Criar uma estratégia nas redes sociais para a sua marca é um processo que demanda trabalho, conhecimento e muita paciência. Mas mesmo sendo trabalhosa, é ela que irá determinar o sucesso nesse canal de divulgação, por isso, jamais deve ser deixada de lado.
Porém, é preciso ter em mente que não é qualquer estratégia que será sinônimo de sucesso. E é justamente por isso que é tão importante que ela seja elaborada por quem entende do assunto: tanto das plataformas como do seu negócio.
Caso você ainda não esteja plenamente convencido da necessidade de uma estratégia de redes sociais, vamos destacar três motivos:
1. É a estratégia que irá definir os objetivos e expectativas realistas quanto às redes sociais;
2. Ela permite que você acompanhe o seu desempenho de acordo com os seus objetivos;
3. Ela permite comparações com a média do mercado, permitindo que você compreenda melhor qual o lugar da sua empresa nesse contexto.
Agora que você já sabe a importância de uma estratégia para as suas redes sociais, vamos guiá-lo em sete passos simples para começar a colocá-la em prática:
1. Defina quem é o seu público-alvo
Caso você ainda não saiba quem são os seus clientes, a hora de definir isso é agora. Comece pelo menos pelos dados demográficos, como idade, sexo e localização dos seus consumidores. Expanda o perfil para interesses, hobbies, ocupação e renda, por exemplo. Quanto mais informações e quanto mais você conseguir imaginar uma pessoa real a partir delas, melhor!
Feito isso, relacione esse público com o seu produto ou serviço. Quais são as dores e desafios dessas pessoas e de que forma você pode ajudá-las? Importante: essa não é a hora para se prender às exceções, comece por quem representa o seu maior volume de vendas.
2. Crie conteúdos úteis
Não adianta apenas falar do seu produto o tempo inteiro, empurrando-o para a compra. As redes sociais abrangem pessoas em diferentes etapas do funil de vendas e a maioria delas não está pronta para comprar. Ao fornecer conteúdo útil e relevante ao seu público, você começará a construir autoridade, posicionando-se como referência no assunto. Dessa forma os seus clientes em potencial se sentirão mais confiantes na hora de adquirir a sua solução.
3. Inclua um blog na sua estratégia
Mesmo fora das redes sociais, o blog auxilia a sua estratégia de sucesso dentro delas. Você pode redirecionar os seus seguidores para conteúdos mais detalhados no seu blog e até mesmo adaptar os textos que estão lá para formatos nativos das redes sociais, como galerias e vídeos curtos. Combinar os esforços do blog com as redes sociais tornará a sua estratégia de marketing de conteúdo mais poderosa, alcançando audiências ainda maiores.
4. Concentre-se nas redes que fazem sentido para você
Sim, redes sociais existem aos montes: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, Pinterest, LinkedIn e por aí vai. Dificilmente uma empresa conseguirá (e precisará) estar em todas elas. Caso você já tenha criado um perfil em todas, observe aquelas que estão realmente dando resultado e deixe de lado aquelas que não estão compensando o esforço.
Para quem está começando do zero, o Instagram pode ser um bom ponto de partida pela sua audiência abrangente. Porém, o ideal é verificar os perfis de usuários que compõem as audiências de cada uma delas e comparar com o seu público: se você entende que ele está naquela rede, a sua empresa precisa estar lá. Mesmo que surja uma nova rede, que parece estar “bombando”, avalie se ela está de acordo com o seu público antes de criar um perfil.
Dica de ouro: nunca deixe um perfil desatualizado em qualquer rede social. Caso você tenha criado uma conta para sua empresa em determinada rede e ela não se mostrou estratégica para a sua marca, é preferível excluir a página do que deixá-la desatualizada, pois isso transmite uma imagem de descaso a clientes em potencial.
5. Mantenha um calendário editorial
Esse é um dos principais erros que observamos nas estratégias de redes sociais: não utilizar um calendário editorial. Ele é importante não apenas para se planejar e produzir as publicações com antecedência, mas também para garantir a constância dos posts e não deixar a sua página desatualizada por muito tempo. Essa história de “vou postar quando tiver tempo” nunca dá muito certo pois não conta com a inteligência de um planejamento que leva em consideração os formatos, conteúdos e resultados esperados.
É crucial que o calendário seja elaborado com a realidade do negócio: não adianta querer postar todos os dias se a sua estrutura não permite isso. É preferível ter menos posts, só que estratégicos, do que uma infinidade de conteúdo irrelevante na sua página.
6. Acompanhe os seus resultados
Estratégia serve para alcançar um objetivo, por isso, acompanhe periodicamente os resultados das suas ações nas redes sociais. Estabeleça uma periodicidade para analisar esses dados e determine quais deles são relevantes para o momento do seu negócio: você quer novos seguidores? Aumentar o tráfego? Vender no seu e-commerce? Tudo isso é possível de ser mensurado para saber se a sua estratégia está dando certo.
7. Não tenha medo de fazer ajustes à sua estratégia
Saber como estão os resultados nas redes sociais tem uma função muito importante: melhorar a sua estratégia. Se os números estiverem de acordo com o esperado, será que não há espaço para crescer? Ou o contrário, o que você pode fazer para melhorar o desempenho das suas campanhas e publicações? Não tenha medo de se adaptar, o comportamento do público e os algoritmos mudam o tempo inteiro, então é natural que a sua estratégia precise ser repensada de tempos em tempos.
Aqui na Ferver desenvolvemos estratégias sob medida, de acordo com a realidade e os objetivos dos nossos clientes. Conte com a gente para turbinar os seus resultados nas redes sociais!
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