Diversas variáveis influenciam nos resultados de um negócio e ter todas sob constante monitoramento pode ser um desafio. A análise de concorrência é uma dessas ferramentas importantes para acompanhar o mercado em que se está inserido e estar por dentro do que vem sendo disponibilizado, de que forma, para quem e quais são os diferenciais dos outros em relação ao que sua própria empresa tem a oferecer.

A análise de concorrência é uma prática recomendada em todas as fases do negócio, importante de ser realizada com critérios e constância. Assim, é possível identificar quem são seus concorrentes ao longo do tempo, monitorar histórico de ações de marketing utilizadas e analisar pontos fortes e fracos da sua marca.

Continue lendo este artigo e saiba melhor o que é a análise de concorrência, quais são as suas vantagens e como elaborar esta ferramenta, ajudando sua empresa a trilhar um caminho com mais informação, estratégia e, consequentemente, mais sucesso.

 

O que é a análise de concorrência?

Este tipo de estudo de mercado se dá através do registro de informações que permite que sua marca saiba quais são os produtos e serviços oferecidos pelos concorrentes. Mas não para por aí, pois também é possível observar como tem sido aplicadas as estratégias de marketing e venda nestas outras empresas, gerando como resultado uma comparação entre as melhores práticas, dando a oportunidade para sua marca explorar os pontos fracos dos concorrentes e conquistar o público-alvo através do seu próprio diferencial.

Se a sua ideia é estar à frente no mercado, a análise de concorrência precisa ser proativa, justamente para dar à marca o tempo necessário para agir e estar na liderança do segmento no qual atua. Com uma boa análise de concorrência estruturada é possível estudar o cenário de vendas, prever a oferta e a demanda junto ao público, ajustar a estratégia de negócios e otimizar sua comunicação.

 

Os benefícios da análise de concorrência para o negócio

Confira abaixo algumas das vantagens em manter um monitoramento da sua concorrência.

– Ameaças e oportunidades:

Saber quais são os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes não é o suficiente, é preciso comparar as informações com aquilo que seu próprio negócio tem feito. Assim, as conclusões sobre as suas ameaças e oportunidades podem render insights interessantes em relação ao seu posicionamento e a imagem de seus produtos e serviços no mercado.

 

– Identificar concorrentes diretos, indiretos e substitutos:

A análise de concorrência permite descobrir concorrentes novos e elaborar um histórico. Considere concorrentes: diretos, aqueles que vendem algo semelhante para um público parecido; indiretos, que vendem algo diferente, na mesma categoria, a um público semelhante; substitutos, os que vendem algo fora da sua categoria, mas que atendem à necessidade do seu cliente.

 

– Tendências no seu setor:

Pesquisar a concorrência proporciona dados sobre a movimentação no mercado e quais são as suas tendências. Lembrando que isto serve para que você adapte seu negócio de forma autêntica, sem copiar o que os outros têm feito. É preciso considerar seu próprio lugar no mercado e seu diferencial para obter melhores resultados e criar valor para seus clientes.

 

Veja como fazer a sua análise de concorrência

 Agora que já vimos o que é a análise de concorrência e quais são os benefícios em utilizá-la no seu processo de marketing, acompanhe como elaborar a sua própria ferramenta e como criar critérios de monitoramento constante.

 

 1 – Verifique quem são seus concorrentes

 Crie uma lista de concorrentes fazendo a si mesmo a seguinte pergunta: de quem seus clientes comprariam se não comprassem da sua marca? Um jeito fácil de iniciar essa tarefa é pesquisando por nome ou pela categoria do seu produto ou serviço no Google e desbravar os resultados. Leve em consideração empresas maiores e menores do que a sua e todos aqueles tipos de concorrentes que vimos anteriormente (diretos, indiretos e substitutos).

 

 2 – Elabore um documento para registrar sua pesquisa

 Antes de se aprofundar na análise, organize seus achados criando uma planilha ou algum outro tipo de documento para registrar seus resultados e impressões. Isso facilita a edição e a comparação através de recursos como gráficos e tabelas. É importante ir complementando este documento ao longo da pesquisa, incluindo outras categorias e dados.

 

 3 – Agrupe dados básicos e avance

 Em sua análise de concorrência é importante, primeiramente, listar as informações mais básicas, como localização, porte da empresa, site, redes sociais, artigos de notícias e demais resultados. Em seguida, fortaleça sua pesquisa com dados mais aprofundados, como: histórico da marca, público-alvo, entre outros.

 

 4 – Construa um perfil de seus concorrentes

 Estabeleça perfis de concorrência, acompanhando como se posicionam perante o cliente em suas comunicações on-line e off-line, que tipo de linguagem e tom de voz utilizam, quais são suas missões, visões e valores. Esta atividade permite visualizar que tipo de público-alvo estas empresas estão buscando e traçar uma comparação com seus próprios objetivos.

 

 5 – Estude quais são seus pontos fracos e fortes

 Analise o mix de marketing dos concorrentes:

– Produto (Como é diferente do seu? Resolve os mesmos problemas? Existem características melhores ou piores?);

– Preço (Qual é o tipo de precificação usada? Oferecem descontos ou vantagens? Impacta na percepção de qualidade?);

– Praça (Onde são vendidos os produtos? De que maneira, on-line ou fisicamente? Existem parcerias que viabilizem maior alcance?)

– Promoção (Como comunicam seus produtos? Quais canais utilizam e quais são bem ou malsucedidos? O que enfatizam em suas mensagens?)

 

Atualizar regularmente a análise de concorrência é essencial, pois o mercado está em constante transformação, apresentando novos critérios e fontes de pesquisa. De nada adianta estudar seus concorrentes se não puder compará-los com o que sua própria marca tem feito. Por isso, estude-se também! Para obter essa vantagem competitiva vinda da análise de concorrência é preciso que se esteja atento ao outro, sem perder o foco em si mesmo!

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