onde buscar conteúdo

Quando se fala em Marketing de Conteúdo a primeira ressalva de muitos gestores é justamente sobre o que escrever. Afinal, você sabe onde buscar conteúdo para as redes sociais?

Um dos principais erros de estratégia de conteúdo é querer focar apenas no comercial, ou seja, na divulgação de produtos e serviços. É claro que as redes sociais também são um ambiente para promover aquilo que você vende, no entanto, apenas dizer o quão bom é o seu produto não é o suficiente para estabelecer uma relação de confiança com o seu público.

Mas se você não for falar sobre os seus produtos, o que sobra? É com muita segurança que afirmamos: há um mundo de possibilidades. Mas para sair desta generalização, separamos algumas dicas de onde tirar conteúdo de qualidade para o seu blog e redes sociais:

1. Comentários e mensagens do seu público

Lembra da época de escola em que os professores incentivavam os alunos a tirarem dúvidas dizendo “a sua dúvida pode ser a do coleguinha”? Com redes sociais funciona de forma semelhante. Preste atenção às dúvidas e situações que a sua empresa enfrenta com os clientes todos os dias. Elas podem render bons assuntos para o seu público, respondendo a uma pergunta que muitas vezes pode estar na cabeça de várias pessoas.

2. Notícias relacionadas à área

Esteja sempre atualizado com as notícias referentes a sua área de atuação. Mesmo aquelas que parecem não ter relação direta com o seu produto podem despertar o interesse do seu público. O ideal é sempre partir da notícia geral e trazê-la para a sua realidade. Se os números vão bem no seu setor, por exemplo, por que não compartilhá-los com o seu público mostrando a sua solidez e animando os parceiros de negócios?

3. Sazonalidade natural de temas

Há alguns temas recorrentes todos os anos em algumas áreas, mas nem por isso eles devem ser deixados de lado. Por exemplo, uma empresa que lida com saúde pode dar dicas para proteger o sistema respiratório durante o inverno. Já uma empresa de seguros pode aproveitar o período de férias para reforçar a importância de um seguro residencial e também da contratação do seguro viagem.

4. Google Trends

O Google disponibiliza gratuitamente uma ferramenta para identificar tendências com base nos termos mais pesquisados na Internet. Com o Google Trends você pode jogar uma palavra-chave importante para a sua área, delimitar a área geográfica e o período de buscas para descobrir quais temas estão sendo mais comentados pelo seu público.

5. Fale do problema que o seu produto resolve

Esta é uma forma muito mais interessante para o seu público de falar para o seu produto. Em vez de focar apenas no produto em si e em todos os diferenciais que ele tem, pense no problema de mercado que ele resolve. Neste sentido vale produzir listas e tutoriais que poderão ajudar o seu público a resolver um problema e de quebra você tem uma boa desculpa para lembrá-lo que o seu produto está aí para ajudá-lo.

6. Informações de bastidores

Cada vez mais o público tem interesse em saber além dos produtos. Eles querem saber da personalidade das marcas, das pessoas que as movem. Neste movimento para a humanização de marcas e empresas, as informações de bastidores, do dia a dia, costumam fazer bastante sucesso nas redes sociais. Por isso, olhe para as atividades da sua empresa e identifique aquelas que vale a pena divulgar para os seus seguidores. Pode ser um café da manhã da equipe, um treinamento ou um curso que algum funcionário foi realizar. Isso fará com que a sua empresa seja vista de uma forma mais humana, conquistando a simpatia do seu público.

 

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