquele anúncio permanece incerto. Já um e-mail marketing disparado com as ferramentas adequadas possibilita saber, pelo menos, quantas pessoas receberam a mensagem, quantas abriram e quantas clicaram no link. Assim fica muito mais fácil calcular quanto custou para a empresa fechar cada venda. No caso do e-mail marketing, 73% das empresas afirmam se tratar de uma ferramenta que gera retorno de investimento.
Além de ter maior controle sobre o investimento, o Marketing de Conteúdo permite que você nutra os seus contatos com informações relevantes, o que os deixa muito mais próximos de fechar a compra. As empresas que nutrem os seus leads vendem, em média, 50% mais, a um custo 33% menor. Um número expressivo se comparado aos dos contatos telefônicos (onde se enquadra o telemarketing). Estima-se que apenas 2% das ligações com fins comerciais resultem no agendamento de uma reunião.
Fontes: State of Marketing | Salesforce, Forrester Research e Leap Job.
5. Não sobrecarrega a sua equipe
Fazer Marketing de Conteúdo não é simples, mas também não deve gerar dor de cabeça para você e para a sua equipe. Nem todas as empresas podem contar com uma equipe de comunicação, preparada e atualizada para produzir conteúdo de qualidade. E nem precisam. Aqui na Ferver, por exemplo, contamos com uma equipe especializada em produzir textos facilmente localizáveis no Google, posts de alto engajamento em redes sociais e demais estratégias que impactem o seu público.
Segundo o Content Trends da Rock Content, empresas que aliam o conhecimento da equipe interna à terceirização da produção de conteúdo se consideram mais bem-sucedidas. Alie o seu conhecimento de mercado com a nossa experiência em comunicação e veja a sua marca se tornar cada vez mais relevante para o seu público.