O planejamento de uma empresa passa por diversos setores: financeiro, recursos humanos, marketing, operações, entre outros. A comunicação está presente em todos os tipos de negócio, mesmo quando não há um departamento específico para isso. E é justamente por isso que é essencial contar com um planejamento neste setor também.

O simples fato de disponibilizar um produto ou serviço já é uma forma de se comunicar, seja com o cliente, com fornecedores e até mesmo com os funcionários. Por isso, é essencial contar com uma estratégia de comunicação para garantir que a mensagem seja entregue da melhor forma possível ao público correto.

Conheça aqui os seis momentos em que a comunicação é particularmente essencial para uma empresa:

1. Crise econômica

“Em cada dificuldade, uma oportunidade”. É mais ou menos assim que funciona quando o mercado inteiro passa pelo período de vacas magras. Há aqueles que se retraem e aqueles que aproveitam o período para se destacar. Quando as finanças não vão bem, muitas empresas cortam as despesas. É aí que se encontra o erro: achar que comunicação é uma despesa. Uma estratégia de verdade em comunicação nunca é uma despesa, e sim, um investimento. É normal que o orçamento seja reduzido e é justamente por isso que é preciso repensar o planejamento nesta área. Descobrir quais formas de se comunicar realmente geram retorno para a empresa e apostar nelas. É justamente quando os concorrentes somem que a sua empresa pode se destacar e se fortalecer no mercado. Quem simplesmente deixa de investir em comunicação acaba perdendo a corrida e tem o sério risco de ver a sua marca ser esquecida pelo público.

2. Crise da marca

Ninguém quer que algum escândalo esteja associado a sua marca ou a sua empresa. Ainda assim, é necessário estar preparado para a possibilidade de isso acontecer. Em tempos em que qualquer pessoa pode ter a sua opinião disseminada através da Internet, uma falha pontual pode render uma grande polêmica nas redes sociais e causar sérios danos à reputação de uma marca. É aí que entra o gerenciamento de crise, que sempre envolve estratégias de comunicação. Até as empresas que optam por não se pronunciar estão adotando uma estratégia. O problema pode ser muito variado, por isso, é essencial adotar uma postura de comunicação que minimize os efeitos. Às vezes dialogar com algum cliente que detectou um problema é suficiente, em outros casos, é preciso convocar coletivas de imprensa e até mesmo mudar a estratégia de marketing de determinado produto. Em todas estas situações é crucial estar preparado e buscar uma solução assertiva.

3. Destacar-se da concorrência

A não ser que a sua empresa seja a única do segmento, é sempre bom estar de olho no que os concorrentes estão fazendo para não ser engolido por eles. Se eles apostam fortemente em comunicação, você não pode correr o risco de deixar a sua marca cair no esquecimento. É na propaganda e na publicidade que você tem a oportunidade de explorar os diferenciais do seu produto ou serviço e se destacar dos demais. Mesmo que a concorrência ainda não invista muito em comunicação, está aí uma grande oportunidade de tomar a dianteira e fazer com que a sua marca se torne referência.

4. Nova marca

Se você está abrindo uma nova empresa ou lançando uma nova marca, o mercado e o seu público precisarão saber disso, não é mesmo? A primeira impressão que uma marca passa aos seus clientes em potencial é crucial. Ela pode consagrar ou destruir o novo negócio rapidamente. Por isso, é essencial que o planejamento da comunicação seja feito em sintonia com a própria estratégia do negócio. Com um mercado cada vez mais competitivo e profissionalizado, não basta apenas criar a marca e esperar que as pessoas a descubram. A estratégia de comunicação deve atender exatamente às necessidades da nova marca através de direcionamento de público, linguagem e em quais veículos a mensagem será melhor distribuída e compreendida.

5. Novo produto

O mercado está cada vez mais volátil. O público tem novas demandas e as empresas estão inovando cada vez mais para atendê-las. Vamos supor que você já possui uma empresa consolidada, mas agora está querendo apostar em um novo produto ou segmento. Esta estratégia de comunicação é tão importante quanto lançar uma nova marca, afinal, ela pode ter um público diferente dos produtos que a sua empresa está habituada a vender. Somente este fator já é suficiente para planejar uma estratégia completamente diferente. É preciso também zelar pelos clientes que a sua empresa já tem e garantir que o novo produto não interfira no que eles já estão habituados a adquirir. Nem sempre o empréstimo de prestígio de uma marca para algo novo é garantido. É preciso trabalhar muito bem com a equipe de marketing e comunicação para garantir que o novo produto garanta a sua consolidação no mercado.

6. Cativar clientes

Por mais que a sua empresa já esteja consolidada no mercado e não sofra pressão da concorrência, ainda há o desafio diário de cativar e manter os seus clientes. No mundo dos negócios já está claro que custa muito menos manter um cliente do que conquistar um novo, por isso, o trabalho para que os compradores continuem optando pelo seu produto deve ser contínuo. Entregar um produto com qualidade já é boa parte do trabalho para manter o seu público feliz, mas há outros atrativos que a concorrência pode utilizar para atraí-lo, como preço mais baixo e atendimento mais ágil e atencioso. Por isso, todos os aspectos relacionados ao cliente passam também pela comunicação. Com as ações corretas associadas a um produto de qualidade, você pode conquistar um público tão fiel que ele próprio passa a divulgar e defender a sua marca.

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