tendências de Marketing Digital para 2019

As principais tendências de Marketing Digital para 2019 receberam um mural de aposta no RD Summit 2018, onde os participantes votaram no que eles acreditam ser as mais relevantes para o ano que se segue. Reunimos aqui as tendências com os maiores números de apostas para transformar o Marketing Digital da sua empresa em 2019:

1. Inteligência artificial

Não é de hoje que a inteligência artificial (IA) faz parte do mundo do Marketing, principalmente do digital. Mas com as constantes evoluções deste tipo de tecnologia, podemos afirmar que a IA será cada vez mais relevante nas nossas vidas. Em sua palestra no RD Summit, a escritora e professora Martha Gabriel apresentou uma pesquisa indicando que até 2060 todas as nossas profissões serão realizadas por robôs. Isso se deve à complexidade das inteligências, que estão evoluindo cada vez mais e adquirindo capacidade de aprendizagem de forma semelhante à mente humana. O segredo não é combater esta evolução, mas sim, apostar naquilo que nos torna humanos, no que a máquina não consegue atingir, como empatia, ética e emoção.

2. Micro influenciadores

Quando se fala em influenciadores muitas pessoas pensam em celebridades e blogueiros com milhões de seguidores. Mas, enquanto estas personalidades possam, sim, atingir um grande volume de pessoas, elas perdem em um fator: credibilidade. De forma geral, pessoas costumam confiar mais em pessoas próximas ao universo delas, “gente como a gente”. Na palestra de Mark Organ ele chegou a classificar os clientes como o novo departamento de Marketing das empresas. Pode parecer exagero, mas Organ tem seus argumentos: clientes satisfeitos e insatisfeitos têm muito a dizer sobre uma marca e a Internet está dando cada vez mais poderes a estes clientes. Ou você nunca foi buscar depoimentos de outras pessoas ao comprar algum produto ou serviço on-line? Cada cliente é um micro influenciador em potencial e a sua marca precisa estar atenta a este público.

3. Vídeos

Sim, eles apareceram nas listas de tendências nos últimos anos e se mantêm firmes e fortes entre as principais apostas dos profissionais de Marketing. Motivos não faltam: na hierarquia pela atenção do cérebro humano o movimento está em primeiro lugar, conforme explicou Tim Ash em sua palestra. Isso significa que, de todos os elementos que os seus olhos veem em uma tela, o que chamará mais atenção será aquele que estiver em movimento, como é o caso dos vídeos. Além disso, algoritmos de redes sociais como o Facebook e Instagram privilegiam conteúdos em formato de vídeo, seja no feed, nos Stories ou, ainda mais, nas transmissões ao vivo. Dica de ouro: nestas plataformas nunca se esqueça de produzir vídeos com legendas, já que a maioria das pessoas começam a assisti-los sem áudio.

4. Marketing de micro momentos

Este conceito nem sempre é conhecido por este nome, mas a sua empresa já se preocupa com o tal do Marketing de micro momentos. Para entender o que eles são, primeiro é preciso entender como a jornada de compra mudou e como a atenção das pessoas está dispersa ao utilizar a Internet, principalmente por meio do smartphone. Os micro momentos são aqueles momentos decisivos na jornada de compra em que a sua marca pode se destacar. Estes momentos são definidos a partir dos quatro desejos-chave do consumidor: eu quero saber, eu quero ir, eu quero comprar e eu quero fazer. Entendendo como a sua empresa pode aparecer para o consumidor nestes momentos é a chave do sucesso para aproveitar o Marketing de micro momentos. Isso pode envolver ferramentas de Marketing digital como SEO, anúncios segmentados e remarketing, por exemplo.

5. Realidade aumentada

Diferentemente da realidade virtual, a realidade aumentada utiliza o ambiente real para expandir este universo. O exemplo mais emblemático é o jogo Pokémon Go, que espalhava os monstrinhos do desenho no mundo real para que o jogador pudesse capturá-los. Mas as possibilidades da realidade aumentada já estão sendo aproveitadas para vendas, proporcionando experiências mais ricas aos clientes que pode ajudá-los a fechar a compra. Exemplos disso já são utilizados no mercado de móveis, com o aplicativo da Ikea que permite que o usuário decore o ambiente antes de comprar os produtos, e aplicativos e espelhos virtuais que permitem que as pessoas provem roupas sem precisar vesti-las. Embora ainda não exista uma adoção em massa de realidade aumentada, o eMarketer projeta um crescimento de 36% desta tecnologia em 2018 em relação ao ano anterior. Ou seja, em 2019 ela será ainda mais relevante.

6. Pesquisa e comandos por voz

Se você passou os últimos anos adequando o SEO do seu site para obter os melhores resultados no Google, pode acrescentar mais um item para otimizar na sua lista: comandos de voz. Na palestra de Maryna Hradovich sobre tendências de SEO para 2019 ela sinalizou que o mercado de buscas por voz será bilionário em 2025. Atualmente, ela apontou que 20% das pesquisas no Google já são feitas por voz e o número só tende a aumentar. Para começar a se adaptar a esta realidade é sempre necessário levar em consideração qual pergunta o seu usuário está fazendo ao Google e aparecer com uma resposta pronta para ele.

Embora algumas ferramentas de Marketing Digital estejam se aprimorando, como é o caso da inteligência artificial e da realidade aumentada, é importante se lembrar de que o Marketing ainda é feito por e para pessoas. Inovar é importante, mas mais do que nunca precisamos investir naquilo que máquina nenhuma terá: o aspecto humano.

Veja também: 8 Lições do RD Summit 2018

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