As principais tendências de Marketing Digital para 2019 receberam um mural de aposta no RD Summit 2018, onde os participantes votaram no que eles acreditam ser as mais relevantes para o ano que se segue. Reunimos aqui as tendências com os maiores números de apostas para transformar o Marketing Digital da sua empresa em 2019:
1. Inteligência artificial
Não é de hoje que a inteligência artificial (IA) faz parte do mundo do Marketing, principalmente do digital. Mas com as constantes evoluções deste tipo de tecnologia, podemos afirmar que a IA será cada vez mais relevante nas nossas vidas. Em sua palestra no RD Summit, a escritora e professora Martha Gabriel apresentou uma pesquisa indicando que até 2060 todas as nossas profissões serão realizadas por robôs. Isso se deve à complexidade das inteligências, que estão evoluindo cada vez mais e adquirindo capacidade de aprendizagem de forma semelhante à mente humana. O segredo não é combater esta evolução, mas sim, apostar naquilo que nos torna humanos, no que a máquina não consegue atingir, como empatia, ética e emoção.
2. Micro influenciadores
Quando se fala em influenciadores muitas pessoas pensam em celebridades e blogueiros com milhões de seguidores. Mas, enquanto estas personalidades possam, sim, atingir um grande volume de pessoas, elas perdem em um fator: credibilidade. De forma geral, pessoas costumam confiar mais em pessoas próximas ao universo delas, “gente como a gente”. Na palestra de Mark Organ ele chegou a classificar os clientes como o novo departamento de Marketing das empresas. Pode parecer exagero, mas Organ tem seus argumentos: clientes satisfeitos e insatisfeitos têm muito a dizer sobre uma marca e a Internet está dando cada vez mais poderes a estes clientes. Ou você nunca foi buscar depoimentos de outras pessoas ao comprar algum produto ou serviço on-line? Cada cliente é um micro influenciador em potencial e a sua marca precisa estar atenta a este público.
3. Vídeos
Sim, eles apareceram nas listas de tendências nos últimos anos e se mantêm firmes e fortes entre as principais apostas dos profissionais de Marketing. Motivos não faltam: na hierarquia pela atenção do cérebro humano o movimento está em primeiro lugar, conforme explicou Tim Ash em sua palestra. Isso significa que, de todos os elementos que os seus olhos veem em uma tela, o que chamará mais atenção será aquele que estiver em movimento, como é o caso dos vídeos. Além disso, algoritmos de redes sociais como o Facebook e Instagram privilegiam conteúdos em formato de vídeo, seja no feed, nos Stories ou, ainda mais, nas transmissões ao vivo. Dica de ouro: nestas plataformas nunca se esqueça de produzir vídeos com legendas, já que a maioria das pessoas começam a assisti-los sem áudio.
4. Marketing de micro momentos
Este conceito nem sempre é conhecido por este nome, mas a sua empresa já se preocupa com o tal do Marketing de micro momentos. Para entender o que eles são, primeiro é preciso entender como a jornada de compra mudou e como a atenção das pessoas está dispersa ao utilizar a Internet, principalmente por meio do smartphone. Os micro momentos são aqueles momentos decisivos na jornada de compra em que a sua marca pode se destacar. Estes momentos são definidos a partir dos quatro desejos-chave do consumidor: eu quero saber, eu quero ir, eu quero comprar e eu quero fazer. Entendendo como a sua empresa pode aparecer para o consumidor nestes momentos é a chave do sucesso para aproveitar o Marketing de micro momentos. Isso pode envolver ferramentas de Marketing digital como SEO, anúncios segmentados e remarketing, por exemplo.
5. Realidade aumentada
Diferentemente da realidade virtual, a realidade aumentada utiliza o ambiente real para expandir este universo. O exemplo mais emblemático é o jogo Pokémon Go, que espalhava os monstrinhos do desenho no mundo real para que o jogador pudesse capturá-los. Mas as possibilidades da realidade aumentada já estão sendo aproveitadas para vendas, proporcionando experiências mais ricas aos clientes que pode ajudá-los a fechar a compra. Exemplos disso já são utilizados no mercado de móveis, com o aplicativo da Ikea que permite que o usuário decore o ambiente antes de comprar os produtos, e aplicativos e espelhos virtuais que permitem que as pessoas provem roupas sem precisar vesti-las. Embora ainda não exista uma adoção em massa de realidade aumentada, o eMarketer projeta um crescimento de 36% desta tecnologia em 2018 em relação ao ano anterior. Ou seja, em 2019 ela será ainda mais relevante.
6. Pesquisa e comandos por voz
Se você passou os últimos anos adequando o SEO do seu site para obter os melhores resultados no Google, pode acrescentar mais um item para otimizar na sua lista: comandos de voz. Na palestra de Maryna Hradovich sobre tendências de SEO para 2019 ela sinalizou que o mercado de buscas por voz será bilionário em 2025. Atualmente, ela apontou que 20% das pesquisas no Google já são feitas por voz e o número só tende a aumentar. Para começar a se adaptar a esta realidade é sempre necessário levar em consideração qual pergunta o seu usuário está fazendo ao Google e aparecer com uma resposta pronta para ele.
Embora algumas ferramentas de Marketing Digital estejam se aprimorando, como é o caso da inteligência artificial e da realidade aumentada, é importante se lembrar de que o Marketing ainda é feito por e para pessoas. Inovar é importante, mas mais do que nunca precisamos investir naquilo que máquina nenhuma terá: o aspecto humano.
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