A primeira experiência com um produto ou serviço é essencial para estabelecer se haverá uma venda recorrente ou não, afinal, os consumidores não compram de uma marca apenas porque ela soluciona seus problemas, mas também, e principalmente, porque se conectam com o negócio em si.

Através dessa identificação entre o cliente com o que a marca oferece como um todo, é possível reforçar o relacionamento entre os dois para que ele volte a consumir o mesmo item ou experimente outros produtos e serviços. Estabelecer esta venda recorrente com o público que já conhece sua marca é extremamente positiva, tanto estratégica quanto economicamente.

Ao longo deste artigo, traremos algumas dicas sobre como garantir que os clientes voltem a comprar da sua marca e por que isso é tão relevante estrategicamente.

 

Por que a venda recorrente é importante?

 Trabalhar para que seus clientes atuais se tornem fiéis, gerando mais venda recorrente, é muito mais sustentável do que atrair novos consumidores. Os números de estudos de marketing não mentem e apontam que:

– Converter um cliente novo tem uma taxa de sucesso de 5 a 20%, enquanto o foco na venda recorrente pode gerar de 60 a 70% de chances de sucesso;

– Atrair um novo cliente tem um custo cinco vezes mais alto do que o processo de transformar um consumidor em um cliente recorrente;

– Ao reter apenas 5% a mais de clientes pode significar um lucro 25% a 95% maior;

– Clientes fidelizados tendem a gastar 67% mais do que novos clientes;

– Empresas que trabalham com a retenção consolidada de clientes, apresentam 82% de economia nos processos.

É claro que a atração de novos clientes oxigena seu negócio e é essencial para a evolução da marca e de seus resultados, no entanto, também é indicado que a venda recorrente seja sempre reforçada, tornando toda a metodologia de persuasão, atração e comercialização muito menos desgastante e mais duradoura.

Mas o que será necessário para construir laços fortes e estabelecer um relacionamento baseado na fidelização? Engajar o público-alvo a considerar sua marca a cada necessidade ou desejo requer pesquisa, análise, esforço e estratégia.

 

Dicas para reforçar o relacionamento e garantir a venda recorrente

Sim, estimular a venda recorrente e a fidelização do cliente pode ser trabalhoso e ter o seu preço, porém os benefícios obtidos a longo prazo certamente valem a pena. As ações de marketing são pensadas de maneira diferente e adaptada quando se trata de um público que já é consumidor. Para isso, é preciso entender o cliente, saber o que ele pensa a respeito do seu produto ou serviço, compreender como foi a experiência individual de compra e de uso, além de saber se comunicar com consistência e assertividade.

 

Confira algumas dicas abaixo:

 

  1. Identifique seu público-alvo, respectivos comportamentos e preferências

 Para estabelecer uma venda recorrente, leve em consideração os dados básicos do seu cliente, como: faixa etária, gênero, escolaridade e renda. Além disso, esteja por dentro de visões específicas, como crenças, valores, estilo de vida, preocupações e motivações. É essencial identificar como seu público deseja entrar em contato ou ser abordado, por qual canal e com que tipo de tom e linguagem. O perfil do consumidor tende a evoluir, assim como seus interesses e hábitos ao longo do tempo, por isso, é necessário que se mantenha sempre ativo este monitoramento, se adequando sempre que preciso.

 

  1. Proporcione uma experiência fácil e agradável de compra

 Quanto mais os consumidores tiverem uma jornada de compra e de uso fluída e descomplicada, as chances de a venda recorrente tornar-se frequente serão muito maiores. O cliente precisa encontrar o que procura rapidamente e de maneira simples, por isso, garantir acessibilidade, navegabilidade, acesso a informações importantes e suporte para esclarecer dúvidas é essencial! Além disso, o básico não pode ser relevado, como mostrar seus produtos ou serviços com características, diferenciais e preços. Quanto mais flexíveis forem as formas de pagamento e mais descontos em recorrência houver, maiores as probabilidades de a compra ser considerada.

 

  1. Ofereça um programa de fidelidade com vantagens reais

 Certos empurrõezinhos também ajudam a aumentar as chances da venda recorrente, como programas de fidelidade, por exemplo. Proporcionar ao cliente atual descontos, gratuidades, brindes ou acesso diferenciado aos seus produtos ou serviços faz com que ele se sinta valorizado e conectado ao propósito da sua marca, como um membro pertencente ao grupo. É preciso estruturar o programa para que o consumidor se sinta VIP, incentivando uma participação simples de compreender e estabelecendo recompensas acessíveis. Neste sentido, a personalização é tudo: faça seu cliente recorrente sentir que é prioridade.

 

  1. Mantenha a chama do relacionamento acesa com uma comunicação focada

 Estar disponível e atento às necessidades e desejos do cliente é fundamental para estabelecer uma relação consolidada e uma futura venda recorrente. Isto pode ser feito através de mensagens de e-mail, de celular ou no próprio direct de redes sociais. Sua marca pode aproveitar sistemas de automação de marketing para disparar conteúdos personalizados com descontos, por exemplo. Conte ao cliente quais são seus produtos mais vendidos ou divulgue os que estão relacionados com as suas compras anteriores. É possível também enviar mensagens especiais de boas-vindas, de datas comemorativas e lembretes sobre promoções exclusivas.

 

  1. Esteja atento ao feedback de seus consumidores

Para criar um hábito de venda recorrente em seus clientes, não é possível apenas achar que sabe o que os eles pensam, é necessário ter, de fato, dados que comprovem a sua satisfação. Quando o consumidor entende que é reconhecido e que sua opinião tem valor, é mais fácil que se mantenha leal à marca. Por isso, obter o feedback do seu público é essencial para descobrir o que eles gostam em seus produtos ou serviços, o que acham dos seus concorrentes e em quais pontos sua marca pode melhorar. A pesquisa de satisfação, independentemente da sua forma, fornece dados para que seu negócio evolua, atendendo às necessidades dos seus clientes de maneira mais assertiva.

Desenvolver um relacionamento baseado na fidelidade e na venda recorrente pode ser desafiador para um negócio que já possui diversas outras variáveis para controlar. A fidelização do cliente não pode ser deixada de lado, por isso, conte com a Ferver para construir junto com você as estratégias de comunicação com o seu cliente atual!

 

Converse conosco e saiba como podemos esquentar o seu negócio, melhorando seus resultados através dos nossos serviços.

 

Leia mais: Como descobrir qual é o público-alvo do seu negócio?

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