Quer melhorar os resultados do seu site em 2019? Ao longo do ano passado o Google fez uma série de aprimoramentos nos seus algoritmos, sempre visando à melhoria da experiência do usuário. Resumidamente, quem entender e se comunicar melhor com o seu público irá sair na frente. Mas para facilitar esta compreensão, separamos seis tendências para ficar de olho neste ano:
1. Melhore a autoridade do seu site
A atualização do algoritmo YMYL (Your Money Your Life) mexeu bastante com o desempenho de sites que envolvam assuntos de finanças e saúde. Sites entendidos como confiáveis melhoraram seus desempenhos, enquanto os considerados suspeitos pelo Google tiveram seus resultados derrubados. A tendência é de que essa valorização por sites confiáveis continue. Para resumir, o Google quer sites com bom EAT, sigla em inglês para Expertise / Autoridade / Confiabilidade. Há uma série de formas de melhorar o EAT do seu site, passando por construção de links e, claro, conteúdos de qualidade relacionados a pessoas com autoridade no assunto.
2. Cuidado com o link building
Como comentamos no item anterior, o EAT de um site está relacionado aos links associados a ele. Nos primórdios das técnicas de SEO muitos profissionais se preocuparam muito com o tal do link building, ou seja, de garantir que muitos sites apontassem para o seu domínio, acreditando que isso melhoraria o desempenho na busca do Google. Por um tempo isso pode até ter feito sentido, mas hoje o Google entende que não basta apenas ter o máximo de links apontando para o site, estes links devem vir de sites que tenham qualidade. Sabe aquele ditado “diga-me com quem andas que te direi quem és”? Para o Google funciona algo como “diga-me que sites apontam para o teu que te direi a qualidade da tua página”. Por isso, nada de “comprar” links em outros sites pensando que isso melhorará o desempenho do seu. Dependendo de quem estiver apontando para o seu site, pode até prejudicar o desempenho dele.
3. Arquitetura e conteúdo devem se ajudar
Além desta construção de links de qualidade apontando para o seu site, há dois fatores fundamentais para construir um bom SEO: arquitetura e conteúdo. Mas é importante frisar que estamos falando de um combo, já que um não funciona 100% sem o outro. Conforme frisou o consultor Pedro Dias em sua palestra no RD Summit 2018, “SEO não cria valor onde ele não existe”. Ou seja, de nada adianta investir pesado em arquitetura para SEO se o conteúdo não ajudar na construção da autoridade e no aproveitamento correto do uso de palavras-chave, por exemplo. O contrário também ocorre, já que não adianta ter um ótimo conteúdo que, aos olhos do Google, esteja “escondido” em uma arquitetura antiquada do site. As palavras podem até estar lá, mas os robôs do Google não conseguirão encontrá-las ou interpretá-las da forma correta.
4. Mobile ainda mais relevante
Lembra quando o algoritmo do Google passou a valorizar sites com design responsivo para mobile? Esta tendência não apenas permanece, como está ficando cada vez mais forte. Segundo o IBGE, 69% dos brasileiros acessam a Internet por meio do smartphone e esse número só tende a aumentar. Por isso, é importante prestar atenção em toda a experiência do usuário no seu site acessando pelo celular. Um exemplo disso é o tempo de carregamento do site. Segundo Maryna Hradovich da SEMrush, 70% das páginas de sites levam 7 segundos para carregar, mas 53% das pessoas saem de um site se ele levar mais do que 3 segundos para carregar no mobile, jogando a taxa de rejeição lá pra cima e o ranqueamento lá pra baixo.
5. Inteligência artificial e machine learning
Os robozinhos do Google valorizam sites que deem sentido à experiência do usuário. E eles tendem a ficar cada vez mais inteligentes. Isso significa menos espaço para hacks de ranqueamento e mais responsabilidade na hora de construir um site, levando em consideração a experiência do usuário. Prova desta evolução são os snippets na própria página de resultados do Google. Sabe quando você faz uma pergunta na barra de pesquisa e o próprio Google responde? Estas informações são chamadas de featured snippets e os algoritmos estão cada vez mais empenhados em valorizar os sites que forneçam estas informações de forma objetiva. É aí que entra o conteúdo holístico, que deve ter abrangência e profundidade ao mesmo tempo. Explicando de uma forma mais prática, o Google valoriza os sites que facilitem a localização desta resposta e que tenham conteúdo relevante para o usuário permanecer mais tempo no seu site.
6. Atenda a comandos de voz
Complementando a importância em facilitar o serviço dos robôs do Google, precisamos falar sobre o crescimento das pesquisas por comando de voz. Segundo Hradovich, atualmente uma em cada cinco pesquisas são feitas por comando de voz e este mercado deve se tornar bilionário até 2025. Para garantir que o seu site esteja preparado para embarcar nesta tendência é imprescindível facilitar a compreensão do Google sobre as respostas que ele procura. Lembre-se de que, principalmente pelo comando de voz, as pessoas costumam fazer perguntas diretas. As respostas são formuladas pelo Google da mesma forma que os snippets, ou seja, quanto mais clara a sua resposta para os robôs, melhores os resultados.
Agora que você já sabe um pouco sobre as tendências de SEO para 2019, conheça também as principais tendências de Marketing digital para este ano neste post. Comece a colocar em prática estas e outras tendências para ter uma estratégia vencedora em 2019. Entre em contato conosco e saiba como.