Quando o assunto é preparar a sua empresa para o futuro, tão importante quanto planejar e agir é saber reagir às mudanças que ocorrem pelo caminho. A pandemia do novo coronavírus veio para lembrar todos nós de que não estamos no controle de tudo e que, por mais que haja um sério planejamento, às vezes será preciso repensar e realinhar objetivos para se adaptar ao presente e se preparar para o futuro.

No mundo dos negócios isso está sendo bem observado, com empresas lidando de formas bem diferentes com as adversidades. Teve quem precisou mudar a proposta do negócio, a forma de atender, a forma de pagamento e também teve quem não conseguiu reagir e enfrentará muito mais dificuldade para uma retomada.

A verdade que ninguém quer ouvir é que a adversidade é o que nos ajuda a crescer. Nos últimos meses, por causa da pandemia, muitos avanços foram acelerados em anos, senão décadas. O trabalho remoto foi obrigado a evoluir, compras on-line apresentaram crescimento, empresas de todos os portes foram forçadas a se digitalizar, o ensino à distância foi a única solução, sem contar o uso e o acompanhamento de dados e indicadores, que passou a ser levado muito mais a sério. O conceito de “ou muda, ou morre” nunca ficou tão latente e urgente como neste ano.

3 Passos essenciais para preparar a sua empresa para o futuro com transformação digital

Em um artigo publicado pelo site Think with Google, o presidente da divisão das Américas da empresa, Alla Thygessen, oferece três dicas de como aproveitar a transformação digital em favor do seu negócio, preparando-o para o futuro. Elas são:

1.Permita que dados informem a sua nova estratégia de produto

Depois de se darem conta de que quase todos os voos domésticos e internacionais seriam cancelados por meses, as companhias aéreas foram obrigadas a cortar custos e a procurar outras formas de crescimento. A equipe de uma grande companhia aérea nos Estados Unidos aproveitou os dados do Google Flight para identificar as rotas com maior e menor demanda. Estas informações foram utilizadas, juntamente com dados da própria companhia, para priorizar a reabertura de alguns destinos em relação a outros. Hoje, a empresa conta com uma nova estratégia de produto.

2.Reduza as incertezas na sua estratégia de canais

Quando a pandemia atingiu em cheio a indústria do entretenimento, as estratégias tradicionais de distribuição não poderiam mais ser aplicadas. Os estúdios de cinema tiveram que tomar uma decisão: distribuir filmes diretamente nos serviços de streaming, nas salas de cinema que ainda estavam abertas ou nos dois?

O Google ajudou um destes grandes estúdios a analisar o interesse de busca por determinado filme com base até no CEP dos usuários para determinar se haveria procura no cinema daquela localidade. Estratégias semelhantes podem ser aplicadas a diferentes modalidades de comércio ou de serviços.

3.Satisfaça a dinâmica demanda do público

Quando milhões de consumidores tiveram que ficar em casa, as transações comerciais do off-line para o on-line foram aceleradas. Várias empresas se viram obrigadas a expandir suas parcerias comerciais e digitais para garantir presença e oferta on-line. Quem não investiu no digital arcou com muito mais prejuízos do comércio fechado do que quem se adaptou.

Todas estas dicas e exemplos confirmam a importância de reagir rápido às demandas do público. É preciso compreender que algo mudou, entender o que mudou e saber como se portar diante do novo cenário. Ficar em negação ou somente esperar a onda passar pode custar não apenas o futuro, mas o próprio presente do seu negócio.

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