Uma das datas mais movimentadas do comércio está chegando e você pode sim se organizar para vender mais na Black Friday. A promoção que surgiu para impulsionar as vendas nos Estados Unidos após o feriado de Ação de Graças está ganhando cada vez mais território no Brasil.
E não é só o comércio eletrônico que pode aproveitar a data para dar aquela impulsionada das vendas e abrir o caminho para o Natal, estabelecimentos de todos os tipos e portes podem aproveitar a ocasião para atrair mais clientes em busca de ofertas vantajosas. Para se ter uma ideia, na Black Friday de 2020 as vendas somaram R$ 5,1 bilhões no Brasil, 31% a mais do que no ano anterior segundo a pesquisa Neotrust/Compre&Confie. O ticket médio deste ano ficou em R$ 668,70.
Para não perder a oportunidade e chamar a atenção dos clientes diante da concorrência, fique atento às dicas a seguir:
1. Planejamento é tudo
Para qualquer ação de Marketing tudo começa com planejamento. Com a Black Friday não é diferente. Existem empresas que passam praticamente todo o ano elaborando as estratégias para aproveitar bem este momento. Dependendo do caso, não precisa ser tão cedo, o que não pode é criar promoções no susto, pois isso pode acabar sendo pior.
Pense em questões como estoque, atendimento e em uma margem de lucro saudável, que seja vantajosa para a empresa e atraente para o consumidor. Muitos clientes já começam em outubro a pesquisar preços pensando na Black Friday, esteja preparado para eles.
2. Crie expectativa
Como os clientes já estão em busca de ofertas semanas antes da Black Friday, aproveite isso a seu favor. Algumas empresas optam por ofertas relâmpago e outras alimentam a antecipação para a Black Friday em si. Seja qual caminho a sua empresa optar, aproveite este momento para criar expectativa e estar pronto quando o grande dia chegar.
Aproveite estas semanas para alimentar suas redes sociais e outros canais de comunicação com o cliente. Garanta que ele saiba da sua ação de Black Friday e se interesse por ela.
3. Mapeie possíveis falhas e antecipe-se a elas
Esta dica é válida principalmente para quem trabalha com vendas on-line, mas também serve para quem tem loja física. Veja se tudo está funcionando direitinho no e-commerce, como páginas carregando, processos de compra que finalizam, preços corretos, cupons que aplicam e gateways de pagamento em dia, por exemplo. Também dê aquela conferida na logística para estimar prazos de entrega reais – uma das grandes reclamações de consumidores na Black Friday ainda é a demora nas entregas.
Na loja física o checklist pode ser outro, mas também precisa ser feito. Verifique o estoque, os preços, embalagens nas quais os produtos possam ser levados e treine muito bem a equipe de atendimento, pois este tende a ser um dia mais movimentado.
4. Tenha preços atraentes e que fiquem claros para o cliente
Outra grande reclamação das ofertas de Black Friday diz respeito aos valores praticados, seja por descontos não muito atraentes ou por aquela técnica de simular um valor mais alto para um produto que no fim das contas está sendo anunciado pelo seu valor habitual. O consumidor está cada vez mais atento a estas práticas e não gosta de ser enganado.
Também cuide da comunicação dos valores, para que sejam compatíveis com o fechamento da compra. Ninguém gosta de ser surpreendido desta forma na hora de pagar.
5. Atenção à segurança nos pagamentos
A Black Friday é um ótimo momento para turbinar as vendas, mas infelizmente a data ainda é aproveitada por golpistas para comprar produtos com cartões falsos ou clonados. Para evitar prejuízo, dê atenção especial à segurança das formas de pagamento. Afinal, além de vender, é importante aproveitar a data para faturar.
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