Além da preocupação com a pandemia de Covid-19 e com o medo da contaminação, as pessoas também estão receosas com a crise econômica que já toma forma no mundo inteiro. Ajudar o seu cliente a lidar com estas incertezas é uma forma de manter o vínculo com ele, transmitindo confiança e empatia em tempos tão difíceis.
Segundo o site Think with Google, somente na segunda semana de março de 2020 o aumento de buscas por “ajuda financeira” foi de 203% apenas nos Estados Unidos. Com os faturamentos de empresas diminuindo e o desemprego aumentando, boa parte da população já se sente afetada financeiramente pela pandemia – seja pela perda do emprego, redução da renda ou o medo de ficar desempregado.
Marcas têm um papel em ajudar seus clientes a passar por este momento, buscando despertar a confiança do público e se mostrar compreensivas diante dos problemas que as pessoas estão enfrentando. Confira a seguir três formas de contribuir com isso:
1.Empatia acima de tudo – cada um está travando algum tipo de batalha
Esta é a hora de mostrar compreensão à situação dos seus clientes. Por isso, uma dica é reforçar os canais de atendimento, sejam eles digitais ou telefônicos, para que o seu público tenha a possibilidade de resolver eventuais problemas de forma remota. Para as empresas do setor financeiro, é essencial facilitar a vida dos clientes, dando autonomia para que eles possam resolver seus assuntos por meio de aplicativo, sem a necessidade de deslocamento até uma agência.
2.Seja prestativo e informativo
Talvez a sua empresa não tenha muitas formas diretas de ajudar o público, mas pode ajudá-lo com informação. Utilize os canais digitais, como redes sociais e blog, para prestar informações úteis sobre o momento pelo qual estamos passando, principalmente no que disser respeito ao setor em que a empresa atua. Forneça dados e insights confiáveis e diante de qualquer mudança na forma de atendimento comunique ao seu cliente e mantenha-o atualizado.
3.Se possível, dê flexibilidade
Com as incertezas econômicas pelo qual o mundo passa, muitas pessoas já enfrentam dificuldade em pagar as contas e honrar suas dívidas. Se for viável para a sua empresa, negocie formas flexíveis para que os clientes possam efetuar seus pagamentos: maior prazo, parcelas menores, renegociação de juros, enfim, o que por possível e saudável para ambas as partes. Além de aumentar as chances da empresa receber a totalidade do valor devido, ainda que mais tarde do que o previsto, este tipo de abertura aumenta a confiança do cliente, que terá mais chances de querer comprar da sua marca no futuro.
Leia também: 7 Dicas do Google para Profissionais na crise do Coronavírus