Vídeos, influenciadores, mobile… todas estas ferramentas já se consolidaram no meio digital ao longo dos últimos anos. Mas você sabe quais são as tendências de Marketing para 2022 além delas? Influências da pandemia e do cuidado cada vez maior com dados pessoais devem ditar as regras de como serão feitos negócios no ano que se inicia.

Para identificar as principais tendências do período, buscamos ir além de meras ferramentas ou daqueles movimentos de mercado que já estão mais do que consolidados, como mencionamos anteriormente. As tendências a seguir são reflexo de um comportamento mais abrangente e das exigências do consumidor que transcendem o ambiente digital.

1. Está mais do que na hora de fazer valer o seu propósito

Na correria do dia a dia muitas empresas acabam se dedicando ao operacional e nem sempre se lembram do seu propósito. Em algum momento do passado é bem possível que elas já tenham estabelecido a sua missão, visão e valores… mas será que estão colocando tais princípios em prática?

Saber qual é o propósito do negócio e colocá-lo em prática é muito mais do que ter uma página dedicada a isso no seu site, é o que deve nortear a empresa em todos os passos que ela der. E o mercado está cada vez mais atento a isso, inclusive cobrando posicionamentos mais incisivos e coerentes.

Por exemplo, vamos supor que a sua empresa tenha entre os valores as pessoas que lá trabalham. De que forma isso é exercido? Os colaboradores se sentem da mesma forma? Ou outro exemplo, a empresa diz ter compromisso com o desenvolvimento sustentável (algo cada vez mais cobrado pelo público): quais medidas ela está efetivamente tomando para operar desta maneira?

2. Comunicação inclusiva de verdade

A população dos consumidores sempre foi bem diversificada: com diferentes sexos, orientações sexuais, culturas, raças, tamanhos e valores. Porém, há até não muito tempo a comunicação seguia padrões muito restritos, principalmente na escolha de seus modelos e atores, que seguiam um perfil bem fechado. Ainda hoje isso acontece, mas felizmente cada vez mais marcas estão enxergando o seu público e permitindo que ele também se enxergue nos seus esforços de comunicação.

Mas vale lembrar: a inclusão não está apenas no casting das propagandas. Os seus produtos são inclusivos? Foram pensados em todos os públicos que ele pode atingir? Voltando ao item do propósito, de nada adianta se vender como uma empresa inclusiva e não praticar isso de fato.

3. Inteligência Artificial cada vez mais presente

Sim, estamos há mais de uma década falando do uso de inteligência artificial no Marketing, mas isso ainda parece pouco diante de todas as facilidades que ela pode proporcionar neste meio. Seja para otimizar anúncios, promover relatórios em tempo real ou até mesmo atender o seu cliente, os robôs estão cada vez mais espertos para cuidarem do operacional, tornando-se fundamentais na estratégia.

Na prática, pense em assistentes virtuais cada vez mais inteligentes, integrados com os avanços em SEO e chatbots cada vez mais resolutivos, sem precisar esperar que um atendente esteja disponível, e melhorando a experiência do cliente de forma geral.

4. Experiências híbridas

As barreiras entre o mundo físico e o virtual estão cada vez menores. Não se fala mais em uma diferença entre o real e o virtual, eles caminham cada vez mais para se tornar um só. Um catalisador para esta união foi a pandemia, que obrigou muitas pessoas e negócios a adotarem o digital com ainda mais afinco. Uma simples ida ao supermercado pode ter sua experiência melhorada com descontos exclusivos do aplicativo, por exemplo.

Outra experiência híbrida que tem surgido com a extensa crise de covid-19 é o de participar de eventos ou visitar locais fisicamente. No último ano, os shows transmitidos on-line, congressos virtuais e até mesmo visitas a museus mostraram que podem proporcionar uma experiência bem interessante sem a necessidade de a pessoa sair de casa. Isso pode expandir possibilidades para além dos limites geográficos. Pense: você pode visitar um museu francês de manhã, participar de uma palestra no Japão à tarde e assistir a um show dos Estados Unidos à noite.

5. Dados pessoais e uso de cookies

O uso de dados pessoais está cada vez centralizado nos direitos que a pessoa tem sobre aquelas informações. No Brasil já começou a vigorar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que acabará com o uso indiscriminado de informações pessoais sem o consentimento dos titulares – pelo menos este é o objetivo. Isso irá minar gradativamente algumas práticas mais incisivas de Marketing, como ligações telefônicas para oferecer produtos e o uso de mailing lists frias para enviar e-mail marketing.

Ou seja, as empresas terão cada vez mais responsabilidade sobre os dados que armazenam das pessoas, de como os utiliza e do que pode acontecer com eles. Vazamentos de bancos de dados têm causado cada vez mais dor de cabeça pelo seu uso por golpistas, e a LGPD vem para buscar maneiras de que as empresas aumentem a sua segurança quanto a estas informações, para evitar que elas caiam nas mãos erradas.

Ainda neste sentido, o Google anunciou que o seu navegador deixará de permitir o uso de cookies de terceiros para mostrar anúncios on-line. Isso obriga muitos profissionais de Marketing a repensarem o alcance a novos clientes no ambiente on-line, sendo responsáveis pelos próprios cookies. Isso pode até resultar em um alcance menor de usuários, mas com um público muito mais estratégico para o negócio.

O Marketing de Conteúdo tem se mostrado uma ferramenta já consolidada de se fazer negócios e em 2022 não será diferente. Seja no formato de vídeos, textos, podcasts, memes ou posts de influenciadores, ele é uma constante no que diz respeito a engajar o seu público e construir autoridade. Alinhe-o com estas tendências e tenha um 2022 de sucesso!

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