A comunicação interna e externa de uma empresa fazem parte da comunicação corporativa. Ela é fundamental para organizações de todos os portes, tanto da esfera pública como da privada. É por meio destas estratégias que marcas se posicionam e interagem com seus diferentes públicos.
Apesar dos nomes já deixarem bem claras as diferenças entre os dois tipos de comunicação, elas possuem peculiaridades que devem ser observadas, bem como diferentes ferramentas que alcancem seus públicos. Para compreender melhor quais são estas diferenças, confira uma breve definição de cada uma delas:
Comunicação externa: diz respeito aos públicos externos de uma empresa, que podem ser clientes, acionistas e a sociedade de forma geral. Os temas direcionados a estas pessoas costumam envolver a comunicação institucional, comercial, promoções e tudo o que contribua para melhorar a imagem da organização externamente e viabilize as vendas. Os canais utilizados para este tipo de comunicação podem ser: outdoor, comunicação impressa (flyer, folder), busdoor, anúncios de rádio e TV, site, blog e trabalho com redes sociais.
Comunicação interna: voltada ao público interno, os colaboradores da empresa. Pode envolver assuntos administrativos, comunicados internos, avisos sobre as atividades de trabalho e tudo o que ajude na troca de informações entre gestores e colaboradores e contribua com o dia a dia da organização e o bem-estar da equipe. Canais de comunicação interna podem envolver: informativos internos, intranet, jornal mural, TV corporativa, rádio interna, rede social corporativa e comunicados internos.
Por que é importante integrar comunicação interna e externa
Um equívoco é pensar que, por possuírem definições e públicos separados, a comunicação interna e externa pode ser feita de forma completamente separada. Com o planejamento adequado, as duas áreas devem ser trabalhadas de forma integrada para alcançar os melhores resultados.
Por exemplo, anúncios importantes da empresa, como ampliações ou recorde de faturamento, são informações que interessam tanto ao público interno como ao externo. Privilegiar esta informação ao público externo é um erro que pode prejudicar o clima dentro da empresa, fazendo com que os colaboradores não se sintam importantes no progresso da organização, além de deixar aquela sensação de ser o último a saber.
Mas não apenas as grandes notícias interessam a ambos os públicos. Comunicados corriqueiros, como mudanças no horário de funcionamento e feriados também devem ser tratados com a devida importância com os colaboradores e com o público externo – preferencialmente comunicando primeiro quem faz parte da sua empresa.
O que se faz internamente também pode ser de interesse dos seus clientes. Cada vez mais as pessoas se interessam pelos valores institucionais das marcas de quem elas compram, portanto, compartilhar ações internas pode ser uma ótima estratégia de mostrar a “cara” da empresa. Do outro lado, os colaboradores podem se sentir valorizados, por ganharem tal visibilidade do local onde trabalham, e mais motivados, por fazerem parte de algo maior do que os próprios empregos.
Incentivar a equipe a participar dos canais externos também é uma boa estratégia. Muitos dos colaboradores utilizam redes sociais. Convidá-los a acompanhar as publicações pode melhorar a percepção que eles têm de seu empregador.
O importante é lembrar que a sua empresa possui diferentes públicos e que todos são essenciais na sua estratégia de comunicação. Assuntos que interessam o seu público externo também são importantes para a sua equipe e vice-versa. Com planejamento e integração é possível aproveitar o melhor dos dois mundos e se comunicar assertivamente com todos eles.
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