Você já deve ter ouvido que se você continuar fazendo as mesmas coisas sempre alcançará o mesmo resultado. Por isso, se o seu objetivo é fazer a sua empresa crescer em 2021 será preciso agir diferente. E aqui a lição de casa é fazer a mudança de dentro para fora, repensando algumas estruturas e valores que acompanharam o negócio nos últimos anos.

O ano de 2020 deixou uma grande lição sobre a necessidade de se adaptar a novos cenários e as empresas que ignoraram isso estão entre as que passaram pelas maiores dificuldades. Com esta lição aprendida, é hora de olhar para o mercado e entender de verdade o que ele espera da sua empresa – e quando falamos de “mercado” não nos referimos apenas a clientes, mas a profissionais, concorrentes, fornecedores e a sociedade como um todo.

Alguns pontos da cultura organizacional devem ser revistos e melhorados para que a empresa esteja mais adequada ao momento que o mundo vive. A seguir, listamos alguns objetivos que devem ser levados em consideração na hora de querer melhorar a sua empresa neste ano:

1. Diversidade

Não há nada mais nocivo para a sobrevivência de uma empresa do que um grupo de profissionais homogêneo demais. Já ouviu aquela frase de que “toda unanimidade é burra”? A lógica vai mais ou menos por este caminho. Pessoas com perfis muito semelhantes pensarão apenas nas soluções conhecidas por elas e adequadas a sua realidade, o que muitas vezes deixa de lado outros grupos que nunca serão plenamente compreendidos e atendidos pela marca.

Quando falamos em diversidade estamos nos referindo a equipes com equidade de sexo, gênero, orientação sexual, raça, cor e até mesmo pessoas de outras localidades. Cada perfil “diferente” traz consigo uma visão única de mundo, enriquecendo o debate dentro da equipe e contribuindo com a criatividade para soluções inovadoras.

2. Sustentabilidade

É fato: o mundo está colapsando na oferta de recursos naturais e a única forma de reverter este cenário é assumindo responsabilidade e adotando ações mais sustentáveis. Cada segmento possui realidades e possibilidades muito distintas de contribuir neste sentido, por isso, avalie que atitudes podem ser adotadas pela corporação e pela equipe.

Podem ser ações simples, como troca de lâmpadas por modelos mais econômicos, incentivo ao uso de garrafas, canecas e copos reutilizáveis, substituição de documentos impressos por eletrônicos, uso de energia renovável, enfim, o que for possível dentro da sua realidade. Contribuir um pouco com um mundo sustentável é melhor do que não fazer nada a respeito.

3. Transparência

Uma empresa que age de forma transparente reforça o conceito de confiança com a sua equipe. Como resultado, os colaboradores trabalham mais felizes, seguros e motivados a participarem mais das decisões da empresa.

Uma cultura organizacional baseada na transparência e na confiança também precisa de possibilidades de comunicação para aproveitar o melhor que cada membro da equipe tem a contribuir. Duas formas simples de promover uma cultura mais transparente é compartilhar sucessos e desafios com todos, para que eles saibam qual é a situação real da empresa e se sintam responsáveis pelos resultados obtidos.

4. Humanidade

Apesar da tecnologia que dispomos hoje, e talvez por causa dela, as pessoas nunca cobraram tanto ser tratadas como seres humanos. Muitas empresas se deslumbram com as possibilidades de automação e se esquecem que o produto ou serviço vendido por elas serve para atender pessoas, em suas mais distintas necessidades.

Além disso, os humanos que também devem ser incluídos na equação são aqueles que trabalham para a própria empresa. Não tem segredo: não importa quantas máquinas ou sistemas uma empresa disponha, ela sempre precisará de humanos para fazer as coisas acontecerem de verdade.

Buscar humanidade em uma cultura organizacional não é negar ou rejeitar a tecnologia, muito pelo contrário, é aproveitá-la de forma que a experiência humana se torne melhor. Pessoas não são robôs e não respondem a estímulos da mesma forma, são seres complexos que precisam ser tratados de forma personalizada, acolhedora e estimulante.

5. Acessibilidade

Quantas pessoas a sua empresa pode estar excluindo sem perceber? Acessibilidade não tem apenas a ver com uma rampa para deficientes físicos, tem a ver com se mostrar aberto às mais diferentes necessidades das pessoas. Isso pode acontecer tanto no meio físico como no digital.

No Marketing Digital, por exemplo, o Google está cobrando que os sites se tornem cada vez mais acessíveis com a utilização de diferentes possibilidades de comunicação, como texto, áudio, legendas em vídeos, entre outros. Repense que medidas de acessibilidade a sua empresa ainda não adota e de que forma ela pode avançar neste sentido.

6. Responsabilidade social

Este item tem um pouco a ver com o da humanidade, porém, em um contexto mais amplo. A responsabilidade social da empresa pode se dar em várias pontas: desde olhar para as situações de vida de seus colaboradores, até a análise de fornecedores e parceiros que também estejam atentos a isso. As pessoas estão cada vez mais atentas às formas de trabalho das empresas e o impacto que causam na sociedade.

Um exemplo bem prático são os escândalos de marcas de roupa que têm parceiros e fornecedores que utilizam trabalho escravo. Ou seja, você não responde apenas pelo próprio ambiente de trabalho, mas de toda a sua cadeia de produção. Empresas não são mais vistas apenas como fontes de lucro para seus proprietários, elas têm responsabilidades com os empregos gerados por ela e sua interação com a sociedade.

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