Muitas marcas ainda têm alguma resistência quando o assunto é publicidade em games. Algumas não se identificam com o veículo ou acreditam que o seu público-alvo não esteja lá. Porém, o mercado gamer está em plena ascensão no Brasil e no mundo, e também ganhou um empurrãozinho extra durante a pandemia.

Segundo dados da PGB, cerca de 70% da população brasileira consome pelo menos um jogo eletrônico, e somente em 2020 esse número aumentou 7%. O país é líder na América Latina no mercado gamer, ocupando a 13ª posição no ranking mundial.

Globalmente, o número de pessoas que jogam videogames cresceu de 2,03 bilhões em 2015 para 2,96 bilhões em 2021 (sim, quase um bilhão de pessoas em seis anos), segundo um relatório da Newzoo, uma empresa de análise de jogos. A Newzoo estima que esse número deve chegar a 3,32 bilhões até 2024.

Mas com números tão expressivos, você deve estar se perguntando: onde estão todos esses jogadores?

Desconstruindo a ideia do gamer

Ao pensar numa pessoa que joga videogame, muitos ainda caem no estereótipo do adolescente isolado, com um super console ou PC, cadeira gamer e pouquíssima interação social. Essa noção até poderia ter algum fundamento lá pelos anos 1980 e 1990, mas o gamer do novo milênio mudou bastante.

Para se ter uma ideia, hoje em dia mais de 80% dos jogadores têm idades entre 20 e 49 anos. Nos Estados Unidos, cerca de 55% têm mais de 35 anos, segundo uma pesquisa da Nielsen. Além disso, atualmente as mulheres representam a maioria do público gamer, respondendo por 51% dele.

Se esses números estão lhe causando desconfiança, é possível que você não esteja considerando um fator crucial para toda essa inclusão: os jogos mobile. Hoje em dia qualquer pessoa com um smartphone tem acesso a uma infinidade de jogos on-line, afastando-se da noção de que é preciso investir em todo um aparato para ser um gamer de verdade.

Os perfis de quem joga em console ou PC pode ser bem diferente dos jogadores de mobile, que não são tão eventuais assim. Com mecanismos cada vez mais viciantes, as pessoas passam horas no celular não apenas nas redes sociais, elas também estão jogando e se expondo a mais uma possibilidade do meio: os anúncios em videogames.

Oportunidades para a publicidade em games

Agora que você já sabe que o mercado gamer é muito mais abrangente e que o seu público muito provavelmente está lá, é hora de conhecer melhor as possibilidades do meio. Segundo a Newzoo, o mercado global de jogos vale mais de US$ 175,8 bilhões — a América do Norte responde por 24% desse valor.

Nos Estados Unidos, a estimativa é de que as receitas de anúncios de jogos mobile cresçam de US$ 5,49 bilhões em 2021 para US$ 6,26 bilhões em 2022, segundo a eMarketer. A empresa ainda prevê que até 2024 esse valor seja de US$ 7,78 bilhões. Nada mal para aquele joguinho inocente com o qual você gosta de perder um tempinho, não?

Existem diversas possibilidades de anunciar nesses jogos, e as inserções dependerão bastante do formato em que serão veiculadas — PC, console ou mobile. Os anunciantes podem comprar banners, intersticiais (aqueles anúncios que aparecem quando se passa de fase) e até mesmo anunciar para a obtenção de recompensas.

A boa notícia é que o público gamer tem se mostrado bastante receptivo à publicidade dentro dos jogos, principalmente naqueles adquiridos gratuitamente. Uma pesquisa realizada pela IAB Brasil apontou que 66% dos entrevistados não se incomodam parcial ou totalmente com anúncios exibidos. Além disso, 74% dos jogadores costumam assistir a anúncios para obter recompensas no jogo.

Agora que você já sabe do potencial da publicidade em games, que tal colocar a sua marca pra jogo? Aqui na Ferver compartilhamos do seu propósito para traçar as melhores estratégias para o seu negócio. Vem dar play com a gente!

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