Você já deve saber dos benefícios de uma boa comunicação interna em uma empresa. A boa notícia é que ela pode ficar ainda mais dinâmica, prática e eficiente através da rede social corporativa.

Esta ferramenta se inspira na usabilidade de redes sociais convencionais, como Facebook e Twitter, e é capaz de revolucionar o ambiente de trabalho. Trata-se de um canal digital de comunicação que permite aos líderes de uma organização recursos versáteis e flexíveis para se comunicar com a equipe.

A exemplo das redes sociais pessoais, cada colaborador tem um perfil com informações básicas de contato e do cargo dentro da empresa. Dependendo da hierarquia da própria organização, os usuários da rede social corporativa podem ter diferentes permissões e acessos a grupos restritos, como os que interessam a apenas um departamento, por exemplo. Mas atenção: é importante que todos os colaboradores possam se comunicar lá dentro e que a rede não vire apenas um mural de comunicados, mas sim, uma ferramenta de comunicação, troca de informações e de experiências.

A seguir apresentamos alguns dos principais benefícios de uma rede social corporativa para uma empresa:

1.Facilidade de comunicação

A rede social corporativa é uma ótima ferramenta para manter os colaboradores atualizados sobre o que acontece na empresa. Comunicados administrativos, como os que dizem respeito a horários de trabalho, código da conduta, solicitação de materiais etc. podem ser facilmente divulgados para toda a equipe, sem a necessidade de emissão de ofícios ou avisos em murais. Isso ajuda empresa e equipe a estarem alinhadas e em sintonia.

Normalmente esta é a primeira funcionalidade que vem à mente quando se pensa em rede social corporativa, mas ela não é (e nem deve) ser a única. A plataforma pode facilitar a comunicação horizontal, entre os próprios colaboradores. Desta forma, evitam-se ligações entre ramais – que muitas vezes interrompem o funcionário – e infinitas trocas de e-mails que poderiam ser facilmente resolvidas via mensagem na rede corporativa.

2.Manual do colaborador

Útil tanto para novos colaboradores para quem já é da casa, a existência de um manual acessível sobre a empresa é extremamente útil. Desta forma os colaboradores podem saber facilmente todos os convênios e benefícios disponibilizados por seus empregadores, evitando ligações ou visitas ao RH para tirar dúvidas simples.

Empresas também podem se utilizar da rede social corporativa para publicar o cardápio do dia, previsão do tempo, horário de transporte público e demais informações que interfiram no dia a dia de seus colaboradores.

3.Recrutamento interno e externo

Em muitos casos a melhor pessoa para desempenhar uma vaga em aberto já está na organização. Nestes casos a rede social corporativa é uma ótima ferramenta para permitir que os profissionais da própria equipe cresçam dentro da empresa ou enfrentem desafios em outra área. Dentro da rede é possível anunciar a vaga, quais são os requisitos, os objetivos e desafio do cargo, quem pode participar do processo seletivo, além de permitir o envio do currículo.

No caso do recrutamento externo, a ideia é divulgar vagas que possam ser preenchidas por profissionais que ainda não integrem o quadro de funcionários por meio de indicações. A própria referência de um colaborador já funciona como uma espécie de filtro para o tipo de candidatos que a vaga receberá, além de fazer com que os colaboradores se sintam parte da evolução da empresa.

4.Apresentação da empresa e cultura organizacional

O processo de onboarding pode ser facilitado com o auxílio de uma rede social corporativa. Claro que ela não substitui apresentações pessoais de equipe e de estrutura da empresa, mas ter um documento on-line com as principais dúvidas de um novo colaborador é extremamente útil e o ajuda a se sentir parte daquele ambiente.

Além disso, as empresas que possuem uma cultura organizacional sólida contam com mais este canal para difundir seus ideais e lembrar a equipe de seus valores. Por exemplo, se é uma empresa que presa pela sustentabilidade, esta ideia pode ser reforçada e incentivada por meio da rede social corporativa.

A ferramenta também é útil para unir a equipe em torno de desafios, gincanas, metas e eventos da própria empresa, como confraternizações. Tudo isso ajuda a criar um clima de unidade na cultura organizacional.

5.Integração de equipes

Empresas grandes, com várias unidades ou setores muito delimitados, podem enfrentar a falta de integração da sua equipe. Isso ocorre quando os colaboradores ficam muito focados na sua bolha, sem conhecer outros aspectos e pessoas que dividem o trabalho com ela.

A rede social corporativa diminui estas distâncias e desaparece com as divisórias, ao proporcionar um ambiente acolhedor para todos. Isso é importante não apenas para networking e melhor compreensão de diferentes realidades dentro da empresa, mas pode ajudar a fomentar amizades que mantenham os colaboradores motivados e engajados em seu ambiente de trabalho.

6.Engajamento da equipe

Dar acesso à equipe a informações sobre a empresa é uma forma de empoderar os colaboradores da empresa. Desta forma, eles se sentirão mais seguros e envolvidos nas rotinas e rumos da organização, podendo contribuir significativamente com soluções que nem sempre os diretores vislumbram.

A ferramenta também é uma ótima vitrine para que os profissionais de RH, gerentes e diretores enxerguem diferentes talentos e habilidades na equipe, podendo realocar e promover colaboradores a áreas e cargos em que eles serão melhor aproveitados.

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