A notícia de que o Facebook passaria a dar preferência aos posts de amigos e parentes gerou um grande alvoroço em empresas que dependem da rede social para promover seus negócios e notícias. O argumento da empresa de Mark Zuckerberg é de que esta é uma resposta aos próprios usuários do Facebook que, em pesquisa, relataram que queriam saber mais de seus amigos e familiares do que de páginas de empresas.
Por um lado, quem trabalha com a rede social se sentiu apunhalado pelas costas, já que o Facebook abriu as portas como ferramenta de divulgação. Por outro, a empresa nada mais fez do que ouvir o seu público e se manter viva, antes que os usuários migrassem para outras redes sociais.
O recado que o Facebook está dando não é para a sua empresa desistir dele, mas de que ela precisará cada vez mais falar a língua do seu público e gerar engajamento com ele. Não é de hoje que o número de curtidores de uma página deixou de ser sinônimo de sucesso. Agora, a qualidade e a interação deste público são fatores ainda mais importantes.
Quer saber como não perder presença digital com essa mudança? Então fique atento a essas dicas:
1. Gere conteúdo compartilhável pelo seu público
Como anunciado pelo Facebook, as atualizações de perfis terão preferência no feed de notícias dos usuários. Por isso, é fundamental que as pessoas não somente vejam os seus posts, mas que elas falem sobre isso. Instigue seu público com perguntas e tópicos dignos de debates, pois essas interações terão mais visibilidade. Produzir conteúdo que gere valor pessoal também é importante, pois leva o usuário a compartilhar as suas atualizações.
2. Faça com que seu público crie vínculo com a sua página
Desde que começou a limitar o alcance das páginas, o Facebook disponibiliza uma ferramenta para que as pessoas não percam atualizações das suas favoritas. Se você tiver um público fidelizado, lembre-o de ativar a opção “Ver primeiro”, disponível no menu do botão “Curtir” da sua página. Assim, o seu conteúdo sempre chegará a essas pessoas.
Apostar todas as fichas no Facebook nunca foi suficiente. Ele até pode ser o lugar onde todo mundo está, mas não necessariamente onde este público interage da forma correta.
3. Invista em Facebook Ads
Se a sua empresa ainda não se rendeu aos Facebook Ads, talvez esteja na hora de rever esta estratégia. Com uma definição certeira de público-alvo, a página não vai apenas ser divulgada entre mais pessoas, mas entre as pessoas certas. A dica é ir testando valores e público até encontrar a fórmula que dê o melhor resultado. Até agora, o novo algoritmo tem apresentado impacto bem menor nos posts que têm algum tipo de impulsionamento.
4. A Internet não se resume ao Facebook
Apostar todas as fichas no Facebook nunca foi suficiente. Ele até pode ser o lugar onde todo mundo está, mas não necessariamente onde este público interage da forma correta. Muitas vezes, um conteúdo postado no LinkedIn ou Instagram pode gerar até mais resultado do que um post patrocinado no Facebook.
5. Conte com profissionais especializados
Eles podem até se chatear com as frequentes mudanças de algoritmos do Facebook, mas os profissionais que trabalham com redes sociais sempre sabem qual é a melhor forma de aproveitar o que a Internet tem a oferecer. Contrate empresas que entendam do assunto e esteja sempre pronto para reagir diante de diferentes cenários.
Quer estar preparado para as mudanças da comunicação digital? Então fale com a Ferver.